sexta-feira, 10 de maio de 2013

FAQ - Efeitos Colaterais do Corticoide

Olá pessoal! 

Resolvi fazer um post com as perguntas mais frequentes! Espero que ajude vocês!

FAQ

1) Quanto mais "mgs", pior os efeitos colaterais? 

Pessoal, não sei dizer se tem a ver. O que eu falo aqui é sempre por experiência minha ou dos leitores do blog. Como tomei altas doses, posso garantir que quando em dose alta, os efeitos colaterais são realmente muito fortes. Fiz pulsoterapia, que consiste na introdução na veia de uma quantidade altíssima de corticoide e o máximo de mgs de comprimido via oral que tomei foi 80 mg por dia. 

2) Quanto mais tempo tomando o corticoide, mais tempo vou demorar para voltar ao que era antes?

Acredito que sim. Normalmente, você começa a perceber uma melhora ao longo da diminuição da dose do medicamento. No meu caso, eu comecei a perceber a mudança quando estava tomando 20 mg por dia.

3) Quanto tempo demora para eu voltar ao que era antes depois que acabar o tratamento?

Algumas pessoas demoram 6 meses para desinchar e perder o peso conquistado com a medicação. No meu caso, eu demorei exatamente um ano. Existem pessoas também que conseguem controlar o peso durante o tratamento e outras que até emagrecem. Eu sempre tive tendência a engordar, então eu acredito que no meu caso isso facilitou o ganho de peso. 

4) Devo fazer exercícios enquanto estiver tomando a medicação?

Todo e qualquer tipo de exercício deve ser realizado com acompanhamento médico. Você só deve fazer exercício se o seu médico liberar. Eu digo isso porque meu coração chegou a 178 batimentos lá na academia uma vez e eu não estava fazendo nenhum exercício aeróbico... eu me senti muito mal... O corticoide causa taquicardia, então depois disso meu médico receitou um remédio para o coração. O melhor mesmo é respeitar os limites do seu corpo e fazer tudo com orientação médica.

5) Os efeitos colaterais são imediatos?

Não, não que eu saiba. Demora um pouquinho para você começar a sentir. No meu caso demorou mais ou menos um mês após o início do tratamento. É claro que você se sente meio inchada, começa o suador, mas eu só reparei mesmo, depois desse período. Eu acho que o auge dos efeitos é quando você está no meio do desmame do corticoide. 

6) Existe alternativa ao corticoide?

Sim, existir, existe. O problema é saber se a alternativa é indicada para o seu caso. Existem doenças que necessitam de um tratamento mais "potente", por assim dizer. Outros que você pode ter uma escolha. No meu caso, eu converso muito abertamente com o meu médico. Sempre deixo ele a par dos meus pensamentos, das minhas revoltas e das minhas decisões. No momento eu não estou tomando corticoide, mas sim outro imunossupressor chamado Azatioprina. Eu conversei com o meu médico e decidimos utilizar o corticoide só se eu não tiver outra opção. Este remédio que estou tomando agora é muito mais caro que o prednisona, ele custa mais de 100 reais. Mas acredite se quiser, o corticoide é o tratamento mais eficaz e barato para resolver várias doenças... 

7) Depois que comecei a tomar corticoide eu:

- sinto uma fome de leão;
- percebo o aumento de pelos pelo corpo;
- sinto fraqueza muscular e fraqueza em geral;
- ando depressivo;
- tenho tonturas;
- suo bastante;
- percebi um "papo" ou uma "corcunda";
- acho que meu rosto está tão inchado como se ele fosse explodir;
- tenho falta de ar e taquicardia;
- tendo quedas de cabelo ou percebo que meu cabelo está ficando mais ralo;
- sinto dores terríveis nas pernas;
- fiquei cheio de espinhas;
- fiquei com barriga de grávida;
- estou com estrias.

Sim, TODOS esses efeitos são normais. Não, nem todo mundo sente TODOS esses efeitos. 


8) Se eu tomar diurético, ele vai me ajudar a desinchar?

Você não deve tomar o diurético por conta própria. O médico deve prescrever esse remédio pra você. Nem todos os médicos concordam com a utilização deles em conjunto com o corticoide. O meu, por exemplo, não concorda. Ele diz que o diurético faz a gente perder potássio, é uma coisa assim... Agora eu já soube de leitores do blog que estavam tomando o diurético por prescrição médica... Não tenho nenhum relato de que a utilização deles acelerou o processo de "desinchamento" (essa palavra existe, né?).



Acho que é isso galera, se tiverem mais perguntas, por favor, me mandem que eu dou um jeito de responder, tá bom?? 

Inté!