terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Antes a morte do que o corticoide?????

Eu perdi as contas de quantas vezes eu pensei que deveria ter morrido ao invés de ter sofrido o que eu sofri sob os efeitos do corticoide. Não pensem vocês que isso não é normal... é normal sim. 

Eu tinha acabado de emagrecer quase 15 kg na época, havia jogado fora praticamente todo o meu armário, tinha acabado de voltar dos Eua com um monte de roupa nova e adivinhem?? Tem roupa que não usei até hoje porque engordei 20kg com o corticoide.

Eu tive problemas psicológicos, fui até diagnosticada como CID F 60.3 - Transtorno de Personalidade com Instabilidade Emocional, leve depressão e tive uma crise existencial. Afinal, quem era a pessoa que eu via no espelho??? Com certeza não era eu. 

Eu chorei muito, muito, muito, muito, eu me "aderi" a minha cama. Não saía pra nada. Tudo que eu sentia doía, tudo que me falavam, doía. Eu sentia como se meu corpo estivesse a ponto de explodir e a minha vontade era alimentá-lo para que explodisse logo e acabasse com todo o sofrimento. 

A minha vontade era dormir, dormir e dormir e que se um dia eu acordasse, que tudo fosse um pesadelo ou que eu voltasse ao normal assim que abrisse os olhos. 

Pessoal, ISSO NÃO ACONTECEU. Por algum motivo fomos os "escolhidos". Por algum motivo, estamos juntos nessa, passando muitas vezes até por humilhações.

Eu não tive ninguém para me ajudar neste tempo. Alguém com quem eu pudesse conversar e que soubesse como eu estava me sentindo, presa dentro de mim mesma. Com vocês a história é diferente! Muitos ainda nem começaram a tomar a medicação e podem muito bem se preparar para os efeitos! 

O que eu quero que entendam é que SE ENTREGAR, NÃO É OPÇÃO! As espinhas vão vir, as estrias também, o inchaço, o suor, os pêlos, tudo! Em algumas pessoas virão mais e em outras menos, mas fato é que virão. 

Não vou falar que é uma fase. É provavelmente o período mais FODA da sua vida, ou um dos... o que eu vou te dizer é o seguinte: as espinhas somem, as estrias são tratadas, o inchaço diminui, o suor passa e os pêlos voltam ao normal. 

E digo isso não é para te dar uma luz no fim do túnel porque eu sei que qdo estamos assim não conseguimos vislumbrar o futuro... Isso é para vc viver um dia de cada vez. E para vc sentir que as coisas estão mudando, basta começar a se cuidar! Ao longo das sessões de drenagem você vai reparar a diminuição da barriga ou que as dores nas pernas pararam e assim por diante...

Vibre com cada mudança boa que perceber! Para que reforçar os acontecimentos ruins??? Me diz?! Uma roupa ficou pequena? Não dá pra usar mais? Guarde-a no fundo do armário. Dê valor ao seu interior! Dê valor a batalha que está sendo travada dentro dele! Vocês acham realmente que o organismo suporta o tanto de medicação que temos que tomar? Vocês acham que o que pensamos, como agimos e como resolvemos superar nossos problemas não influenciam no resultado???

Há anos os testes de medicamentos são realizados com grupos que tomam a medicação e outros que tomam um placebo (acham que estão tomando o remédio mas na verdade não estão tomando nada) e pasmem, existem pessoas que melhoram apenas por PENSAR que estão sendo medicadas!!!! 

Eu já falei isso e vou falar novamente. EXISTE VIDA APÓS O CORTICOIDE. Não pense você que é o fim. ESSE É O INÍCIO DO NOVO COMEÇO. Somos uma pessoa antes do sofrimento e uma pessoa completamente diferente e melhor depois dessa experiência! 

Então trate de dar valor a sua vida passada, presente e futura! E se por acaso você tiver que tomar essa medicação para o resto da vida, você vai parar de viver??? NÃOOOOOOO! 

Não deixe que tudo isso vire o "ator principal" da sua vida.... pode ser no máximo "ator coadjuvante"... Supere os seus medos com garra, força e determinação! 

