domingo, 3 de novembro de 2013

Terapia de Choque!!!

Bom dia pessoal!

Hoje vim aqui para falar sobre o tratamento psicológico que tanto recomendo a todos que passam por momentos tão difíceis como nós. Eu comecei a fazer terapia em agosto de 2010 depois que começaram os efeitos colaterais do corticoide. Na época eu não me reconhecia nem no espelho, tive um problema de identidade mesmo e nem conseguia vestir as minhas roupas, ou seja, não conseguia me "caracterizar" de mim mesma. 

O que eu aprendi é que de fato não somos mais os mesmos depois que passamos por tudo isso. O jeito é aprender a se aceitar e a partir daí se renovar. A parte mais difícil do tratamento psicológico foi a DESCONSTRUÇÃO do que eu era, da minha imagem, da minha vida anterior e a CONSTRUÇÃO do novo, do que me tornei e do que queria ser. Rola uma confusão mental, não vou mentir não.... 

Enfim, durante o tratamento, que faço até hoje, tive cerca de 5 psicólogas diferentes. É sobre a sexta que eu quero falar hoje, a que durou apenas duas sessões. Algumas pessoas dizem que quem não se "adapta" à linha do psicólogo é o paciente, mas eu discordo. Eu acredito que se o paciente der uma chance ao bom profissional, tudo pode dar certo, por isso já passei por terapia com psicólogos que seguiam diversas linhas teóricas (se é que eu posso chamar assim): comportamentalista, freudiana, analítica e psicodrama (talvez até mais e eu não sei).

Para os que nunca fizeram terapia vou dizer aqui como reconhecer um bom profissional de acordo com as minhas experiências. Primeiro, ele tem que fazer uma anamnese e depois o contrato psicológico (não sei se esse contrato vale para todas as linhas teóricas), nesse momento o paciente fica ciente que se caso o psicólogo perceba que ele pode ser um risco a ele mesmo, os familiares serão notificados, mas tudo que se fala dentro do consultório é sigiloso. (lembrete: estou falando da minha experiência, hein galera, pode ser que nem todos façam isso, mas posso dizer que os melhores que tive fizeram tudo isso).

O que me leva a falar sobre a 6a psicóloga que tive. Eu sou uma pessoa muito na minha, não sou de demonstrar muito carinho e fui pega de surpresa quando a psicóloga logo queria um abraço. Eu pensei comigo mesma "por que não, né?", então tá, lá fui eu. A primeira consulta até que foi tranquila porque eu falei muito e acabou que ela não falou praticamente nada. Ao final, rolou o lance do abraço de novo. 

A segunda consulta foi desastrosa. Novamente começamos com o abraço, ao qual eu dei o nome de "abraço de acolhimento". Depois que eu sentei e começamos a conversar, o mundo veio abaixo... Quase que literalmente, hahaha! Quase brigamos feio, mas eu não sei ao certo se ela percebeu o quanto estava me deixando mal. Vou explicar. Tudo que eu falava, TUDO, ela tinha uma OPINIÃO contrária. E ela não falava com jeitinho não... Era do tipo "não estou te entendendo" e eu "então eu não sei se vou conseguir te explicar" e por aí vai... Senti que eu tinha que lutar pelas minhas convicções, que eu tinha que demonstrar porque eu achava isso ou aquilo... 

A consulta foi uma luta e ao final eu ouvi coisas do tipo "você sempre fala muito assim?" e eu tive que explicar que quando comecei o tratamento eram 3 sessões por semana, depois foram para 2 e depois para 1 e que eu tinha que maximar o tempo que eu tinha. Depois ela perguntou assim "você sempre foi bem articulada assim?" E eu "por quê? vc me achou bem articulada?" e eu pensando comigo... explicar sem agredir faz com que pensemos muito no que vamos dizer, não é mesmo?? E daí ela respondeu "você tem bons argumentos". Porra!!!!!!!!!!! (desculpem) mas eu tenho que ARGUMENTAR com a psicóloga???? Ah nem.... chega cansei... E por fim, ela me disse assim, "quero te ver mais vezes por semana" e eu realmente não tinha mais tempo disponível para isso... mas assim.. o pior foi que saí de lá pensando que tinha alguma coisa de errado comigo. E ao final, ainda exigiu a merda do abraço de novo!! A única coisa "acolhedora" que aquela mulher tinha, se é que tinha pq nem sincero era.

Eu passei a semana inteira muito mal... coisas que já havia resolvido com a outra psicóloga, a nº 5, vieram à tona como se eu nem tivesse tratado antes... (ps: é claro que não contei tudo que falei com ela pra vcs, né?) Eu comecei a entrar num desespero, parecia que tudo era ruim, que a minha vida era uma m.... ! 

Daí eu comecei a pensar, peraí... como é que eu posso deixar uma pessoa me acabar apenas com palavras? Como é que eu posso deixar alguém entrar na minha cabeça dessa forma a ponto de me deixar mal?? Percebam que a nossa fragilidade emocional é um prato cheio para qualquer pessoa!! Podia ser a psicóloga do mal ou podia ser um conhecido, um "amigo", um colega de trabalho ou até mesmo alguém da nossa família. 

Descobri então que tenho que ser mais forte emocionalmente, ter as minhas demandas psicológicas resolvidas, não quer dizer que eu esteja forte. Sabe o que quer dizer que somos forte? O amor próprio, um certo narcisismo bom e a auto-estima lá em cima!!! São coisas que só nós podemos fazer por nós mesmos e para o nosso bem!

Se alguém te chama de gorda, vai te afetar somente se vc estiver mal... Se vc estiver bem saberá lidar com isso de uma forma totalmente diferente!! Saberá que está assim devido a uma medicação e que é inevitável ou sei lá qual o motivo e se estiver insatisfeita, fará tudo para mudar isso.. Fato é que toda a solução vem de dentro da gente. Então a gente vai e culpa o mundo, mas não é bem assim... 

Agora eu encontrei o psicólogo nº 7. Já sei que esse número é abençoado, hehehe, então acredito que ele é o cara! É um homem diga-se de passagem. Acho que ele me ajudará bastante! 

Mas era isso que eu queria dizer, como sempre, escrevendo muito porque eu falo muito e daí é muita coisa mesmo. Tomem muito cuidado ao escolher um psicólogo, um terapeuta e não se deixem abalar por palavras, pessoas... não façam como eu, não se agridam, não se deixem destruir pelo mundo. Só você sabe quem você é e ninguém tem o direito de falar sobre o que não sabe, mas eles SEMPRE vão falar. Então esteja preparada(o) para se proteger e não se abalar.

Muita saúde a todos!!!!

Beijos!