segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Como diminuir os efeitos colaterais do corticóide (prednisona).

Olá todo mundo! 

Resolvi fazer um post com orientações de como diminuir os efeitos colaterais do corticóide. Procurei no google e nunca achei nada específico que pudesse me ajudar, então vou falar sobre as minhas experiências. 


  • Drenagem Linfática (inchaço corporal) - essa massagem faz milagres, sério mesmo. Procure uma boa clínica e comece já a fazer as massagens. Caso você ache muito caro, existem várias "promoções" do GroupOn, ClickOn, Peixe Urbano e afins. 
  • Meia Calça - no momento estou usando a meia Kendall de leve compressão. Ela é ótima caso você tenha que trabalhar, pois impedem o inchaço das pernas (as pernas só incham depois que a tiro). 
  • Fuja do sol - o sol é um grande vilão para quem toma altas doses de corticóide, sua pele pode ficar manchada. Então, se você gosta de pegar um solzinho e ficar bronzeada, vai ter que esperar até parar de tomar a medicação ouuuuuuuu, pode usar um daqueles cremes bronzeadores. 
  • Procure um Dermatologista - com o tempo, fatalmente, espinhas irão aparecer. Não importa, se como eu, você nunca tinha tido espinhas, elas virão e virão aos montes. Por isso, se prepare, vá ao dermatologista e explique a sua situação. No meu caso, uso ácidos manipulados.
  • Taquicardia - por vezes quem toma altas doses de corticóide sofre com o aceleramento de batidas do coração. Neste caso, converse com seu médico, pois ele pode te passar uma medicação, mas não fique com medo. Assim que diminuir a dose do corticóide, o coração também volta ao normal. 
Abaixo seguem as orientações da minha nutricionista, relacionando alimentos proibidos para quem usa corticóide:

  • Controlar a ingestão de alimentos ricos em sódio, tais como embutidos (mortadela, salsicha, lingüiça, salame, presunto, patê), caldos concentrados de carne, sopas industrializadas, pepino em conserva, azeitona, margarina com sal e manteiga, pães comerciais, produtos de confeitaria com fermento químico, biscoitos e massas comerciais e demais condimentos e molhos industrializados;
  • Utilizar ervas aromáticas e especiarias no lugar do sal, tais como orégano, sálvia, louro, manjericão, salsa, cebolinha, manjerona, alho, cebola, limão, cravo, canela, alecrim, coentro e gengibre;
  • Abolir ou diminuir fumo e álcool, bebidas carbonatadas (refrigerantes no geral);
  • Dar preferência às carnes magras e retirar a gordura visível e a pele das aves e peixes.
Bom, é isso. Espero ter ajudado. Eu mesma preciso voltar a seguir tudo isso que está escrito acima... e ainda estou pensando seriamente em voltar a fazer um esporte. Eu sei que quando estamos inchados não conseguimos nem andar muito ou ficar muito tempo em pé... fora o peso que torna qualquer atividade física quase insuportável. 

Mas existem atividades como a natação, que são de baixo impacto e não vão afetar muito as articulações, além disso, você não sai pingando de suor da piscina, né? hehehe! Também recomendo andar de bicicleta, acho que dá para manter um ritmo tranquilo, parar quando estiver cansada(o) e o bom é que você não coloca muito o seu peso nos joelhos.

234 comentários:

  1. parabéns pela iniciativa..
    otimo texto..
    ajuda muito,pois medicos nao disem os efeitos q realmente traz esse remedio!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada! Fico muito feliz em poder ajudar outras pessoas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.. vc conseguiu emagreçer??? eu engordei 12k será que vou conseguir perder tudo??? Obrigada pelas dicar..... Feliz Ano Novo!!!

      Excluir
    2. Eu tbm engordei bastante tomando cortocoide, mas tenho recuperado meu peso caminhando 2 vezes por semana 8km cada dia, no começo foi dificil bem cansativo , mas hoje consigo fazer mais que isto...Sugiro que comece com 3knm depois vá aumentando gradativamente. Tbm é importante que esta caminhada seja em rítimo acelerado e sem para para conversar com amigos. Comigo deu certo estou muito com o resultado. :)

      Excluir
    3. Oi Adalia, eu consegui da primeira vez emagrecer 8kg de cara! Mas eu fiz tratamento com uma nutricionista, viu? Cortei leite e derivados, ia a academia e tudo mais. Agora eu já emagreci 6kg, mas só agora voltei a cuidar da alimentação e a fazer academia! Certeza que vc vai se recuperar! Mas tem que ralar um pouco, viu? hehehe!

      Excluir
  3. Obrigada pelas informações era o que eu estava procurando...

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o seu post. Eu uso esse medicamento e já estou fazendo a retirada dele, infelizmente ou felizmente é um remédio poderoso em todos os sentidos.

    ResponderExcluir
  5. Pois é Mel, eu costumo dizer que é o mal que faz bem, né? Mas se considerar que é apenas uma fase e que vai passar, as coisas melhoram! O jeito é focar sempre em se cuidar, mesmo quando não temos mais vontade de fazer isso! Qto melhor nos cuidarmos no período em que estivermos tomando a medicação, melhor a recuperação! Boa sorte para você! :)

    ResponderExcluir
  6. Boa Noite Sally...
    Obrigada pelas explicações e dicas também, porque estou fazendo uso desse medicamento fazem 20 dias e já estou sofrendo com os indesejáveis efeitos colaterais ( espinhas). nunca tive espinha e minha pele não ERA oleosa , agora tudo mudou minha pele está muito oleosa e com acne, fiquei muito assustada!
    Mas fico feliz em sabe que isso é "normal" e que depois do tratamento vai passar e que tudo vai da certo.

    Obrigada e beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oiê! Fica tranquila, passa sim! É f... é chato... é difícil... mas passa! Se vc não puder procurar um dermatologista, compra aqueles produtos de limpeza de pele, sabe? Tem da avon baratinho! Eu comprei máscara de pepino tb... todo dia tem que cuidar da pele, viu? Não mexa nas espinhas porque senão elas vão deixar seu rosto manchado!!! Um beijo e boa sorte, vai dar tudo certo sim!

    ResponderExcluir
  8. Oie de novo hehehe !!
    Verdade, está sendo muito difícil pra mim, principalmente pq tenho 19 anos e estou com alopécia aereta ( sem cabelo) e agora com espinhas tbm, o F... que está "brotando" no rosto, nas costas e muito abaixo do pescoço, terça agora eu vou na minha dermatologista e ver o que ela pode fazer, pq eu inventei de colocar ACNASE só piorou, queimou hahahaha é até engraçado ( rir pra não chorar)!!!!
    Vou esperar até terça e ver como essa novela vai acabar!!!!
    Obrigadaaa mesmooo!!! E espero que sim :D

    ResponderExcluir
  9. E aí, como a novela acabou?? Espero que tenha dado tudo certo!!! Dps me conta! Beijão!

    ps: tb tive queda de cabelo, viu??? Isso tb passa!

    ResponderExcluir
  10. Muitoo bom. Ah, optei pela drenagem linfática e realmente é uma "santa massagem", tem sido boa e com certeza eficaz. Tomo prednisona há 6 meses, to fazendo a retirada, mas agora estou com os efeitos colaterais de retirada. É tanta coisa, que a gente fica tonta rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi MRios! Vai dar tudo certo, no começo é complicado mesmo... mas qdo o remédio começa a sair do nosso sistema é só felicidade, né? hehehe!

      Excluir
  11. Essa prednisona.... me faz sentir a pior pessoa do mundo... Estou tomando desde maio... a retirada será em outubro, mas os efeitos são incontáveis: ganhei 8 kilos (inchaço e vontade de comer mesmo), queda de cabelo, crescimento de pêlos no rosto, vermelhidão no rosto, calor insuportável, etc..... Mas vamos dar a volta por cima, e se Deus quiser, nunca mais precisar dela.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, não fica assim não, você não é a pior pessoa do mundo! Você está dando um tempo em tudo para poder cuidar da sua saúde e querendo ou não, este remédio está te ajudando! Pense que você é uma borboleta, está no casulo agora, mas já já vai voar! Estou a disposição se quiser conversar, viu? Vai dar tudo certo!

      Excluir
    2. Estou em tratamento de Bronquiolite (BOOP) desde maio /2012, pesava 68 k, agora estou com 88 k, sem cintura, estômago alto, muita dor nas pernas, nas costas, rosto inchado, etc, etc. O pior de tudo é a fome!! Estou parecendo um oito deitado (bunda e barriga), já imaginou?!!! Estou usando manequim 46/48, talvez daqui há 60 dias comece o desmame. Tomara, porque já estava desmamando e a doença voltou. Aí, começou tudo novamente, 40 mg de predsin,

      Excluir
    3. Olá! Eu tb cheguei aos 88kg, pesava 65kg, tb tive todos os efeitos colaterais que vc está tendo... Tb usei esse manequim, se bem que acho que cheguei nos 50/52, por aí... Acho que vc tem que parar e avaliar tudo neste momento. Avalie a sua alimentação, avalie o seu esforço para ficar boa, avalie se está dando tudo de si para melhorar. Esse é o momento em que vc precisa se cuidar, aliás, esse é o principal momento! Sentiu fome? Coma fruta! Mais fome? Coma uma salada! Coma tudo que te faz bem, não pode deixar a fome te dominar e sair comendo besteiras. Veja se consegue fazer uma caminhada tb! Não se isole! Busque contato com a natureza e busque um equilíbrio emocional para conseguir ter forças para seguir em frente com o foco na saúde futura! Beijo!

      Excluir
    4. \Ola gente eu tb tomo desde abril, não vejo a hora de me livrar disso, me sinto muito incomodada, doi tudo , da câimbra por todo lado.

      Excluir
  12. Pessoal o Blog agora também está no Facebook! Curtam lá a página!!!

    https://www.facebook.com/QueridoDiarioBlog

    ResponderExcluir
  13. Gostaria de agradecer, comecei a tomar este medicamento e meu rosto ficou cheio de espinhas. Seu artigo me ajudou muito, pois não sabia que espinha era um efeito colateral deste medicamento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! Fico muito feliz em saber que te ajudei! Eu nunca tinha tido espinhas na vida, então eu tive a certeza que as espinhas eram efeito colateral da medicação. Depois que eu parei de tomar o remédio ainda aparecem algumas, só para me irritar... mas eu recomendo um tratamento com um dermatologista ou o uso de produtos de limpeza facial, combinado com máscaras para o rosto, viu? Te desejo muita sorte e espero que já estejas bem!

      Excluir
  14. Estou fazendo um tratamento com corticóide há 1 ano e meio. No momento a dose está em 10mg, pois foi baixando aos poucos, mas estou mais inchada do que nunca. Não suporto mais os efeitos dos corticóides. Muitas destas suas dicas eu já faço, mudei muito minha dieta pra melhorar... Ganhei 9 kg até agora... Você tem alguma doença crônica ou auto-imune? Vou curtir agora sua página no facebook.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tomo corticoide, 5 mg diário, tenho artrite reumatoide, mais tomo óleo de linhaça , 2 g por dia, para não ficar inchada
      até agora esta dando certo, o óleo de linhaça para mim é muito importante.


      boa sorte

      Excluir
  15. Irei começar a tomar prednisona esse mês, voçê está de parabéns seu blog me ajudou bastante pois já estou assutada com os efeitos colaterais. Quantos kilos voçe ganhou??? Muito grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha... eu ganhei uns 20kg... mas meu tratamento com corticoide foi bastante demorado e as doses muito altas... e confesso a vc que eu não me cuidei... comi mesmo.... mas já emagreci uns 10kg... falta o resto agora... hehehe...

      Excluir
  16. pois é, não sabia que não poderia pegar sol, fazendo o uso quase 3 semas fui ao um show que fiquei exposta ao sol durante 10h minhas pernas estão manchadas o que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa, eu realmente não sei... Poderia até te falar para comprar aqueles cremes clareadores que vendem na farmácia... mas eu acho que de repente, seria interessante você procurar uma dermatologista.

      Excluir
  17. Obrigada, obrigada, obrigada !! Mil vezes obrigada querida .. .. este tema não se encontra esclarecimentos .. .. e isto aqui foi fantástico .. .. estava cheia de dúvidas porque em 15 dias engordei 5 quilos, estou sem chão .. .. agora é mão à obra para a reconstrução do meu corpo .. .. Um grande bjo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clarinda!!!! Olha, esses 5kgs muitas vezes é só inchaço, ou seja, retenção de líquidos! Mas é bom controlar bem a alimentação, porque existe a possibilidade de engordar mesmo, uma vez que essa medicação dá uma fome de leão! Tente também praticar ao menos caminhada, viu? Estou torcendo por sua melhora! Beijos!

      Excluir
  18. Respostas
    1. Obrigada!!! Fico muito feliz em poder ajudar outras pessoas!!! :D !!!!

      Excluir
  19. Pessoal, é ruim! tomo cortisona desde meus 5 anos de idade devido a dermatite atópica e fortes crises de asma e sinceramente quantas e quantas vezes deixei de sair pq estava com o rosto inchado, a barriga de grávida...sentia vergonha, uma coisa que aprendi e ajuda muito a voltar ao normal de forma mais rápida é chá de carqueja, é ruim! mas fantástico! bjs a todos e boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela dica!!! Muitas pessoas falaram para tomar também Chá verde! Eu nunca tentei... hehehehe!! Beijo!