É isso que eu tinha pra dizer hoje. Tô aqui, tô viva, superei, tô gordinha, tô saudável e ainda estou na luta!

13 comentários:

  1. Tamo juntooo.! Iremoos superar,não ta fácil pra ningueem. Mais eu tenho que fé que vaai passar.! :)

    ResponderExcluir
  2. Vai sim!!! Vai dar tudo certo!!! Já está dando, estamos aqui vivas para ajudar quem está passando por isso tb!! :D

    ResponderExcluir
  3. Nossa vc falou exatamente o que eu passei e penso. Na primeira vez que eu usei, eu neim sabia o que era corticoide e fiquei extremamente infeliz com a transformação! a segunda ja sabia o que ia causar mas não tem como acostumar, tb fiquei infeliz mas consegui seguir minha vida! qdo diminuiu o corticoide eu voltei totalmente ao normal e fiquei assim por 5 anos, até que agora voltei a toma-lo em dose alta! so que agora eu resolvi me cuidar e foi ai que achei seu blog! Nossa é um conforto, tem me ajudado bastante a passar por essa fase!!! Sim,pessoas, existe vida após o corticoide e tenha fé que tudo vai da certo!!!!

    ResponderExcluir
  4. Vai sim!! Tudo vai dar certo!!!! Espero que esteja bem! Obrigada pelo comentário! Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Sally, parabéns pelo blog, primeiramente muito prazer, e te agradeço por dar esses relatos do seu dia-dia, sei o quanto é difícil, mas em meu nome, gostaria que voce soubesse o quanto voce salva uma auto-estima, como a minha, também faço parte dessa turma dos 'auto-imunes', mas sou portadora de Lupus, e lendo seu diário, vi que também me sinto com quase todos esses sintomas, faço tratamento á 8 anos e a corticóide ou a prednisona muitas vezes foi meu oxigênio para superar todas as crises e internações que sofri durante esses anos, pense numa pessoinha fazendo de tudo para se manter no mesmo caimento de roupa, se controlando emocionalmente, se perguntando se toda essa doideira de pensar em falar, pensar nesses pensamentos que te rondam a mente, e ate os proprios atos, estão de acordo com a rotina normal na sociedade, ou se estou exagerando, pois é, é um sintoma muito louco, e infelizmente me faz ter essas sensações, e nesse meu dia-dia, já me vi nesses anos bem indisciplinada, sendo que a minha crise mais fatal foi em 2010 onde tive um ataque cardiaco que acabou me deixando em coma, nao sei foi um aviso para que eu aceitasse de vez, essa fase da minha vida, mas como voce postou num relato mais antigo, um trecho do filme 'O curioso caso de Benjamin Button' (lindo!), temos que ser gratos por Deus nos dar essa sorte, de ainda estarmos vivos!,
    Eu vejo que toda a cura vem da mente e da crença (independente de religião) que se segue, estamos todos no mesmo barco, mas acreditando e se sentindo bem, o resto é consequência, o melhor de tudo é lembrarmos desse momento como uma fase passada, e "passado' é tudo que uma prednisona tem que significar na nossa vida rs
    Te desejo um ótimo 2013 !!! e mais do que tudo, desejo que voce se sinta muito bem, porque é isso que importa.

    Bijos e abraços Helena.

