terça-feira, 7 de abril de 2015

Vasculite - Olha eu aqui outra vez!!!!

Boa tarde, pessoal!!

Achei que não ia voltar a escrever tão cedo....   ...... massssssssssssss cá estou eu!

Desde fevereiro, mais ou menos, eu estava controlando a vasculite que apareceu nas minhas mãos. Comecei com 100mg de azatioprina, depois passei para 150 mg de azatioprina, depois 5mg de prednisona + 150mg de azatioprina. Depois disso, a vasculite persistiu e também apareceu nos pés. Daí passei para 20mg de prednisona + 150mg de azatioprina e estava até resolvendo só que daí.......adivinhem???? Peguei uma virose!!!! Sim, a virose existe de verdade! Fiquei 3 dias passando muito mal, vomitando, dor de barriga, suando frio, tudo e no quarto dia quando melhorei da virose o que aconteceu??????????? A vasculite veio com tudo de uma vez nas mãos e pés.

Então no dia 27/03/15 internei de novo. A minha vasculite é do tipo urticária, são manchas vermelhas, às vezes meio arroxeadas que ficam na superfície da palma das minhas mãos e das plantas dos pés. Coçam um pouco, mas o que mais incomoda é a ardência, ardem demais a ponto de parecer que as mãos e pés estão queimando e de não conseguir encostar em nada.

No dia que internei fiz a primeira pulsoterapia com solumedrol, foram 1000mg de corticoide na veia. Já no dia seguinte as manchas estavam um pouco mais claras, porém, ainda estavam lá. Enquanto fiquei internada, meu médico optou apenas pelo tratamento com solumedrol e não achou que deveria usar imunoglobulina humana ou (ai, esqueci o nome do outro agora). 

No terceiro dia de solumedrol eu comecei a sentir os efeitos colaterais. Dores fortíssimas no meu rosto, não dava para triscar com o dedo que doía... dores nos braços, na nunca e nas costas. Quando comecei a sentir essas dores, imediatamente comecei, eu mesma, a fazer a drenagem facial e fazia massagens pelo corpo também. 

Foram ao todo 4 dias de solumedrol e 7 dias de internação. Saí na quinta antes do feriado. As manchas se foram, mas a minha mão não parece mais a mesma, agora parece que ela é super irrigada, fica bastante vermelha o tempo todo. O médico disse que com o tempo isso vai passar.

Saí do hospital tomando 20mg de prednisona pela manhã e 150 mg de azatioprina à noite e 20mg de pantoprazol de tarde. Hoje eu estou bem e até agora, nada da vasculite voltar. 

Divido agora os cuidados que estou tendo comigo  com vocês: Comprei meia-calça kendall de compressão moderada (é caro, mas vale muito a pena), compre filtro solar (não dá para sair sem ele), não estou comendo nada com sal (literalmente nada, a não ser que já venha com sal, mas estou evitando esses tb), nada de refrigerante, enlatado, embutidos, pipoca, nada... Essa semana vou voltar a fazer natação. Meu objetivo inicial é 3x na semana e o meu ideal seria todos os dias, mas acho que me conhecendo, preguiçosa do jeito que sou, todos os dias ainda não vou dar conta. 

Comprei um polivitamínico e vitamina D. Estou cuidando do rosto com máscara de pepino da Avon. Eu ia usar ácido, desses que o Dermatologista passa, mas alguns ácidos não podem ser usados juntos com vitaminas, então, enquanto der para usar só máscaras e creminhos básicos, vou usar. 

Acho que por agora é só! Volto depois com mais notícias! Inté!!!!

Ps: Meia-kendall todos os dias e drenagem facial por minha conta também!