      Excluir
  20. Oi sally, vc é uma pessoa fantástica, pois estou tomando essa medicação (e com espinha, rosto de lua, gordura abdominal, etc) e apesar de tomar vários cuidados estava em dúvida quanto a eficácia da drenagem linfática,mas vc me fez tomar um novo ânimo. Olha não desanime não, pois nosso amoroso Criador promete por meio de sua palavra que em breve Ninguém vai dizer que está doente (Is. 33:24). Se quizer saber mais entre no site; jw.org

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nádia!! Obrigada pelas palavras!! Fico muito feliz! A drenagem me ajudou muito porque eu sentia muitas dores! Eu fazia 3x na semana, viu? Era meio caro, mas no meu caso ajudava bastante! A massagista ainda fazia uma leve drenagem no meu rosto tb! Adorei o site que você mandou, achei interessante! Tenho muita fé! Espero que você melhore o mais rápido possível!! Beijão!!

      Excluir
  21. Oiii querida Sally, nem sabe, vc tirou todas as minhas dúvidas, obrigada mesmo!!! Pois já faço uso desse medicamento por um mes e ainda tenho que prosseguir tomando por mais 15 dias e me deu aceleramento cardíaco, muuuuita espinha e inchei um pouco o rosto, mas agora to tranquila porque sei que tudo isso é normal e vai passar!! uuuffa! q bom... Bjão p vc!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, vai passar!!!!! :D ! O mais importante agora é vc ficar saudável novamente!!! Te desejo muita saúde! Beijão!

      Excluir
  22. Estamos passando por essa etapa da vida...... já fiz seis pulsoterapia,tenho síndrome nefrótica,uso corticoide desde 19/08/2012, uma quantidade de 80mg diária,as vezes diminui para 60 mg e volta para 80 mg...é difícil,me sentindo ruim,quero que o mundo acabe em barranco para ficar encostado...tenho uma vontade enorme de ficar quieto..alguém já se curou dessa doença?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dirceu, a pulsoterapia nos deixa com vontade de ficar quieto. Nós tomamos uma dose cavalar e ficamos ativos e depois acontece o efeito rebote, nem vontade de se mexer dá... Parece que não há forças suficientes no corpo... sei lá... Não conheço a síndrome nefrótica e nem quem tenha tido ela para poder lhe falar mais... Mas eu sempre falo aqui pra todo mundo que usa essa medicação que há a necessidade de acompanhamento psicológico. A mudança na nossa vida é enorme, só o próprio pcte sabe da dureza que é se ver debilitado e dependente... A força maior deve vir de dentro de nós, nós não podemos nos entregar a doença. O desânimo é normal, mas desistir, nunca!! É ter fé, ter esperança, é ter bons pensamentos sempre! Te desejo melhoras! Se apoie em sua família e em Deus!Força!

      Excluir
    2. Olá Dirceu!

      Eu tive sindroma nefrótico em 2009.

      As minhas pernas começaram a inchar muito e eu sentia.me muito cansada. Fiz análises e descobriram a perda de proteínas. Tinha o colestrol a quase 500 (por causa da perda de proteínas) e estive internada durante uma semana. Nessa semana, perdi uns 7 quilos (edemas desapareceram). Não descobriram a causa.

      Na altura tomei Deflazacort, que é uma alternativa à Prednisona, durante praticamente meio ano, 80 mg, depois 60 durante umas semanas e depois a desabituação.

      Fiquei com a cara enorme e apareceram-me estrias. Nao engordei porque tive muito cuidado com a alimentaçao, Mas tinha um apetite enorme)!

      Durante estes anos estive sempre bem, fui sendo acompanhada pela médica, e ela estava muito optimista, e ia dar-me alta definitiva, estávamos felizes!

      Mas agora (tenho 17 anos) apanhei uma gripe que durou muito tempo, e isso fez com que tivesse uma recidiva do sindrome nefrotico. Estou a perder proteinas outra vez.

      Ainda não sei o que vou fazer. Eu ando a insistir com o médico para fazer uma biópsia renal para tentar descobrir a causa definitiva, mas o médico acha desnecessário, porque eu reagi muito bem à medicação da outra vez. Não sei como vai ser.

      Mas, de qualquer forma, vou tomar a medicação outra vez. Estou destroçada, obviamente. Acho que vou tomar doses mais pequenas, acho que o máximo será 40 mg. E penso que será durante 4/5 meses. Desta vez vou preparar-me bem, vou consultar um dermatologista e nutricionista.

      Espero que a minha cara não inche tanto. Na altura tinha uma cara mais redonda porque ainda tinha corpo de criança, mas agora tenho a cara mais magra e afunilada, por isso tenho esperança!

      E tu? Sabes qual é a causa do teu sindrome nefrótico? Já tiveste recidivas? Que medicação tomaste?

      AS melhoras e felicidades!

      Excluir
    3. Mas eu tomei a medicação em comprimidos!

      Excluir
    4. Afinal tomei lepicortinolo ahah :D

      Excluir
    5. Alexandra,

      me mande um e-mail

      valdemar_sens@hotmail.com

      Pelo que parece tenho a mesma coisa que você, hehe.

      Abraço.

      Excluir
  23. Sally, bom dia!

    Em agosto tive uma alergia medicamentosa e fiquei internada tomando ataque de corticoides por 7 dias (1000mg diários), depois da internação comecei a tomar 60 mg (prednisona) e quando tentava o desmame, as manhas apareciam novamente e eu voltava a tomar tosses altas. Ganhei 8 kg durante esse processo (boa parte só inchaço), mas com a ajuda de pessoas como vc e do meu dermato, já perdi 5 kg, aboli o refrigerante da minha vida, como muitas frutas, retirei o sal, tomo o CHÁ VERDE (santo remédio) e exercícios físicos me ajudam muito. Mas tive muitos efeitos colaterais (terríveis)... rosto de lua, espinhas no rosto, nas costas, nas pernas (é espinhas nas pernas). Hoje estou no desmame, tomo 2,5mg dia sim dia não e dia 07 paro de tomar de vez. Obrigada pelo post, certeza que declarações como as nossa e de todos os colegas, iremos ajudar muitas pessoas.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço o seu depoimento Lanne!!! Acho que você já deve ter parado de tomar o remédio, então agora é só deixar o tempo agir! Fico feliz que tenha conseguido manter essa atitude saudável! Eu não gosto de chá verde, mas pelo visto, vou ter que começar a gostar... hehehehe! Vou tentar! Obrigada de novo! Beijo!

      Excluir
  24. Faço uso de corticoide a 8 anos e agora estou com doses altas, chegou a 80mg agora estou con 60mg, tenho todos os efeitos colaterais... Tem dias q desanimo de tudo, é horrivel e eu tento fazer tudo isso ai q vc disse e ajuda un pouco sim; tbm fiz mtas pesquisas mais nada expecifico, mto legal sua iniciativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila! Além de tudo isso eu tive ajuda psicológica, inclusive com medicamentos. Eu faço terapia até hoje. No começo, ia 3x por semana, depois passei para 2x e agora vou só 1x. Como o meu problema é auto-imune, eu tenho que cuidar do meu emocional, pois o stress pode me prejudicar muito... Também tomo fluoxetina, me ajudou a suportar tudo. Brigada pelo seu comentário! Beijo!

      Excluir
  25. Oi Sally,

    Vc não imagina como foi de importancia este seu blog.Eu estou com pericardite um liquido no pericardio( coração e no pulmão), graça a Deus não foi preciso fazer punção.Iniciei o tratamento tardio pq o primeio médico disse que era um sopro discreto acompanhdo de ar preso"gases" por isso a dor no peito e o coração espinhava. Após realizar um exame chamado ecocadrdiograma o medico pediu que levasse imediatamente para o cardiologista assim fiz e mesmo não medicou. Procurei outro profissinal que na hora disse que tal tratamento seria internada e não em consultório qdo falei que nao estava tomando nada ele assutou!! Então passou um antiflamatorio simples e Colchina com um mês os resultados não foram os melhores pq o descobriram que o pulmão tb estava com liquido(agua na pleura) a única solução cortisona.Tomo desde o dia 24/11/12 no primeiro mês não engordei nada, só o humor que alterou, tinha dias que chorava sem saber porque, o paladar alterava a agua era doce a comida sem sal e transpirava feito louca.Agora estou 2,5kg acima do peso um abdome que não me pertence espias nas coxas,hematomas nas pernas, cabelo engravado nas pernas e virilhas,queda de cabelo,unhas fracas até as do pé, uma caimbra noturna,dor de estõmago, intestino preso, inchaço nas pernas no final do dia, umas bochechas estranhas e uma tristeza imensa de sentir que não sou eu. Sem falar que ainda suporto a dor no peito.Em fevereiro passo pra 10mg, hj estou em 15mg. Mas é estranho olhar no espelho e ver que vc não é vc. Estou mais sensivel, chorona!! e qto mais nervosa anciosa fico mais meu peito doi, e nem posso fazer atividade fisica pq tudo é o coração. Gostaria de compartilhar um pouco do que estou vivendo!!!Muito obrigada pelo blog pq muita coisa eu só descobri com vc falando pq os médicos na correrira não nos avisam!!!Deus nos abençõe e nos saude!!!!
    Desculpe meu desabafo, mas tem hora que estou sentindo muito sozinha pra atravessar essa fase!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu, saiba que você pode vir aqui desabafar quando precisar! Estou aqui como uma rede de apoio a todos vocês! Sei bem o que senti e o que passei sozinha e se há uma coisa que posso te garantir é que você não está sozinha! Conversa bem com o seu médico, veja se você pode usar outros remédios enquanto está fazendo o seu tratamento. Eu sei que existem remédios que deixam as unhas e os cabelos mais fortes! Talvez você possa tomá-los! Quanto a dor no estômago, eu não tive, mas eu tomava pantoprazol, você não está tomando nada?? Quanto a estar mais sensível, é assim mesmo... o corticoide pode causar depressão... eu tomo fluoxetina, não sei se o seu médico poderia te receitar também. Além disso, faço terapia, o que me ajudou muito a não desistir ou enlouquecer... hahaha! Não fica ansiosa não, viu?? Vai dar tudo certo, tenha fé e deixe o seu corpo se curar! Ajude ele a ficar saudável! A mudança é sempre de dentro pra fora! Já vou te responder lá pelo face tb! Melhoras! Beijão!

      Excluir
    2. Oi Sally

      Na verdade faço uso de pantoprazol de 40mg duas vezes ao dia, tomo calcio pra ajudar aos ossos, sertralina 50mg pra ansiedade, mas mesmo assim o incomodo do estomago é grande!!Qto as unhas e cabelo vou pedir ajuda heheh imagina rosto de lua e careca ninguem merece heheh. Obrigada por existir!!! bjos

      Excluir
    3. Oi Lu!!! Já perguntou se vc pode tomar vitaminas tb?? Eu estava tomando Pharmaton e me sentia super bem... tenho que voltar a tomar... é que meio caro, sabe... Vai me dando notícias! Beijo!

      Excluir
    4. Oi Sally

      Acho melhor contar as noticias por aqui, no face muita gente viu e ficou me perguntando outros criticando e na atual circunstancia, tolerancia zero é pouco!!!.
      Na terça fui a ginecologista de rotina e ela me passou MAXD3 uma vitamina D, passou queijo e aquele iogurte Dencia. Ela disse qu essas dores é perda de calcio mesmo e falta de vitamina D. Minha unha esta no toco, meu cabelo esta caindo demais a ponto de entupir o ralinho do banheiro.Eu até pensei em cortar estilo joaozinho rsrsr mas com o rosto lu nao vai dar certo.
      Ontem fiz outra RM do coração o reusltado sae na segunda foi doloroso de fazer, pq ainda nao consigo deitar de barriga pra cima e ficar por 1h30 ufa, mas consegui!!!na hora de retirar a agulha sangrou até!! dai a enfermeira me informou que cortisona deixa o sangue mais "ralo" pensei meu DEus o que esse treco não faz!!! Obrigada por existir se não seu blog eu não sei o que seria de mim!!! bjos vou dando noticias!!!

      Excluir
    5. Lu!!! Essa falta de cálcio é gerada pelo remédio tb!! Existe um remédio chamado PANTOGAR que auxilia no crescimento do cabelo e nas unhas também! Nas farmácias vc pode encontrar outros mais baratos que fazem a mesma função! E não precisam de receita! Mané cortar o cabelo joãozinho! Rum!!! Vc teve que injetar contraste, foi? No exame de RNM? E não é que deixa o sangue mais ralo é que ele dificulta a coagulação, salvo engano... E olha, continuo aqui torcendo! Vamos nos falando! Beijo!

      Excluir
    6. Oi Sally, tomei o contraste sim. Hj a tarde vou pegar o resultado da RM e vou levar na quinta pro medico.Vou olhar o Pantogar qq ajuda pra não ficar careca é bem vinda heheheh. Muito obrigada pela ajuda bjos

      Excluir
    7. Lu, como consigo te encontrar no face pra gente trocar experiências? Não tenho a sua doença, mas tenho outra e faço uso de corticóide também.

