segunda-feira, 1 de abril de 2013

Os 5 estágios

Hoje falaremos sério. Resolvi escrever sobre os 5 estágios da morte ou, como também é conhecido, os 5 estágios do luto. Nós sempre nos esquecemos, mas a verdade é que somos animais. Se isso não fosse verdade, uma das grandes ciências consagradas no período moderno, não teria valia alguma: a Psicologia.

Se somos todos diferentes em personalidade, caráter e etc, como podemos ter as mesmas reações em situações de morte/luto? O que eu reparei é que uma doença vem para nós como a futura morte anunciada, o luto começa a partir do diagnóstico e é por isso que eu resolvi escrever sobre isso.

Tratamos muito sobre os nossos próprios sentimentos, mas nunca falei sobre os sentimentos alheios, daqueles que nos cercam e nos amam e que sofrem conosco nessa batalha. Pois bem, hoje falaremos de tudo isso!

Você recebe o diagnóstico e:

1º Estágio - NEGAÇÃO: Não que você tenha que aceitar logo de cara, afinal, nenhuma doença é esperada. É difícil enfrentar a nova realidade e neste momento, não só você como várias pessoas ao seu redor falam para você procurar vários médicos para confirmar se é isso mesmo. Não que isso seja ruim, não é, o problema é quando essa busca não acaba... 

2º Estágio - RAIVA/FÚRIA: O diagnóstico não muda. Você percebe que terá que conviver com isso. Começa a ficar com raiva de si mesmo, com raiva da doença, com raiva do médico, com raiva da vida, com  raiva de qualquer pessoa que fale alguma besteira sobre o que você está passando... Confesso que no meu caso, quando estava vendo Tv na Uti, ficava com raiva das pessoas saudáveis da Tv e me perguntava por que todo mundo estava saudável, menos eu... o que eu tinha feito para merecer isso.. 

3º Estágio - NEGOCIAÇÃO/BARGANHA: Você começa o acordo com Deus. A partir de agora tudo será diferente. Você fará tudo que nunca fez e sempre quis fazer, sua vida será uma vida nova, você só precisa ficar saudável novamente. 

4º Estágio - DEPRESSÃO: Tudo começa a ficar muito "pesado". Você começa a sofrer com os efeitos colaterais das medicações, começa a achar que teria sido melhor se tivesse morrido ao invés de ter que passar por tantas provações... Acha que sua vida nunca mais será a mesma, que ninguém te compreende, que está sozinha, não sabe qual o sentido da vida e por aí vai.

5º Estágio - ACEITAÇÃO: Este último seria a aceitação da morte. No nosso caso, entretanto, será a aceitação da doença. Ela chegou para ficar, vai te importunar pro resto da vida, massssssssssss, você se lembra de uma coisa "Quem manda nessa porra aqui sou eu". Finalmente você percebe que é mais forte do que acreditava ser, que não vai deixar de viver o que tiver que viver, ou seja, desistir por conta de doença nenhuma! A estética não importa mais. Nesse momento, você já sabe quem é seu amigo e quem não é. Você consegue então criar um ambiente saudável para a sua recuperação e tratamento.

Moral da história:

Morte por morte, todos nós estamos suscetíveis a ela!!!! Qualquer um de nós pode morrer hoje, amanhã, depois de amanhã e PASMEM, podemos morrer de QUALQUER outra coisa que não seja a doença... 

Perguntas: Adianta desistir do tratamento? Adianta dar uma de revoltada (opa... culpada aqui) e decidir não tomar as medicações?? Adianta achar que sabe mais que o médico? Adianta ficar trancada em casa? Enfim, adianta fazer alguma coisa?????????????????????? NÃOOOOOOOOOOOO!

Adianta se você decidir SUPERAR as dificuldades, vencer as batalhas e as guerras e KEEP WALKING. 

****************************
Outra coisa, não podemos nos esquecer que as pessoas que nos acompanham e nos amam sofrem conosco. Nunca se esqueçam dos seus "acompanhantes", pois eu tenho certeza que eles dariam tudo para estar no nosso lugar! Amor incondicional é isso! Eles também podem adoecer ao nos ver fragilizados, sendo assim, saiba valorizar os que te amam e não perca as esperanças. A vida é uma caixinha de surpresas e a medicina avança a cada ano! E não se esqueçam, ela é única, você só tem essa chance... vai deixar a doença te vencer??? Pense nisso!!