    ResponderExcluir
  6. Oi Helena, leio o seu comentário agora com lágrimas nos olhos. Muito obrigada pelas palavras, fazem toda a diferença para mim! Eu espero que vc esteja bem!!! Muito obrigada mesmo, ainda bem que eu tirei o dia de hoje para ler seu comentário, eu estava realmente precisando de um suporte! Nem sei mais o que dizer... de novo... Obrigada, obrigada, obrigada!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi sally, impressionante como vc descreveu exatamente como nos sentimos tomando esse medicamento, auto estima killer! Eu venci um cancer a 4 anos, e usei altas dosagens de corticoide por 1 ano, olha nao foi facil, mas como era criança, nem pensei nos sintomas, e só fui descobrir o pq de ter engordado no tratamento a 5 meses, quando tive uma vasculite, e me foi prescrito isso ai, tomei durante uns 2 meses...acredito ter sido os piores dias da minha vida, pior do q ficar careca.. Juro! Sou uma pessoa mega saudavel, vida ativa, academia todos os dias, enfim, é o que me da prazer, me cuidar, esta sempre em forma...pode parecer futil, mas sou mt vaidosa, e sinceramente, se for um pensamento futil mesmo que se dane, me sinto bem assim! Enfim...fiquei boa, mas a 1 semana os sintomas voltaram...e comecei a tomar hoje de novo esse "killer"! Eu disse a medica q preferia a morte do q tomar isso de novo, mas n teve jeito...pressao da medica e pais ganharam! Estou morrendo de dor nas pernas..é algo absurdo, e só de pensar em como possivelmente ficarei, meus olhos ja enchem de lagrimas :( eu sou uma pessoa mt teimosa, e temo desistir do tratamento por algo que pra uns n importam tanto (estetica) mas p mim tá no topo da minha lista!
    Desculpa falar tanto aqui, é que eu nunca pude me desabafar com ninguem de vdd sobre isso, e por vc saber exatamente o que eu sinto me da vontade de compartilhar c vc! Beijinhos e boa sorte, n te conheço, mas pelo o que eu li nas postagens fiquei encantada :) menina de ouro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivi!! Você não é nada fútil... nada, nada, nada! Vou até escrever sobre essas coisas, logo, logo.. O que acontece é que ninguém está preparado para "perder" a imagem que tem de si, ué?
      Uma coisa é você fazer por onde e outra coisa é acontecer contigo.
      Agora eu vou te falar... conheço pessoas que tomam corticoide e não engordam! Apenas incham e normalmente é só o rosto.
      Se elas conseguem, porque você não vai conseguir? Acho que dá para manter o cuidado tanto da saúde como do corpo ao mesmo tempo.
      É claro que vai ser a parada mais difícil da sua vida... fazer uma caminhadinha com as pernas doendo, evitar comer quando sentir aquela fome de leão... mas pessoas já me provaram que é possível e agora eu estou te falando que é possível.
      Vc pode falar o que vc quiser por aqui e qdo quiser, sempre que eu puder eu vou responder!
      A estética é sim muito importante, não só para nós, por conta da nossa auto-estima, como também para a sociedade que cobra muito das aparências, não adianta ser hipócrita e negar...
      Então amiga, se esforce, se supere, viva a la Chuck Norris... hehehe, nada será impossível pra vc!
      Te desejo muita sorte, comprometimento e garra!! Estou torcendo por vc!

      Beijo e muitíssimo obrigada pelo comentário!

      Excluir
  8. Respostas
    1. Não, mas quando pequena eu tive bronquite e depois um pouco mais velha tive uma ou duas crises de asma, mas foi só.

      Excluir
  9. Sally,prazer e obrigada por este blog. suas palavras são belas e traz susego para todos. você é forte e batalhadora!
    BEIJOS! DULCE!!!

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde Sally.
    Acho que o único homem que vai relatar aqui, kkkkkkk
    Também sofri com tudo o que disse, Aumento de peso, acnes, estrias (gigantes) e etc.
    Bom, eu comecei a tomar prednisona em 01/2013 (60 mg por dia), e isso é muiiiito. Eu era modelo e pesava mais ou menos 75 Kg, engordei muito rápido, no total aumentei uns 30 Kg, passei dos 100 Kg, agora imaginem a minha angústia com esse aumento de peso e estrias.
    Hoje 1 ano e 4 meses depois consegui suspender o uso de corticoide, já diminui cerca de 10 Kg (em todo o processo de diminuição).
    Realmente gostei muito do seu blog, é muito útil e informativo. E desejo a todos melhoras e com certeza essa fase vai passar.

    Beijos, Ramsés

    ResponderExcluir
  11. Engordei 20 kg até agora com o corticóide , comecei a drenagem + n fez diferenca , continuei engordando. Tenho passado por isso tb , só dormindo , dormindo e dormindo . Não me sinto eu , eu não sou essa pessoa . Tô horrível. E a vontade que eu tenho é largar tudo

    ResponderExcluir