      Excluir
  26. eu ja egordei 38 kg em tres semanas tomando esse prednisona 20mg cps..
    eu tomo tres comprimimidos diarios

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente, parte desse peso é inchaço! Mas você tem que tomar muito cuidado com a sua alimentação e não deixar a "fome" do corticoide falar por vc! Quando mais você se cuidar agora, melhor será a sua recuperação! Foque no seu objetivo final que é a saúde e não perca as forças! Seu corpo precisa de você! Beijo!

      Excluir
  27. OI....meu noivo esta com problema de rim, entao ele estava tomando corticoide e agora a doutora retirou diminuindo as doses e ele esta tomando outro remedio chamado ciclosporina mas ele sendo muita dor nas pernas (musculares), pode ser por causa da retirado do corticoide???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pode ser! Eu senti muitos efeitos só quando comecei a retirada do corticoide... faça massagem nas pernas dele... Nâo sei se ele aceitaria usar meias de compressão... elas auxiliam na dor... Melhoras pra ele!

      Excluir
  28. Eu estou com linfedema nas pernas, tomo benzetacil desde maio, primeiro 1 por mes, depois 2 por mes. Daí peguei erisipela, ficou horrivel, bem vermelho, passei a tomar novamox 60 compr., beta trinta, benzetacyl, nada... bactrim, nimesulide... nada... 20 ingeções de ceftrexona 1ml,2 vezes ao dia, clindamicina 300, de 6/6 horas... nada... agora ele me pediu pra tomar benzetacyl de 15/15 dias e prednisona (começar com 30mg por 10 dias, 20mg por 20 dias, 10mg por 10 dias, e 5mg por 10 dias. Li a respeito dos efeitos colaterais e estou com medo de começar a tomar esse remedio, pois ja estou fora do peso, tenho hipotiroidismo, e não quero engordar mais do que já estou. O que devo fazer?? Existe outro medicamento que substitua o prednisona??

    ResponderExcluir
  29. Olha só... eu não posso falar sobre medicações e tudo mais porque não sou médica. O que eu percebo com as histórias aqui do blog e com a minha experiência é que cada caso é um caso. Eu posso te falar do meu caso. Da última vez que eu recaí, eu falei com o meu médico que não queria tomar corticoide de jeito nenhum e ele me passou um remédio chamado azatioprina, mas ele deixou bem claro que se eu piorasse, eu não teria escolha, teria que tomar corticoide. Sendo assim, o que você tem a fazer é conversar com o seu médico e ver se o seu caso requer o corticoide, ou se ele pode ser substituído, okay? Se por acaso, ele falar que tem que ser, sugiro que comece as dicas aqui do blog e que faça terapia para conseguir superar tudo, viu? Qualquer coisa, estou por aqui! Beijo e melhoras!

    ResponderExcluir
  30. ola ... gostaria de agradecer pelas informações fiquei internada 8 dias e tomei corticoides durante este periodo para tratar uma enxaqueca maligna sentia muita dor então para ajudar a amenizar me administraram tambem corticoides nesse periodo engordei uns 8 kg to inchada pés e tornozelos me sinto cansada e com espinhas e o rosto esta inchado fiquei assustada porque ja to em casa e achei que com 2 dias no maximo tudo voltaria ao normal pelo menos o inchaço, mais nada dai começei pesquisar e so aqui com essas dicas e explicações fiquei mais tranquila e confiante de que vai passar...Sempre fui magrinha e a reação das pessoas quando me veem depois de uns dias ta sendo dificil pq me olham com ar de assustado espero que daqui uns 30 dias o inchaço pelo menos ja tenha passado pra nao me sentir tão desconfortavel e cansada ate pq terei que voltar a trabalhar,mais uma vez obrigado pelas dicas.
    So uma duvida vc sabe se tontura e vertigem tambem e causado pelo remedio?
    bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jackeline,

      Fico muito feliz em ter te ajudado! Sei que os efeitos da medicação são brutos mesmo... mas tenha fé, vai passar e tudo voltará ao normal! Quanto a tontura e vertigem, eu senti muita fraqueza, muito sono, mas não me lembro de sentir isso... Talvez alguém aqui veja o seu post e diga que sentiu, mas eu mesma não senti, então não sei te dizer se é causado pelo remédio. O melhor a fazer é investigar com o seu médico, okay? Melhoras! Beijo!

      Excluir
    2. Oi Jackeline

      Tonteira eu tive no primeiro dia e transpirava horrores entao eu tomava muita mas muita agua mesmo e ficava mais deitada pq era um soninho bão!! depois veio a insonia ai foi tenso!! Como vc já parou de tomar fica tranquila isso vai acabar, toma bastante liquido pra ajudar eliminar a retenção e foge do sal!! bjos e melhoras

      Excluir
  31. Oi, gente, há 10 anos descobri que tenho retocolite ulcerativa crônica e tomo cortisona desde então com muita, mas, muita frequência mesmo!!!e há quase 4 anos pude sentir o peso dos efeitos da cortisona em minha vida!!!eu estou quase 20 kg acima do meu normal!!!!as pessoas me confundem na rua, banco como grávida!!!é muito chato!!!fora o fato das dores e crises que tenho o dia inteiro!!!e quando estou sem dor...vem a baixo estima até porque sempre fui magrinha!!!me aceitar gorda tá difícil!!!adorei a dica de caminhada!!!vou começar amanhã mesmo!!!até porque não consigo fazer exercícios pesados, pois, sinto muitas dores!!!obrigada pela dica!!! abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! O meu médico havia me dito que não se pode fazer uso por muito tempo do corticoide... será que não existe um outro remédio ou uma outra alternativa? No mais, te desejo muita sorte e saiba que sempre estarei por aqui se quiser conversar! E as caminhadas?? Mande notícias! Beijo!

      Excluir
  32. Muito bacana mesmo o blog tomo corticoides ha 6 meses e acabo tendo que tomar mais remedios por outros efeitos do mesmo, inchaço, ganhei 17 kg queda de cabelo, tinha um rosto lindo agora está deformado, minha auto estima baixa e o casamento fica abalado, so se apegando em Deus e ouvindo oitras pessoas com o mesmo problema para ter esperança!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,sei exatamente o que vc está passando , eu sou casada tb. Mas converse muito com seu marido explique o que está acontecendo conte com o apoio dele. Deus está no controle!!Antes eu tomava a cortisona e um remedio hj toma mais 05 hehehe tudo por causa da cortisona. Não se deixe abater é dificil.Mas estamos aqui. Conte conosco. Bjinhos fique bem!!!

      Excluir
    2. Obrigada!!!! ei nao sabia que poderia sentir falta deste bendito corticoide nao vejo a hora de me livrar mas o imunosupressor ainda nao fez total efeito e os medicos nao dizem tudo ne, que ate parando agente sofre!!

      Excluir
    3. Olá! Eu sempre sugiro um apoio psicológico, uma terapia, faz muita diferença na forma como vc aprender a lidar com o que está se passando contigo. Quanto ao seu casamento, vc poderia pedir para o seu marido dar uma lidinha aqui no blog... é difícil explicar para outras pessoas o que sentimos... e é difícil para elas se colocarem no nosso lugar... mas o apoio da família é vital! Espero que vc esteja melhor e que esta fase passe logo!!! Beijão!

      Excluir
    4. Olá Sally, tudo bem? sou a Pri tenho 31 anos e dia 20 de agosto de 2013, fez exatamente 2 anos que uso predinisona, meu caso começou da seguinte forma...ahhh primeiramente gostaria de agradecer e muito sua iniciativa, é muito triste nossa histária com este remédio, mas por outro lado é muito bom poder compartilhar experiências...e saber que não sou só eu no mundo que sofro com o uso desta medicação....continuando...sou diabética tipo I, antes de engravidar, pesquisei bastante se poderia ter um filho saudável, sem problemas devido a diabetes, graças a Deus encontrei uma médica que me deu todo apoio...aproximadamente no 6 mês de gravidez começou a surgir uma alergia na minha barriga, (urticaria) tomei alguns anti alérgicos e melhorava...aparecia ..sumia...mas até então tava tranquilo, quando fiz o parto que foi uma cessaria, dai piorou tudo, logo após o parto tive um inchaço nos lábios e pálpebras, e alguns pelotes pelo corpo, a principio achamos que era devido a anestesia,tomei medicações na veia, e no momento melhorou, porém dai inicio a grande guerra...foi passando dias e dias e nada de melhora, só piorava.....comecei a ter pelotes vermelhos por todo corpo, edemas e mta coceira...olhos inchados, lábios inchados, pelotes no rosto, (não desejo pra ninguém) dai passei em vários especialistas, fizemos todos tipos de exames, de alergia, de sangue e nada de descobrir o motivo, os médicos me passaram anti alérgico, mas eles não ajudam em nada só piora, o único que me livra das crises diárias é o predinisona, já tentei diminuir as doses por varias vezes mas não consigo, se eu diminuo ou troco a medicação piora, efeito colaterais...foram vários...sempre pesei entre 65kg e no máximo 68kg hoje to com 90kg engordei mais de 20kg tomando esse remédio, surgiram estrias, estomago hiper inchado,papo inchado horrível, nas costas um calombo...rs ...nossa não me reconheço mais...to mto diferente do que eu era....fico mto triste ao me ver no espelho....confesso que tenho uma fome de leao e preciso melhorar isso e voltar a praticar exercícios...mas será que alguém já passou por isso?...o que será que pode ser essa alergia, as vezes penso que é no meu sangue pq não é possível todo dia manifestar e todos os testes deram negativo para alimentos que costumo comer diariamente...espero obter alguma ajuda, alguma esperança pra que eu possa começa a me livrar desse remédio e voltar a me sentir alguém...meu e-mail se puder me comunicar com vc ou com quem quiser e puder me dar dicas...priscilla.pat@uol.com.br abraços e fiquem com Deus...ele vai nos ajudar a passar por essa luta difícil!!!!!

      Excluir
    5. Olá eu tb sofro com crises alérgicas diárias,foi diagnosticada com urticária cronica,mas o que ocasiona essas crises não há medico que me diga,pois os exames,testes alérgicos e de sangue dão sempre normais. O único remédio que faz com que eu não tenha as crises é o Predsim,mas como todos já relataram os efeitos colaterais são muitos,insônia,irritabilidade,engordei 16 kgs,depressão,desânimo,não é fácil. Esse final de semana,passeando pela internet,descobrir que em alguns casos de urticária,pode não ser uma alergia e sim uma intolerância a histamina,o que requer uma dieta específica,vou começar essa semana ,dá uma olhad também quem sabe te ajuda. Abraços e fica com Deus.

      Excluir
  33. Oi Sally, venho hoje falar da Crise de abstinência: essa foi a noticia do dia!!! fui ao médico e pra avaliação e levar os exames que fiz graças a Deus a RM mostrou que esta diminuindo a pericardite!!! mas na segunda feira tive uma tontura muito estranha logo imagimei que fosse pressão alta ou glicose até comprei o aparelho de glicose mas graças a Deus não era, Então o mal estar passou, no dia seguinte voltou e assim sucessivamente, hj percebi que minha pressão está baixa demais, mas como tinha consulta nãio preocupei. Falei pra ele o que estava contecendo, o médico me disse que como tomei doses altas a supra renal para de funcionar e com a redução do cortisona ela tem que ser estimulada a voltar funcionar. Sendo a melhor forma tonteira, mal estar e por ai, vai !! se quiser acabar com esses "males" eu teria que voltar com dose alta!!! Agora é respirar fundo e seguir em frente!!! ta acabando, o desmame vai passar rápido!!.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina... eu nunca ouvi falar sobre isso... vou ter que perguntar para o meu médico para saber mais... O que acontecia comigo no hospital quando eu tomava essa medicação na veia é que no dia seguinte eu não conseguia nem me mexer... mas não me lembro de tontura... Com essa nova medicação que estou tomando eu me sinto nauseada... e meio zonza... vou até pesquisar mais sobre isso... Como vc está agora? Beijo!

      Excluir
    2. Nossa estou tão feliz em ver que vc está ótima!!!!! isso mesmo pedi tanto a Deus pra que ficasse boa logo!!!.
      Agora eu estou bem continuo a um mes com 10mg!!sinto pouca tonteira mas ainda tenho, a reumatologista disse que antes as doses eram altas e a pressao tb ficava alta e agora como está diminuindo a pressão tende a cair mesmo por isso a tonteira.Falou pra tomar bastante agua, mas muita agua mesmo. É o que eu mais escuto dos médicos.A partir de sexta vou pra 7,5mg fico 20 dias e depois pra 5mg mais 30 dias e assim por diante. Mas vou ficar livre disso né!!! Muitos bjos querida bom te ver na ativa de novo!!Deus te proteja sempre vc é muito importante pra nós!!

      Excluir
  34. Tenho retocolite ulcerativa e na última crise meu médico prescreveu predinisona em alta dose. Já estou no período de diminuição da dose mas entre outros efeitos estou com pelos no rosto.Há alguma medida prática para minimizar o quadro ou devo mesmo procurar uma dermatologista?

    Apenas diminuindo ou retirando a predinisona os pelos desaparecerão?

    Vania

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vânia, comigo o que aconteceu é que todos os pelos começaram a crescer mais rápido... mas eu não reparei novos pelos aparecendo. Esteticamente vc teria a opção de depilar o rosto com cera ou com aquela linha, sabe? Agora, tenho certeza que um médico teria outras opções. No meu caso, os pelos voltaram a crescer num tempo natural depois que parei de tomar a medicação, viu? Depois me conta o que escolheu. Beijo!

      Excluir
  35. Post veio na hora certa. Muito aborrecida com os 3k a mais depois de uma semana de predisolona. Af... Mas vou emagrecer!!! Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai sim!!! Terminando a medicação, manere bem na alimentação! Coma mais frutas, fibras e alimentos saudáveis! Verá que vai eliminar esses 3kg rapidinho!

      Excluir
  36. Sally,
    Conheci esse espaço há alguns dias e gostei muito. Também faço uso de Prednisolona, agora 20mg, mas devo reduzir essa semana. Sua experiência é semelhante à minha, vivo lutando há quase cinco meses contra os efeitos dessa droga. Não engordei muito, pois não uso nem sal (apenas consumo o sal de duas fatias de pão pela manhã), nem açúcar. Não tem sido difícil essa dieta, acabei me acostumando e fico feliz por isso. Por isso controlei o peso, mas não consegui evitar a mudança no rosto, a cara de lua cheia é uma constante. Comecei a fazer drenagem linfática, associada a chá de chapéu de couro e chá verde, achei que melhorou. Como vou reduzir a dose, sei que vai diminuir e aos poucos voltar a normal. O importante. é enfrentar essa fase, buscando ser feliz. Tenho também feito bicicleta e andado todos os dias, os médicos dizem que não podemos abrir mão disso. Quero passar pra vocês isso: temos que lutar e procurar contornar esses efeitos do corticóide assim, lutando...
    Norma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Norma, só pelo seu comentário vejo que vc é uma pessoa muito forte e determinada! Acho que se todos aqui conseguirem seguir o seu exemplo já vale a criação do blog!!! Eu sofri muito com a fome do corticoide e não consegui me controlar... tb não consegui fazer exercícios! Mas vejo pelo seu relato que tudo é possível! Muito obrigada por deixar aqui a sua experiência! Muita saúde pra vc!! Beijo!

      Excluir
  37. Esqueci de dizer que senti outros efeitos do corticóide que todas sentiram, como pelos no rosto, mas tenho feito depilação, buscando conviver com o problema. Mas passei por fases em que beirei a depressão. Mas hoje os pelos já não incomodam tanto, vão aparecendo menos com a redução da droga, ainda bem.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso Norma! Penso assim tb! Apareceu, temos que dar um jeito de cuidar! Acho que neste mundo existe jeito pra tudo, tudo mesmo!!!! :D

      Excluir
  38. ola!! boa noite! muito bom seu blog, estava com total desespero essa semana pq do nada fiqu ei com o rosto.cheio.de espinhas(coisa wue nunca tive), ai resolvir pesquisar na net e achei teu blog, alem.de me tirar essa duvida me tirou outras, como.o sol e sobre engordsr, em 1mes emgordei 7kg do nads, fazem 3meses q estou tomando prednisona, acho q nao emgordei mais porque faço atividades fisicas, corro, faco academia e danço, deve der o motivo de nao ter engordado mais, porem ja perdi 4kg qundo percebi q estava engordando entrei na dieta, ate entao nao tinha nocao q era o medicamento.. muito bom vc esclarecer.. agora me tira ums duvida, se possivel.. Se eu continiar noeu ritimo.de correr ,malhar, mesmo eu tomando o medicamento, da p controlar legal o peso? ou de todo jeito irei sofrer esses efeitos colaterais? forte abracoo p vc e p todos que estao aqui.. vamos conseguir superar essa. Vamos ter foco e lembrar que o tratamento é temporario, temos uma vida pela frente de coisas boas...beeeijao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hellen! Depende muito viu?! O remédio é conhecido por reter líquidos, então esse "engordar" vai depender também da sua alimentação, não só dos exercícios. O inchaço acontece com todo mundo, pelo que vi por aqui. Em alguns é mais e em outros menos, mas tudo isso começa a sumir qdo vc para de tomar a medicação. Acho válido continuar a fazer exercícios de acordo com indicação médica e maneirar na alimentação, conforme expliquei no post ou com o auxílio de uma nutricionista mesmo! Boa sorte! Depois me conta se deu certo! Beijo

      Excluir
  39. Oiee Sally, Boa tarde :)
    Gostaria de parabeniza-la pela iniciativa, estou fazendo o uso da Prednisona 20mg ha 22 dias e estou sofrendo muito com os efeitos colaterais desse mal necessario,apos ler tudo que esta no blog me sinto muito melhor, anotei todas as dicas e vou seguir direitinho.
    Estava muito chateada pois o meu rosto ficou igual uma lua cheia, vermelho e pra variar as espinhas, o cabelo tbm caiu bastante, no comeco fiquei muito eletrica mas depois bateu o desanimo, a fraqueza e insonia, estou sentindo muito calor e transpirando o tempo todo e por varias vezes fico tremendo, nao tive ganho de peso pois estou cuidando muito bem da. alimentacao... cortei o sal e a acucar, minha alimentacao esta sendo a base de frutas, verduras, legumes,carne bovina magra, peixe,aves,ovos,frutas secas,sementes de girassol,vinagre de maca,oleode linhaca,feijao preto,quinoa, estou bebendo bastante agua e tomando cha verde, aprendi uma dica muito legal, esta muito quente e eu nao gosto de cha, aprendi a fazer um suco que ajuda a desinchar, para fazer e bem facil: duas fatias de melao, duas fatias de abacaxi quat ro moragos e o cha verde é so bater tudo no liquidificdor fica uma delicia e o acucar nem faz falta é otimo.... mais uma vez obrigado pelas dicas elas foram muito importantes! Temos que fazer a nossa parte que É se cuidar, se alimentar bem para que nosso organismo tenha forcas para reagir e lutar sempre, nunca desistir de lutar..Confiar em Deus pois ele pode todas as coisas e Ele esta a todo momento dispoto a nos ouvir e nos ajudar... E se estamos passando por momentos dificeis É pq ele permitiu, e por mas que as vezes questionamos e nao aceitamos existe um proposito, Deus querendo nos ensinar algo, enchergar o quanto somos frageis, pequenos e dependentes Dele, nos tornamos mais senciveis e humanos, as vezes nos achamos grandes e independentes, mas nao é bem assim nao.... Que Deus abencoe a todos e isto É apenas uma fase que vai passar Entao forca sempre... Forte abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliane, adorei o seu comentário!! E esse suco vai água, né? hehehe! Fico muito feliz em poder ajudar e espero que esteja firme e forte buscando a sua saúde!!! Beijão e obrigada por dividir a sua história!

      Excluir
  40. Sally... obrigada pelos esclarecimentos!! Estava usando a medicação em alto dosagem diaria, perdi minha visão do olho direito e recuperei com a graça de deus! Porém agora estou diminuindo a quantidade até parar totalmente, fiquei feliz em ler suas recomendações pois estou muito inchada, meu rosto esta enorme e minha barriga tb! Engraçado que por conta da glicemia tive que diminuir a alimentação e emagreci da cintura pra baixo, emagreci bem, e da cintura pra cima engordei ou inchei, acho que é mais inchaço!!! Vou seguir as recomendações!! Obrigada querida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lígia! Tb acho que é mais inchaço, viu? Assim que for diminuindo a dose vá cuidando mais e mais da alimentação e vc vai ver o resultado! Se der pra dar uma caminhadinha de leve, dê tb, tá bom? Melhoras e tudo de bom pra vc! Beijão!

      Excluir
  41. Dieta da Proteína
    Oi Sally, primeiro de tudo quero te parabenizar e agradecer pois seu blog me ajudou muito a enfrentar os efeitos colaterais do corticoide, terminei agora a medicaçao, minha coluna está bem melhor, mas os efeitos ainda estao muito presentes, suores, ansiedade, inchaço, fome,aumento de peso, e mais um monte de coisa,
    Segundo: ano passado fiz a dieta da proteína e tive um otimo resultado, emagreci 6 kg em 15 dias, quero saber se alguem por aqui ja fez ela enquanto com corticoide no organismo, será q faz efeito?? pq nosso organismo tá alterado e tentei tomar diurético e não me fez nem cócegas, parece ate q tive efeito contrário, ainda mais retenção.
    Um grande beijo a todas e força meninas, pois no final vale a pena !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andy! Obrigada pelo seu comentário! Olha só, eu já ouvi relato de pessoas que emagreceram tomando o corticoide... não sei se foi na fase inicial ou não, não sei te dizer. E não sei o que a pessoa fez para emagrecer, só sei que continuou na academia malhando todos os dias. Mas do inchaço não tem como fugir... ele vem sempre mesmo.

      Sobre o diurético, meu médico NUNCA recomendou o uso do diurético junto com o corticoide.. ele diz que causa a falta de potássio ou alguma coisa assim, então nunca usei em conjunto com o prednisona.

      Você pode fazer o que eu fiz, procurar um nutricionista e um endocrinologista e solicitar acompanhamento e dieta especial. Te desejo muita saúde, viu?! Beijão!

      Excluir
  42. Parabéns Sally pela iniciativa, tbem me ajudou muito. Usei predinosolona para bronquite (e nao adiantou nada)e agora estou retirando, o fim é ainda mais terrível: os efeitos colaterais do medicamento somados as crises de abstinências. Mas tbem aprendi umas coisinhas pra dividir com vcs:
    1. caimbras: pra mim foi o pior de tudo e o mais dificil de resolver. Uma dieta a base de muito potassio (abacate, banana, maçã, melão, feijão, peixe, beterraba, batata), alongamento de manhã e de noite e a maravilhosa drenagem calminex, banho quente antes de dormir... com tudo isso consegui quase eliminá-las.
    2. Emagrecer: eu consegui até perder peso, com duas coisas: o app dieta e saude e a dieta dos pontos o ft belt da nutricé, que é carinho mas funciona muito. Além disso, fiz drenagem para o rosto de lua e pra retençao de líquido em geral, é mara... Só que tudo isso custa...
    3. O sistema nervoso: tô usando um floral chamado rescue. 6 gotas embaixo da lingua de 4 em 4h tiram aquela sensação horrivel de angustia, tremor e vontade de chorar. Não dá sono e ajuda tbem a controlar a vertigem.
    4. Espinhas: como eu uso maquiagem todo dia estou usando um removedor da nivea que tem tônico facial. Uso no fim do dia, ele seca as espinhas, nao tira mas ameniza bem a aparência.
    5. Pelos no rosto: bom eu já tirei duas vezes com veet para peles sensíveis, tem que deixar 1 min apenas. Tá funcionando...
    6. E as vertigens da crise de abstinência: tô tomando 1 litro de água por dia, meio litro de isotônico que tbem ajuda com as caimbras e meio litro de chá verde que ajuda com a retençao de liquido.
    Cortei o café, os sucos ácidos e qualquer tipo de bebida alcóolica e o acido ascorbico (vitmina C).
    Só não achei solução para a queda de cabelo, mas com tudo isso acima ela se remediou bastante.
    O resumo da ópera é que tem lutar e muito, pois a coisa não é fácil. Mas o lado bom é que tudo isso não é bom só pra controlar os efeitos do corticóide, a gente acaba se sentindo melhor consigo mesmo, então recomendo.
    Força gente, tem dias que não é fácil mas passa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Valquiria, queria a sua autorização para publicar um post com o seu comentário, achei ele muito válido!! Sobre a queda de cabelo, eu usei um remédio chamado PANTOGAR, acho que ele não tem contra-indicação, é meio caro, mas vale a pena! Aguardo sua resposta, obrigada!

      Excluir
  43. Entrei no blog porque procurava emagrecimento para quem usa corticoide e azatioprina e, notei que os comentários são de jovens. eu tenho sessenta anos, sou advogada e, já passei por todas as etapas várias vezes. Tenho lupus desde 1998, no inicio emagreci quase 20 kg, enfraqueci = fraqueza muscular, cansaço cronico, mas como não tinha como deixar de lutar ( filhos em idade de faculdade e responsabilidade profissional) como provedora de meu lar, continuei, perdi cabelo fiquei careca, ganhei peso nos lugares indevidos, consegui muitas sequelas dos medicamentos com perdas neurológicas ( parestesia nas duas pernas e nas mãos, hepatite auto imune)e, depois de um periodo de um ano em fase recidiva, o lupus que no meu caso é na pele e deveria ser de fácil tratamento voltou a toda e me cobriu de lesões visiculares ( cabeça, rosto, orelhas, colo, braços e as costas) - eu havia decidido parar todo e qualquer tratamento e fiz por um ano desintoxicação com acompanhamento médico, retirada do sal e do acuçar e de alimentos processados da alimentação. Reiniciou toda a jornada e de 2007 a data atual estou tentando estar bem ! No casamento de meu filho em abril de 2012 eu não tinha cabelo e, fiz tudo que o meu reumato e o dermatologista mandaram : corticoide, pulsoterapia, quimoterapia com dosagem para o lupus, o uso do imunen e, depois de várias infecções preocupantes, consegui me manter não inteira mas em pé sempre com a esperança da melhora que eu já vivenciei. Moro em Cuiabá, onde a temperatura é sempre alta e não venta, tenho sempre : Mal estar, tonteira, suor excessivo, dores, muitas dores, inchaços, pontadas de dor em locais diversos, gordura no culote do pescoço, redução de pelo no corpo, caimbras muitas caimbras, pele fina e ressecada, CABELO que voltou a minha cabeça, consegui um médico que quis fazer a cirurgia de catarata nos dois olhos,dores de cabeça, dores, dores e dores, mas tenho muita vontade de melhorar, me sentir bonita de novo, me olho no espelho ( pouco) mas sempre com a esperança de que vou voltar a ter meu rosto de volta ( esqueci durante todos os anos eu nunca havia inchado o rosto , o que aconteceu agora). Seus pitecos são verdadeiros, gentis e um alivio porque realmente, todas passamos ou vamos passar por um cansaço infinito, porém o mais importante é saber o que podemos fazer por nós : eu não posso fazer ginastica, mas posso fazer pilates e hidroginástica ( a hidro eu não fiz porque agora que as lesões reduziram e deixaram de ser constrangedoras) ficaram marcas porque não é na pele é em toda a pele interna.E, veja bem encontrei seu blog procurando uma forma de emagrecer mesmo usando dos medicamentos deflazacort ( a quatro meses a 10mg) e azatioprina ( 100mg em duas vez ao dia), faço pilates e, busco fazer todo exercicio que me for possivel durante o dia, no local de trabalho devo andar por dia mais de dois Km, mas respeito minha diferença fisica, ainda estou me adaptando.

    Parabenizo voce por ter tido a idea de ajudar os iguais porque nem sempre nos é informado como vamos reagir aos medicamentos, até mesmo para nos preservar- nossa fragilidade está em 1000 quando o mundo está em 100.

    Temos que nos permitir sonhar e realizar sonhos!!Como vc mesmo afirmou estamos em fase de lagartas ainda seremos borboletas e temos que aproveitar toda a caminhada !!

    Parabéns e Força !

    A vc e a todos que passamos por dificuldades. Acreditem que temos alguém nos protejendo e zelando por nós ! Eu creio numa forma maior, há motivo para essa fase, mas tenho o extrato divino do criador em mim e, mesmo com o corpo magoado ainda sou uma centelha divina !

    Margareth

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Margareth! Muito obrigada pelo seu comentário! Não é qualquer pessoa que fala tão abertamente sobre o que sofre/sofreu na vida! Fiquei bastante emocionada! Só posso te desejar muita saúde e agradecer a Deus por "conhecer" pessoas tão iluminadas quanto você!

      Excluir
  44. Adorei ler todos os posts...tantas pessoas que sentem a mesma coisa! Já ajudou muito...só lendo!!
    Carol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Carol! Fico muito feliz! Pode contar conosco sempre!

      Excluir
  45. Sally, tomei prednisona há mais de três meses e só agora meu cabelo começou a cair... Demorou muito para que o seu parasse de cair? O Pantogar ajuda mesmo? Vou casar e to super desesperada... Quero que pare de cair e volte a crescer!
    Obrigada, Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia! Desculpa a demora pra te responder! Demorou um pouco sim para ele voltar ao normal.. mas agora que estou tomando azatioprina, também acho que está caindo muito..

      O Pantogar ajuda sim, só que ele é um tratamento mais demorado.. Te sugiro ir a uma dermatologista e ver com ela, talvez, ela possa te passar algum medicamento com resultado mais rápido! Acho que vale a pena!!

      Feliz casamento pra vc! Tenho certeza que até lá, tudo estará resolvido! Beijo!

      Excluir
  46. EU NAO ANDO NEM FALO DIREITOBDEVIDO A UMA DOENCA CEFAALICA PERDI OS MOVIMENTO COM28 ANOS FIQUEI SEIS MESES INTERNADA E NOVE TOMANDO CORTICOID RECOMPEREI OS MOVIMENTOS DO LADO DIREITO AGORA ESTOU MUITO INCHADA ISSO FEZ UM ANO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa! Você já parou de tomar a medicação? O que o seu médico diz? Você pode tomar chá? Existem vários chás que podem te ajudar a controlar a fome e desinchar. Espero que se recupere logo e no mais, te desejo muita força!! Bjo

      Excluir
  47. Estou tomando 20mg de prednisona a 3 anos, mas desmamando de 2,5mg a cada 21 dias. Ate chegar em 5mg q é a dose mínima. E seguindo todas as recomendacoes de dieta, e sol, etc. Previsao pra terminar no final de julho, e dar fim aos efeitos colaterais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te desejo muita força no tratamento! Vai dar tudo certo e depois quero me diga como está, tá bom? Vai tentando amenizar os efeitos com as dicas aqui do blog!

      Muita saúde pra vc!

      Beijo

      Excluir
  48. fui no ortopedista , deu que tinha esporão ele fez tres apricação no pé praso 15 dia de intervalo ,já senti queengordei ,em 4 anos enumeras caixas de remedio anti inflamatorio ganhei 20kg agora não tomo mas nada uso outrosmetodos sem remedios demora p/ sair efeitos corticoides.?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, os efeitos demoram sim um pouco a passar. Existem pessoas que começam a sentir melhora só depois de 6 meses sem a medicação. Eu posso te dizer que no meu caso, eu só consegui voltar ao peso que estava antes de tomar o corticoide depois de um ano. Vai depender muito de como você se cuidou enquanto estava tomando a medicação e depois também.

      Excluir
    2. ola sally meu nome e carlos e tomo predinisona a 1 ano ,20mg estava engordando e agora consegui emagrecer de 2 meses pra ca estou com a sensação de taquicardia e eu nao sei o que fazer, so vou ao medico no final do mes quando ele vai começar a diminuir o remedio o que devo fazer no momento?Agradeço desde ja a sua resposta

      Excluir
    3. Oi Carlos, a taquicardia é um dos efeitos colaterais da medicação. Se você estiver sentindo isso todos os dias e acompanhado de falta de ar, eu sugiro que você vá logo ao seu médico. Nem que você tenha que ligar lá e deixar um recado pra ele sobre o que está sentindo... Caso ele não possa te atender mesmo, sugiro que procure um pronto atendimento com outro médico mesmo. O meu médico me receitou um remédio para o coração quando isso aconteceu comigo e eu sei como é desconfortável, por isso não acho que tenha que esperar até o final do mês para resolver esta questão. Caso vá em outro médico, explique toda a sua situação, fale sobre as suas medicações e tratamento.

      Excluir
  49. Olá estou começando o tratamento com o corticoide 40mg (dose alta) hoje e confesso que estou com muito medo desse efeitos colaterais, principalmente o de ganhar peso,pois sempre fui muito magra, até a baixo do peso devido a minha altura, nunca fiz academia. gostaria de saber se é recomendável que eu comece a praticar alguma atividade física desde ja??? Adorei saber que tem pessoas que gostam de ajudar com as duvidas dos demais, ainda mais de uma pessoa insegura como eu!! Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiê! Não, não é recomendado não. Você deve perguntar isso ao seu médico. Toda atividade física deve ser realizada com orientação médica. O que você pode e deve fazer é controlar a alimentação desde já. O inchaço provavelmente virá e pode ser confundido com ganho de peso, mas vc não pode desanimar, deve continuar a se cuidar, porque assim que terminar de tomar a medicação, verá uma melhora mais rápida.

      Excluir
  50. Olá.. Sou transplantada há 4 anos e sempre tomei 5 mg de corticoide..Em fevereiro de 2013 meu médico aumentou para 20 mg e começei a inchar .. parece que quanto menos eu como mais gorda fico..Nada cabe ..tudo fica apertado..as vezes me pego chorando pois é tão ruim ..Estou fazendo DRENAGEM e PILATES...Semana que vem vou começar afazer esteira para ver se me sinto um pouco melhor..Obrigada pelas dicas ...já parei de tomar refrigeantes e coisas condimentadas não como mesmo...bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Acho que o que acontece contigo é puro inchaço mesmo! Procure cremes anti-estrias para passar na barriga, nos braços e nas pernas. Tudo que você come influencia no inchaço, principalmente se tem muito sal. O inchaço vai vir mesmo se vc comer pouco, o lance é controlar para ter melhores resultados depois que parar de tomar a medicação. Melhoras! Beijo!

      Excluir
  51. oi Sally, tenho 66 anos e a 1ano tive um AVC, no nervo ótico, com pontos infartados no cerebro, então meu neuro-oftalmo prescreveu predinisona, no inicio 100mg por 5dias 60mg por 5 dias e 40mg por mais 5 dias voltei a fazer exames e retornei a fazer uso da medicação 20mg até hoje ou melhor até não sei quando já fiz uma pulsoterapia e vou voltar a fazer outra semana que vem, estou com todos os efeitos colaterais, oum seja face de lua, edema de tronco ( abdomem ) edema na cervical,mal humor, tristeza e principalmente dor intensa em membros inferiores ( joelho ), não posso fazer caminhadas, proibidas pelo ortopedista porque acha que as dores nas pernas é a coluna ( compressão ),gostei muito de suas dicas e tambem da informação do chã de carqueija e chã-verde embora não possa tomar pois tenho pólipos gástrico não sei se causados pela predinisona, mas sei que isso vai passar tenho fé em deus para mim e para as demais pois ninguem merece ser infeliz, ah tambem estou de bigode

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Neves, olha é complicado mesmo, não vou mentir. Existem formas alternativas que algumas pessoas estão me dizendo que vale a pena tentar. Algumas estou fazendo tratamento com a homeopatia e dizem ter melhorado bastante. Veja com seu médico se vc pode fazer Yoga ou alguma atividade na água, como hidroginástica. Procure alternativas para se sentir bem! O importante, por incrível que pareça, é a saúde mental! Você precisa estar no controle para não sucumbir ao que vê no espelho! Seu corpo precisa de você para se curar. O importante é a sua saúde! Qto ao bigode, o jeito é a depilação com cera, viu? Veja se pode fazer a drenagem linfática tb! Estimo sua melhora! Beijo!

      Excluir
  52. Ola, Meu nome é Graça, Tenho Artrite psoriotica, tomei corticoide por 6 meses, e agora to sofrendo com os efeitos desse remedio.engordei 10 kg por causa deles, já fiz muita dieta, academia e não consigo perder peso de jeito nenhum. já perdi a esperança de emagrecer, minha auto estima fica uma porcaria. me sinto feia e não tenho vontade de sair por isso!! será que vou conseguir emagrecer???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Graça! Eu tb senti isso! Cada organismo reage de uma forma, o meu demorou mais de 6 meses para voltar ao "normal". Só agora depois de um ano é que eu estou conseguindo emagrecer. Seria interessante procurar uma ajuda de um profissional para poder te orientar e te ajudar com a reeducação alimentar. Você está fazendo atividade física? Não perca as esperanças nunca, viu? A vida é muito curta para ficar se sentindo mal... Tudo é possível e eu acredito que você conseguirá emagrecer sim!

      Excluir
  53. eu tbm engordei 10kg em menos de 2meses sera q posso peder esses quilinhos a mais me ajudem.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qntas mg vc estava tomando para engordar 10 kg em 2 meses??, terei que tomar 40 mg em 2 meses!! e quero saber oque tenho que fazer pra ajudar a manter o peso tmbm!! abçs

      Excluir
    2. Para um controle exato, você precisa procurar um nutricionista ou um endocrinologista que vão avaliar o seu caso específico. Caso não tenha como, procure fazer uma alimentação saudável, aqui no post tem algumas dicas e ao longo dos comentários dos leitores do blog também. Pense primeiro na sua saúde e no seu tratamento!! O resto você corre atrás depois.

      Excluir
  54. Olá, existe uma grande possibilidade da maior parte desses kgs não serem de gordura, mas sim de inchaço, ou seja, de retenção de líquido. Normalmente, a perda do peso acontece com a diminuição da medicação ou com seu término. Procure um nutricionista para te auxiliar com a alimentação durante o tratamento.

    ResponderExcluir
  55. Parabéns, sofro com alérgia desde que nasci. Gostaria muito de um dia poder ficar curada. Sucesso !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Alergia realmente é um saco... eu espero que você consiga ficar curada tb! Beijo e obrigada!

      Excluir
  56. Caramba, amei seu blog. Segunda feira vou entrar com corticoide, estou com um problema no olho que ainda não conseguiram identificar o que é. Mas meu médico acha melhor seguir com o procedimento padrão que é com esse corticoide e já to chorando de hoje por esses efeitos kkkk. Mas foi de grande ajuda ler isso, pelo menos sei que passa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Allana,

      Cada organismo reage de uma forma. Sei que faz tempo que você publicou por aqui, mas espero que os efeitos não tenham te atingido tanto! O que temos que ter em mente é que tudo isso faz parte da busca pela saúde! Eu espero que você já esteja melhor! Beijo!

      Excluir
  57. Nossa AMEI seu blog tbm! Vou tomar predinisona por 45 dias, comecei a três e meu humor oscila muito jaa!! Sabe me dizer quais efeitos com certeza terei?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não tem como eu te dizer nada com certeza. Cada organismo reage de uma forma. Já vi pessoas que não engordaram e que não tiveram tantas espinhas, vi também pessoas que não suaram e que não tiveram aumento de pelos... por isso, realmente não sei te dizer. Mas espero que a medicação tenha te ajudado e que você já esteja bem!

      Excluir
  58. Olá Sally.parabens pela iniciativa,certamente está ajudando muitas pessoas.Tomei decadron 8mg por 7 meses e depois o medico iniciou a retirada gradual do mesmo. O problema é que hj estou tomando apenas 0,25 mg por dia e estou em sindrome de abst. Sinto dores musculares terriveis, dor de cabeça e estou e as espinhas que apareceram no inicio do tratamento continuam(costas,rosto e abdomem).Alguma sugestao para aliviar o desmame? desde já sou grato e reitero meus parabens a vc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, olha, sugestão para aliviar o desmame? Talvez ter muita força interna mesmo... Algumas pessoas se apegam à religião. Não sei te dizer o que fazer com relação a estas dores.. eu ficava de cama mesmo.. usava meias kendal também. (não sei se tem para homens).. quanto às espinhas, tratei com uma dermatologista, mas existem "remédios" na farmácia que podem ajudar. Espero que já esteja bem! Melhoras e obrigada!

      Excluir
  59. Olá, estou tomando 40 mg de Prednisona há 3 dias por conta de uma infecção nas glandulas. Os piores sintomas para mim são a boca muito seca e uma candidiase muito forte. Fui hoje a ginecologista, que me falou que o corticóide diminui as defesas do nosso organismo e facilita a proliferação de fungos. Estava desesperada, mas aqui, lendo os depoimentos dessas meninas, com problemas bem piores e tratamentos bem mais longos que o meu, sinto que temos que ter fé e seguir em frente, tudo vai dar certo para nós!! Obrigada e um abração para voces!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai sim!!! A vida não é muito fácil, né? Para alguns a vida é mais difícil ainda! Mas acredito que tudo acontece por um motivo e que sempre aprendemos com as dificuldades! Espero que você esteja bem! Saúde! Beijo.

      Excluir
  60. Bom Dia, preciso de ajuda, quem puder me ajudar tenho 18 anos começei em janeiro a tomar predinisona 3 por dia estou muito inchada ganhei 20 kr e tinha ganhado nenem em setembro tenho medo de nao emagrecer pode ficar mais dificil o que eu faço ? tem algo que possa emagrecer? pois já fazem 2 meses que parei totalmente de tomar e agora nada , continuo com a barriga enorme, estou com depressão me ajudem gente.

    Aline.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, demora mais ou menos de 6 meses a um ano para os efeitos desaparecerem por completo. Claro que você precisa ajudar o seu corpo também. Então para que ele volte ao normal, você precisa cuidar muito bem dele. Beber muita água, fazer dieta e exercícios. Quanto ao inchaço em si, ele vai diminuir normalmente durante este tempo. Você precisa procurar uma ajuda, talvez a terapia te ajude a superar a depressão e focar no seu tratamento. Espero que tenha te ajudado. Beijo!

      Excluir
  61. Olá!
    Eu comecei a tomar 20mg de predinisona em dezembro de 2012. Estou na fase do desmame. Não engordei muito porque fiz uma dieta super balanceada. Procurei urgentemente uma nutricionista e reduzi tudo e cortei várias coisas como fritura, refrigerantes, etc. Tem certas coisas que não são milagres, galera, é preciso enfrentar! Portanto, faça uma dieta mesmo, faça exercícios físicos, esforce-se. Tudo isso só tende a ajudar. É importante saber tbm que a reposta não é imediata, é preciso ter calma! É como a Sally coloca em vários posts, é o tempo do tratamento, apesar de chato, vai passar, acredite! Tenho os efeitos do corticoide, dei uma engordada, rosto inchado, muita pressão na cabeça, mas vai passar... Se deixarmos a sensação de desespero tomar conta só vai piorar as coisas. A Sally dá várias dicas nesse post, todas super atidas na questão, resolvem. Um grande beijo a todas. Obrigada por compartilharem suas histórias. Tudo isso vai passar... Beijos!
    Roberta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roberta!!!! É exatamente isso que venho falando! Temos que nos adaptar a cada situação da vida. Essa fase com certeza é uma das mais difíceis para todos nós, porém, voltar ao normal não é impossível. Muitas vezes achamos isso porque acabamos sucumbindo à doença, mas não podemos nos perder. É lutar mesmo, de verdade. Muito obrigada pelo seu comentário, fiquei muito feliz!!! Beijo!

      Excluir
  62. Oi para todos.
    Sabe o que é num dia estar bem, apagar, e acordar num hospital internada? Foi o que me aconteceu. Eu estava com uma febre de 39 graus e que não abaixava nem sumia. Fui diagnosticada com siuzite uma vez. Tratei e não resolveu. Fui diagosticada com infecção urinária depois. Tratei e não resolveu. Acordei mal no hospital depois de um coma induzido. Paralisia parcial no lado direito, não andava e não conseguia me movimentar. Me davam comida e banho. Perdi a memória e de algumas pessoas não me lembrava.Usei fraldas geriátricas porque não conseguia ir no banheiro. Fazia fisioterapia no hospital e para mim era uma tortura. Foram quase dois meses de dieta controlada, muitos exames e picadas de agulha.Tive dores abdominais que só sumiam com Buscopan na veia. Sai do hospital no dia do meu aniversário ano passado depois de falar muito na cabeça do médico.
    Sai. Fizeram festa. Só andava segurando, mas andava. O movimento do lado direito voltou depois de um esforço. Não 100 por cento, mas já escrevo e digito. Hoje consigo carregar meu sobrinho, arrumar minhas coisas, fazer comida, tomar banho sozinha e sair para trabalhar sozinha. Tomo hoje Prednisona 5 mg, Azatioprina, Citalopran e Omeprazol. Evito sal, mas adoro doces. Evito grandes quantidades, mas é difícil evitar. Faço tratamento hoje com fisioterapeuta, psicóloga, fonoaudióloga.Fora o neurologista. Devo parar com o prednisona sexta feira. Vamos ver. Vou consultar com uma reumatologista e uma endocrinologista.Pesava 65 kilos e hoje peso uns 88 kilos. Paciência e fé! Agradeço a Deus por estar melhor depois de tudo que passei. Estou viva! Abraços. Mariana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Mariana, fiquei impressionada com a sua história! A gente nunca está preparada para essas coisas, né? É tudo muito novo e assustador. Mas ao final gostei da sua conclusão e acredito que é por aí mesmo! O que nos resta é celebrar a vitória e depois se cuidar para se sentir bem novamente consigo mesma! Também pesava 65kg e cheguei a 89, ainda estou lutando para emagrecer, confesso! Mas já me aceito e me amo como estou agora com 79. E vamos que vamos que a batalha continua! Forças pra você e vamos celebrar a vida! Beijão!

      Excluir
  63. Por favor, preciso de uma certa ajuda.
    Minha filha tem 17 anos, ficou pneumonia e teve que tomar cortisona. O período foi curto porém destrutivo. Embora ela tenha desinchado as dores nas juntas e nas costas ainda permanecem. Ela está faltando ao colégio e os médicos não ajudam em nada, pq, falam que ela tomou cortisona por pouco tempo para ter essas reações.
    Alguém poderia me ajudar falando o que posso fazer para diminuir essas dores?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jacnene, o que ela está sentindo pode estar relacionado a outra doença. Talvez seja bom levá-la ao médico. Agora, se forem realmente dores provenientes do uso do corticoide então eu posso te dizer que massagem ajuda pra caramba! Eu fazia drenagem linfática, mas acho que qualquer massagem ajuda. Outra coisa que não me deixava ter dor nas pernas ou diminuía bastante era a meia kendal, de leve compressão. No mais é isso, veja com o médico se de repente um relaxante muscular ajuda... Melhoras pra ela.

      Excluir
  64. Oi Sally,
    Nossa que legal seu blog... pode perceber que é uma pessoa forte e batalhadora que luta, pode até desanimar mais não admite parar.
    E assim que tem que ser...né!
    Eu tenho um caso com o corticoide faz um tempinho... só que não é constante a gente larga depois volta. Na primeira vez usei 4 meses... fiquei com todos os efeitos colaterais... fiquei muito triste incomodada com aquela pessoa na frente do espelho que não era eu.
    Na segunda fiz uma pulsoterapia 1 grama de metil na veia durante 3 dias.... ja me incomodou somente com as espinhas e mta insônia e depois veio aquelas benditas injeções no bumbum que tomei por quase um mês... ai fiquei 6 meses sem tomar. Tava super feliz achei que nunca mais iria cruzar com ele...só q errado.
    Esta semana o médico me passou 60 mg de prednisona e depois de 15 dias diminui pra 50 mg... até muito tempo.
    O que tenho a dizer que da primeira vez fiz tudo errado, me deixei levar pela fome do corticoide...( meninas... os corticoides dão uma vontade incontrolável de comer doce...COMAM FRUTA) é um meio de vc se vingar desse vilão...hehehehe. Mas depois aprendi...mudei minha alimentação me esforçei vi melhoras.
    Tudo vai passar... se cuidem. Seu corpo precisa de ajuda...da sua ajuda.
    Meu problema é muito delicado..são 2 anos de luta para descoberta de um diagnostico que nunca chega. Já passei por muitos médicos... até por equipe deles e nada adiantou. Ao longo desses dois anos já tive diagnóstico de Lupus...enclerose mútipla...ADEM...neurofibromatose...hanseniase e nehum fechou... ainda não se sabe oq tenho.
    É difícil vc ter que conviver com uma doença, porém, mais dificil é ter que conviver com sintomas novos a cada dia e não se ter um diagnóstico pra tomar o remédio certo e curar ou estabilizar.

    É um desabafo. A força que tenho não é minha vem de Deus... para que todo dia eu acorde e tenha esperança.
    Muita saúde a todos nós...fé no coração e disposição pra lutar. "Se não puder voar, corra. Se não puder correr, ande. Se não puder andar se arraste mas nunca pare".
    Pra frente sempre... bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nádia, obrigada pelo seu depoimento! Me sinto assim como você. Há 3 anos apareceu a anemia, dps veio a vasculite e agora a púrpura.. cada hora uma doença diferente e nada que seja único para poder tratar e pronto, deixar tudo isso pra trás. Mas eu concordo com tudo que você falou! No momento, eu busco viver da melhor forma possível e isso pra mim é a cura. Estar curado é um sentimento, é algo que te faz viver bem, que te ensina a lidar com as dificuldades, acho que é por aí! Ao final, o que importa é estar aqui na Terra, é estar viva, é estar ao lado das pessoas que amamos. obrigada mesmo pelo seu comentário e melhoras!! :D

      Excluir
  65. É complicado! Meu diagnóstico era quase certo de ser vasculite. Mas na última consulta o médico disse que pela minha recuperação rápida a doença pode ser outra... Feliz pela recuperaçaõ rápida, mas e o diagnóstico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, olha só... eu tive vasculite por 2x já. Em todas as vezes ela passou muito rápido com a medicação, corticoide. Na primeira vez demorou mais ou menos 1 semana para passar porque eu demorei a ter o diagnóstico. Na segunda vez, eu só passei uma pomada de corticoide e daí sumiu. Acho que neste momento não deveria ficar ansiosa/o com o diagnóstico, mesmo porque, se você se recuperou e está bem, não há de ser nada. E se por acaso tiver um diagnóstico de alguma outra doença, daí você pensa em lidar com ela da melhor forma possível.

      Excluir
  66. Sally,

    Obrigado pelo post, estou tomando corticoides a 3 dias e já estava apavorado, pois parece que minhas bochechas iam pegar fogo, ainda bem que só faltam dois dias!!! Achei que a taquicardia era em função de eu estar nervoso por causa da bochecha!! Que coisa... Enfim, agradeço, este post garantiu minha noite de sono!!!

    Fabiano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que pude te ajudar Fabiano! Fico feliz! Vai dar tudo certo, viu? Demora um pouco, mas tudo isso vai passar!

      Excluir
  67. Seu texto e os comentários me deixaram bem feliz e muito mais confiante, muito obrigada, agora sei que se me esforçar, sairei dessa.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo Larissa, fico muito feliz em poder ajudar! Força total na sua recuperação! Melhoras!

      Excluir
  68. Olá..estou tomando prednisona há 23 dias, pq tive uma neuromielite óptica. Sinto meu rosto redondo e estou com muita fome. Estou tentando aos poucos adicionar mais comida leve, está um pouco complicado mas vou conseguir, estou feliz com a melhora e sei que mais tarde vou perder estes quilos que sei que adquiri e esse inchaço. Bom é poder viver!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, é bem difícil mesmo. Tem que achar algo saudável para saciar a fome.. Tenho certeza que vai conseguir, nada é impossível! Uma boa parte desses quilos é do inchaço mesmo, vai passar! :D

      Excluir
  69. olá, estou com dor no peito e pontadas, isso é um dos efeitos desse medicamento?

    ResponderExcluir
  70. Olá, eu posso apenas falar por mim, eu não senti dor no peito e nem pontadas.....eu me sentia mal, com taquicardia e isso me dava falta de ar. Converse com seu médico.

    ResponderExcluir
  71. Por quantos dias o efeito desse remédio dura apos parar de tomar? to com uma dor nos olhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende da qtde que oumou, do tempo que tomou... Procure um médico.

      Excluir
  72. Parabéns pelo blog. Tive uma reação alérgica e estou tomando prednisona 20mg há quatro dias .A médica disse que é para tomar por cinco dias. Ainda não tive os sintomas descritos pelos demais. Desejo sorte a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, 20 mg é uma dose relativamente pequena para a aparição de todos esses efeitos. Estamos falando de 100 mg, 80 mg e 60mg diariamente...essas doses são um veneno! Tomara que não sinta nada! Bjo!

      Excluir
  73. Tenho alopecia areata e estou fazendo tratamento para crescer os cabelos com predonisona e queria saber se nasce só na cabeça ou em outros cantos estou com medo de nascer masmeus cabelos como eram antes . Nasce do mesm jeiito e quanto tempo demora ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não posso responder a sua pergunta porque eu não sei.... Tempo é relativo...depende de cada organismo... Não sei qual é o seu tratamento... Só posso dizer que vc não deve sair do consultório com dúvidas. Questione sempre seu médico. No mais, boa sorte e melhoras!

      Excluir
  74. Pessoal,
    Criei um grupo para quem utiliza do Prednisona!!!
    Compartilhar suas experiências, duvidas etc!!

    https://www.facebook.com/groups/1394382570778355/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal pessoal! Vale a pena entrar lá e dividir experiências!

      Excluir
  75. oi pessoal tomo cortisina desde abril quando me foi descoberto o lupus cara lua cheia cansaço e como não basta-se sou diabetica a 10 anos como tudo sem sal pouco tempero e assim nao tenho ganhado muito peso é mais o inchaço no pescoço costas e cara sinto tambem muito dormensia nos pes falta paciencia que nao tem explicação tenho dias que é preciso muita força para continuar a lutar desculpem é ´so um desabafo

    ResponderExcluir
  76. Oi. Eu tenho GESF e estou fazendo o tratamento com 80mg diárias desde o finalzinho de maio. O primeiro mês foi tranquilo, mas agora os efeitos colaterais estão cada vez pior. Tô sofrendo especialmente com caimbras, que aparecem em várias partes, mas principalmente nos pés. Estou caminhando e sinto a ameaça vindo. E dá medo de ter essa porcaria no meio da rua. Li as dicas, muito bom, vou seguir. Eu queria fazer uma pergunta para todos: como está seguindo a vida de vocês? Normal? Continuam trabalhando ou pediram licença saúde e estão se tratando em casa? Eu não quero parar de ir no trabalho, mas confesso que estou com medo de que piore nos próximos meses... Será que vou conseguir levar tudo numa boa? Como tem sido para vocês?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Niza ,vai melhorar tenho certeza,vc já esta em retirada...então eu estava tomando 60,sou dentista não parei de trabalhar não,mais não saio de casa anoite com os amigos ,pois o meu rosto esta horrível parece q estou deformada ,mais graças a deus não inchei no corpo,e essas câimbras são assim mesmo,comigo tbm acontece e um saco.....mais fiq1ue tranquila não deixe de ir trabalhar ,vai passar....

      Excluir
    2. Niza, quando tive anemia hemolítica eu fiquei 1 ano afastada do trabalho. Quando tive a vasculite, continuei trabalhando normalmente apesar de todos os efeitos colaterais, foi uma das barras mais pesadas que tive que segurar... Normalmente eles (inss) não dão licença só pelos efeitos da medicação e sim pela doença em si. Espero que esteja melhor! Beijo

      Excluir
  77. Oi Sally! Bom achar um blog como este! Quem toma cortisona, ainda que por pouco tempo, sabe o estrago que faz. Tive uma fratura de joelho e precisei tomar 4 injeções de betametasona em dias alternados. Não demorou para o efeito "biscoito trakinas" aparecer no rosto. O caso é que o corticoide fica agindo no organismo por uns 20 dias ou mais e aí a gente vai inchando, ganhando peso, dormindo mal... é preciso repetir toda a hora: "vai passar, é só uma fase".

    beijos, menina!

    Mila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mila! É assim mesmo! Eu ainda acho que por mais que o corticoide saia todo do organismo, ele deixa sequelas e são essas sequelas que são extremamente difíceis de combater. Voltar ao "normal" é difícil mas não é impossível! Certeza que é só uma fase, mas precisa de muito compromisso para não se deixar abater! Obrigada pelo comentário! Beijo!

      Excluir
  78. Olá Sally, tudo bem? sou a Pri tenho 31 anos e dia 20 de agosto de 2013, fez exatamente 2 anos que uso predinisona, meu caso começou da seguinte forma...ahhh primeiramente gostaria de agradecer e muito sua iniciativa, é muito triste nossa histária com este remédio, mas por outro lado é muito bom poder compartilhar experiências...e saber que não sou só eu no mundo que sofro com o uso desta medicação....continuando...sou diabética tipo I, antes de engravidar, pesquisei bastante se poderia ter um filho saudável, sem problemas devido a diabetes, graças a Deus encontrei uma médica que me deu todo apoio...aproximadamente no 6 mês de gravidez começou a surgir uma alergia na minha barriga, (urticaria) tomei alguns anti alérgicos e melhorava...aparecia ..sumia...mas até então tava tranquilo, quando fiz o parto que foi uma cessaria, dai piorou tudo, logo após o parto tive um inchaço nos lábios e pálpebras, e alguns pelotes pelo corpo, a principio achamos que era devido a anestesia,tomei medicações na veia, e no momento melhorou, porém dai inicio a grande guerra...foi passando dias e dias e nada de melhora, só piorava.....comecei a ter pelotes vermelhos por todo corpo, edemas e mta coceira...olhos inchados, lábios inchados, pelotes no rosto, (não desejo pra ninguém) dai passei em vários especialistas, fizemos todos tipos de exames, de alergia, de sangue e nada de descobrir o motivo, os médicos me passaram anti alérgico, mas eles não ajudam em nada só piora, o único que me livra das crises diárias é o predinisona, já tentei diminuir as doses por varias vezes mas não consigo, se eu diminuo ou troco a medicação piora, efeito colaterais...foram vários...sempre pesei entre 65kg e no máximo 68kg hoje to com 90kg engordei mais de 20kg tomando esse remédio, surgiram estrias, estomago hiper inchado,papo inchado horrível, nas costas um calombo...rs ...nossa não me reconheço mais...to mto diferente do que eu era....fico mto triste ao me ver no espelho....confesso que tenho uma fome de leao e preciso melhorar isso e voltar a praticar exercícios...mas será que alguém já passou por isso?...o que será que pode ser essa alergia, as vezes penso que é no meu sangue pq não é possível todo dia manifestar e todos os testes deram negativo para alimentos que costumo comer diariamente...espero obter alguma ajuda, alguma esperança pra que eu possa começa a me livrar desse remédio e voltar a me sentir alguém...meu e-mail se puder me comunicar com vc ou com quem quiser e puder me dar dicas...priscilla.pat@uol.com.br abraços e fiquem com Deus...ele vai nos ajudar a passar por essa luta difícil!!!!!

    ResponderExcluir
  79. Tenho uma doença rara chamada Histocitose Sinuzal. Tenho que fazer tratamento constante com corticoide. é orrivel. Os efeitos colatarais deixam a gente irreconhecível. A fome e a ansiedade são orriveis. as roupas não servem mais. dá até raiva. Esse medicamento é um enígma. Serve pra curar tanta coisa e ao mesmo tempo nos deixa assim. É orrivel e maravilhoso. para mim a outra opção é a radioterapia, mas aí é complicado,pois ainda não tenho filhos e com a radio, talvez não possa ter nunca. Mas falando do blog, achei muito legal a sua iniciativa. muitas pessoas criticam o uso da internete e redes sociais,alegando que as pessoas ficam se expondo. Talvez nunca tenham se beneficiado de uma informação tão preciosa quanto as que você deu aqui. Parabéns e muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada a você!! Sim, muitas pessoas criticam e EU sou muito criticada também... às vezes é difícil lidar com isso... não é fácil não. Obrigada pelo apoio e espero que você já esteja bem melhor! Beijo!

      Excluir
  80. Parabéns pelo post!Eu faço uso de corticoide ae derrepente apareseu varias manchas escuras em meu corpo, só foi sumir depois que parei de pegar sol, tanbém sinto meu coração disparar, sinto até meus dedos latejando, fico enjoado demais, parese que os médicos tem medo de falar sobre os efeitos colaterais.Boa tarde!É bom poder trocar experiência com alguém.Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Guilherme!!! Tudo bom? Espero que vc esteja bem! Quanto aos médicos, eu não acham que eles tenham medo, só acho que se eles falarem o que acontece depois que a pessoa começa a tomar a medicação, ninguém iria tomar, simples assim. Talvez, nem eles mesmos saibam como o paciente se sente, já que eles só observam e não sentem junto, né? Beijo!

      Excluir
  81. Olá!!!
    Gostei da pagina, faço uso de corticoide há 7 anos,hoje estou com quadro estabilizado, só tomo ao ter crise, que no período seco aumenta-as, tenho basicamente todos os sintomas citados, mas o que mais incomoda é o aumento de peso, ao iniciar o tratamento pesava 65kg, cheguei a pesar 90kg,hoje voltei para 82kg. Tenho uma luta diária com meu peso e tento evitar o máximo a ingestão dos medicamentos.Parabéns pela iniciativa, e melhoras a todos que fazem ou fizeram uso dessa medicação dialética - danosa e benefica. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eliane! Também estou lutando AINDA com o peso que ganhei. Agora estou fazendo uma dieta extremamente restritiva, com auxílio de uma nutricionista. Diminuí drasticamente o sal e o açúcar em todas as alimentações, a ponto de às vezes comer e achar a comida TOTALMENTE sem sal... é difícil.. não vou mentir, mas já emagreci 3kg em 3 semanas. O nome do lugar que vou é Sabor Light, procura eles no google, talvez vc possa ir lá também! Beijo e melhoras!

      Excluir
  82. Usei corticoide por 7 dias , devido a tratamento de urticária ..Foi a primeira vez que tinha acontecido comigo , graças a deus a alergia ja passou , no uso do medicamento fiz foi emagrecer ,pois cortei todos as guloseimas e tava só comendo proteína , ja vai fazer uma semana que não estou usando mais o medicamento ,porem apareceu um monte de espinhas coisa que nunca tive , muitas mesmo no rosto pescoço ate nos ombros e proximos aos seios.
    Procurando na net vi descobrir que foi devido ao uso desse corticoide , não tinha noção o quanto que ele forte , pois quando o tomava so sentia muito sono.. Estou lavando o rosto todos os dias e fazendo limpeza ,vou comprar hj o aspecia pois houvir falar que e muito bom!! .. E so esperar passar o efeito então .. tenho semana q vem consulta c/ alegista p/ descobrir o que foi que causou essa urticaria , mass graças a deus o pior ja passou . Fique c/ deus meninas.

    Meu no e Wanessa albuquerque.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wanessa, é isso mesmo! Tb nunca tive espinha e me enchi delas. Recentemente tive que tomar 20mg de 12 em 12h e elas voltaram... demoraram duas semanas para aparecer e mais duas depois que eu parei para sumir. Mas eu usei ácido tb... :) Espero que estejas bem agora!

      Excluir
  83. Oii Sally tenho doença de Behçet e muito rara descobri eu tinha 16 anos hoje estou cm 26 ja tive muitas crises e ja passei por muitos episodios que so Deus pra me ajudar tomo corticoide a mais de 10 anos entre ele ja fiz pulsoterapia e faço quimio para conter a doença,engordei mto mas acho que e retençao de liquido e pior mas enfim eu so queria ser curada pois tem dia que acordo sem forças para continuar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulinha, essa força vc deve buscar internamente! Só você sabe os motivos que tem para continuar! Sobre a retenção de líquidos, você tem que beber muita água, pois ajuda, tem que ver com o médico se pode fazer drenagem, tem que usar as meias kendall para as pernas não doerem tanto, tem que diminuir o sal na comida... às vezes vc pode fazer exercícios na água e nem está sabendo. Olha, vou te falar uma coisa, no mundo atual, tá difícil pra todo mundo.... mas o que nos diferencia dos outros é que somos guerreiras e guerreiras lutam até o fim! Melhoras! Beijo!

      Excluir
  84. Oi, Sally Tenho asma desde criança, hoje tenho 37 anos, já fiquei internada algumas vezes e já usei cortisona por vários períodos, mas vim falar da minha ultima internação em junho de 2013. Fiquei pouco mais de 15 dias, com oxigênio 24 horas direto e altas doses de cortisona e antibióticos, só me dei conta dos dias que tinham passado, depois de 1 semana de internação. Ai começaram os sintomas....inchaço, desanimo, corpo pesado, aumento de peso..... não tinha vontade de nada.... passei a tomar Rivotril no hospital. 3 dias depois da alta, apareceram as espinhas e uma depressão terrível.....só chorava, tinha vergonha de sair na rua, vergonha do meu marido.... Fui no dermatologista ( me passou um sabonete para pele acneica) e no psiquiatra (receitou Pristiq). Ainda hoje continuo com sobre peso e com espinhas, mas agora além de tudo estou com uma queda horrorosa de cabelo e pelos no rosto....Como se isso já não bastasse, algumas pessoas da minha família fazem questão de me lembrar de como estou gorda! Tem hora que me sinto um lixo! Ainda bem que meu marido me da animo e que já parei com a cortisona. Esta noite, devido ao tempo seco, tive um pouco de falta de ar, e junto o medo de voltar a tomar o remédio. Sei que é temporário, sei que passa, mas enquanto estamos no processo é muito doloroso!!! Me senti muito mais animada vendo que outras pessoas passam pela mesma situação, e que de fato estes efeitos existem, pois tem hora que até eu acho que estou ficando louca!!!!! Obrigada e parabéns pela iniciativa!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Eu acabei de escrever um post sobre isso... Quando estamos fragilizados deixamos que os outros nos atinjam com as palavras... mas pensa bem... se vc está gorda ou não não é a questão.. a questão é que vc está viva... vc está lutando pela sua saúde... O preconceito com a pessoa que está gorda ou é gorda sempre existiu e sempre vai existir... cada um tem os seus motivos, mas vc tem que olhar pra dentro de si e pensar "estou fazendo tudo certo". Dane-se o que os outros pensam. Às vezes eles acham que te falando você fará algo a respeito, como se fosse sua culpa estar inchada, como se vc quisesse tudo isso.... Por isso que vc não pode se deixar abalar... qdo falarem que está gorda, diga "estou gorda e viva", pronto... Quase ninguém tem compaixão neste mundo, então o jeito é se fortalecer internamente e seguir o tratamento. Melhoras e parabéns ao seu marido que te apoia, isso é amor! Beijo!

      Excluir
  85. oi, tenho uma pergunta..
    por exemplo, tomando dose minima de cordicoide sofre todos os efeitos colaterais?? antigamente eu tomava 75 mm pq tenho lupus, foi horrivel e criei um certo tipo de trauma. Hj tive que voltar a tomar, entretanto apenas 15 mm.. Vou sofrer tanto? to apavorada por causa do trauma.

    ResponderExcluir
  86. Célia Silva(08/10/2013)
    Agradeço pela iniciativa. Os efeitos colaterais realmente são bem desagradáveis, mas sabendo lidar com os mesmos torna-se mais suave a espera pelo término do tratamento.

    ResponderExcluir
  87. Sally,adorei as suas dicas,ai estava tomando 60 mg,agora já estou com 30 mg,mais o meu rosto esta horrível to com ele mega inchado,fico ate depressiva,gracas a deus não engordei nem nada ,tbm vou todos os dias paqra academia ,mais o meu rosto esta horrível,sera q drenagem facial ajuda:

    ResponderExcluir
  88. Alguem inchou no rosto como eu

    ResponderExcluir
  89. Oi alguem ai sab me dizer se 2 comprimiidos d 5 ml incha muito? vo ter q tomar ate janeiro sou baixinha e nao quero fik gordinha isso esta m assustando hehehe.Obrigada bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não incha muito, procure fazer caminhadas durante o tratamento.

      Excluir
  90. Oi Sally, parabéns pela iniciativa. Meu nome é Luciana, tenho 35 anos, sempre fui saudável. Em janeiro deste ano, descobri a nefrite lúpica já no quarto grau. A creatinina estava 4,0 e perdendo muita proteína e hemoglobina na urina. Fui internada às pressas e minha imunidade ficou muito baixa, meus leucócitos foram á 100 e plaquetas 35. Graças à Deus não precisei de hemodiálise. Mas deixo aqui minha experiência. Na primeira pulso, quando internei em janeiro, tomei uma dose cavalar de cortisona e durante 6 meses, tomava 3000 mg venosos uma vez ao mês e 60 mg via oral , todos os dias. Fui diminuindo gradativamente, já mês passado cheguei à tomar 10 mg, mas tive que voltar pra 20 porque um exame deu alterado. Porém, estou muito animada, pois a médica me disse que ao final do tratamento, ficarei somente com 5 mg, ou, dependendo da reação do meu organismo, nem precisarei tomar mais. Ela me disse também que 10 mg já não incha nem dá efeitos colaterais mais. Realmente é muito triste, inchei muito, dei o tal papo, barrigão enorme, inchaço nas pernas e costas,o cabelo caiu todinho. Fora a glicose, colesterol e todos os outros exames que só davam super alterados. Hoje, faço somente as manutenções, de três em três meses. o tratamento termina em dezembro de 2014 e vai voltar tudo ao normal, tenho certeza, é só não descuidar. Tive muita disciplina, desde o início. Saí do hospital e já procurei uma nutricionista e uma dermatologista. Fiz tudo certinho, mas mesmo assim, é inevitável o inchaço e a aparição dos pelos e espinhas. No fim de semana como o que quero, mas sem muito exagero. De segunda à sexta, sigo as orientações da nutricionista. Faço pillates duas vezes na semana, musculação terapêutica (um circuito entre esteira e ergométrica), também duas vezes na semana e drenagem linfática no rosto e pescoço duas vezes na semana. Quando tenho tempo, ainda caminho. Tem horas que parece que minhas pernas vão parar de funcionar, mas a gente tem que ter força de vontade, porque dói mesmo.Tem me ajudado bastante. Estou perdendo peso e tenho certeza que na hora que terminar o tratamento, meu corpo vai estar como antes. O cabelo já está crescendo (ele era lisinho,pretinho, na cintura, a vida toda). Foi um choque pra mim quando caiu. Posso dizer que 90% da recuperação, depende de nós mesmos. Realmente dá desânimo, muita fadiga, mas a gente tem que ser forte. Fé em Deus, orações, também são fundamentais. Eu não tenho tempo pra terapia, pois já voltei à trabalhar em setembro. Minha vida está normal, apesar de ter 10 quilos à mais, mas que sei que vão sumir daqui à pouco. Há uns três meses venho acompanhando seu blog, e muitas informações que não tinha conhecimento, fiquei sabendo através de vc e dos depoimentos postados aqui. Só tenho à agradecer. E tem que ter paciência, o inchaço demora mesmo à passar, mas se vc pelo menos fizer uma caminhada, volta tudo ao normal. Agora se acomodar, a barriguinha pode ficar. Então, mãos à obra. Vamos todos ficar bem. Deus está no comando. Um Abraço, Sally.

    ResponderExcluir
  91. OI, parabéns pela iniciativa...
    Gostaria de saber se a cara de lua cheia volta ao normal????
    Usei dexametasona 4mg durante 30 dias, tirei de forma gradativa durante 16 dias, utilizando meio durante 5 dias, 1/4 durante 5 dias e 1/4 durante 6 dias alternados. Parei no dia 29/10, porém minha cara de lua cheia, de bolacha continua, meu papo e minha giba também, aumentei o abdômen também, não muito mais aumentei, faz anos que meu peso é 53 Kg, a última vez que me pesei já estava em 58 kg, faz mais de 15 dias que não me peso. Preciso de informações se preciso fazer alguma coisa, como que eu tiro este aspecto de inchado, oque eu faço para voltar ao normal com minha aparência, preciso de ajuda......bjus

    ResponderExcluir
  92. OLÁ PESSOAL, MEU NOME É VANESSA, TENHO 34 ANOS, TIVE DEPRESSÃO HÁ UNS 4 ANOS ATRÁS, E COM ELA GANHEI UNS KG A MAIS. COM ESSES KG, MEU PROBLEMINHA DE COLUNA SE AGRAVOU...E SE TORNOU...2 HÉRNIAS DE DISCO, CASO CIRÚRGICO SEGUNDO MEU ORTOPEDISTA. TODA VEZ QUE TRAVO, VOU À EMERGÊNCIA E TOMO INJEÇÕES DE CORTICOIDE E AGORA ESTOU ESPERANDO PARA FAZER UM BLOQUEIO, ONDE O MÉDICO INJETA 4 TIPOS DE CORTICOIDES DIRETAMENTE NA HÉRNIA, SEGUNDO ELE É A ULTIMA TENTATIVA ANTES DA CIRURGIA. JÁ ESTOU BEM INCHADA POR CONTA DAS INJEÇÕES E MEDICAMENTOS VIA ORAL. MEU ROSTO ESTÁ CHEIO DE ESPINHAS E MEU CABELO FICO TÃO FRACO...SÁBADO FIZ LUZES E NA HORA DE LAVAR OS CABELOS, AS MECHAS CAÍAM...PARECIA ALGODÃO. NÃO TENHO MAIS ÂNIMO PRA NADA. FUI NA NUTRI E CHOREI AO SUBIR NA BALANÇA...99KG, TENHO 1.70M...PESEI ISSO QDO ESTAVA GRÁVIDA. AGORA MEU ORTOPEDISTA ME ENCAMINHOU PARA UM PSICÓLOGO, SEMANA QUE VEM É MINHA PRIMEIRA CONSULTA. ACHO QUE ISSO TUDO ME ABALOU MUITO. ESTOU COM MEDO DE FAZER O BLOQUEIO, SEI QUE VOU INCHAR AINDA MAIS. QUERO CAMINHAR, FAZER PILATES, HIDRO, BIKE, MAS SE FORÇO MINHA COLUNA DÓI. E SABER QUE EU FAZIA MUAY THAI...ME AJUDEM MENINAS, ESTOU PERDIDA E ME SENTINDO HORRÍVEL E TRISTE.

    ResponderExcluir
  93. Muito obrigada pelas dicas. Ajudará muito no caso do meu esposo que tem pancreatite autoimune e toma altas doses de Meticiorten.

    ResponderExcluir
  94. oi tenho 15 anos e tenho lupus descobri essa doença no começo desse ano ..começei a tomar meio comprimido de 20mg mês passado ..estou muito inchada e meu cabelo ja ñ tem muito volume que antes ..faço quimioterapia ,meu reumatologista passou 6 seções que quimio ,ja fiz três ..queria saber se quando terminar esse tratamento ,se meu cabelo volta ao normal como era antes e se meu rosto pode desinxar?oq posso fazer quando bate aquela fome .do efeito da corticoide para não comer muito?

    obs:adorei esse post.

    ResponderExcluir
  95. Luciana Costa
    Ola meninas. Agradeço a dona do Blog e todas as contribuições.
    Fui fazer umas mechas a 2 meses atrãs com amônia e oxi de 30 e começou uma forte alergia com espinhas q NUNCA tive no rosto e no pescoço, coça muito e aumenta qd pégo sol mesmo sem querer, alivia qd uso sabonete antisético. O dermato me passou predisona 20mg 2 x por dia por (5 DIAS) no caso 40mg por dia. . Como estou com soprepeso perguntei se iria inchar e engordar ele disse q por 5 dias não. Mas estou com medo, comprei hoje, mas ñ sei sai vou usar, vai q eu fique inchada e nasça mais espinhas...disse q ñ posso tomar sol nem casual. receitou outras medicações.
    Um bjo a todas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciana, em primeiro lugar, você deve seguir o tratamento orientado pela sua médica. Em segundo lugar, os efeitos colaterais são passageiros e assim que passarem, você estará com a saúde reestabelecida. Acho que você deve avaliar o custo-benefício. Se é opcional o tratamento pra você é uma coisa, se você não tem alternativa, então tem que encarar. E outra, 5 dias é muito pouco. Por mais que você venha a ter algum efeito colateral, não será tão forte e tão duradouro como o que acontece com pessoas que tem que tomar por longos períodos e em doses altas. Avalie bem o que é prioridade pra você.

      Excluir
  96. oi tenho toxoplasmose na vista direita.faiz um ano q me tratei passei por dias horriveis engordei 20 kg eu era casada e meu marido me abandonou no momento em q mais precisei fiquei sozinha sem chao dai abandonei o tratamento por causa da minha separacao e agora q feiz um ano voltou no mesmo olho mais estou tao triste voltar a passar tudo aquilo de novo e pior sozinha me ajudem o q posso fazer pra nao inchar tanto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriele, passar por tudo isso realmente não é fácil. Mas você não pode desistir de você e de sua saúde. Existem coisas que acontecem para o nosso próprio bem. Você precisa se reerguer e encontrar a força interior para seguir em frente, se cuidar e ficar saudável novamente. Todas as dicas estão nos posts e nos comentários dos leitores. Te desejo muita força de vontade e sucesso! Melhoras!

      Excluir
  97. olá tudo bem?? Desde de agosto deste ano, descobri que tenho doença autoimune chamado PENFIGO VULGAR, doença bolhosa que ataca a pela formado bolhas e depois feridas, começei o tratamento com 3 compr de 20 mg, até q no começo estava ate me sentido bem, mas agora com redução de 1 comp e meio de 20 mg ao dia, estou sofrendo muito com seus efeitos, é do tipo do remédio q tira a vontade de viver, sofro a todo instante de mundança de humor, queda de cabelo, taquicardia, muita fraqueza muscular tonteiras, inchaço, e me sinto triste, pois sinto que não sou mais a mesma, enfim..temos que ter fé e sabemos q vai passar.
    Adorei seu blog,,se souber de alguém que tem penfigo podemos
    trocar experiências e transmitir força um ao outro!! Que Deus nos fortaleça a cada dia! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana, eu sinto muito tudo que está passando... é realmente muito difícil, só posso te desejar força! Vai dar tudo certo ao final! O blog também está no facebook, tem várias pessoas lá, quem sabe alguma tem o que você tem, aparece por lá: https://www.facebook.com/QueridoDiarioBlog

      Melhoras!!! Beijo!

      Excluir