quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Púrpura Trombocitopênica Idiopática - PTI

Bom dia pessoal! 

Como vocês já sabem recentemente fui diagnosticada com PTI. No meu caso, avaliou-se meu histórico médico e chegou-se a conclusão que se trata de Síndrome de Evans, que nada mais é do que Anemia Hemolítica + PTI. Prometo que falarei mais sobre isso em outro post. 

Hoje eu vim aqui para postar um link do Governo Federal com o Protocolo de Tratamento da PTI no Brasil. Achei o documento super, hiper interessante! Explica sobre a doença e sobre o tratamento indicado, tanto para crianças quanto para adultos, além de falar bastante sobre as medicações. 

Aproveito para falar sobre os efeitos colaterais do Azatioprina. Eu estou tomando 1 comprimido de 50 mg todos os dias pela manhã. Desde que comecei a tomar este remédio eu senti: Náusea, tontura e fraqueza. Também reparei um ressecamento em toda a pele do corpo, inclusive no rosto. As áreas mais ressecadas são a boca, queixo e mandíbula. No resto do corpo reparei também vermelhidão e secura na barriga e nas costas.

Esqueci de relatar isso antes, então o farei agora, quando estava no hospital, fui tratada com imunoglobulina humana (optei por imunoglobulina + azatioprina, e ainda fiz 2 transfusões de plaquetas) e após cada sessão eu senti dor de cabeça e tive que tomar dipirona na veia.

Agora eu estou procurando saber se existe algum tipo de restrição quanto a alimentação ou algum alimento que possa ajudar no tratamento e até agora eu não achei nada. O meu médico liberou caminhadas, mas eu vi aqui que não se pode fazer exercícios quando estiver em crise. 

Acho que por enquanto é só! Segue o link do Protocolo para vocês:


7 comentários:

  1. Lindeza, estamos juntas viu!!!Força!!!Deus está no controle e vc vai tirar isso de letra.
    To pedsquisando aqui tb, assim que eu encontrar alguma coisa posto aqui pra vc.MMuitos bjos fique bem!!

    ResponderExcluir
  2. Brigada Lu!! Essa luta fica muito mais fácil sabendo que não estou sozinha!!! :D !!!!!\o/

    ResponderExcluir
  3. Sally,
    Você +está com Deus e vai dar tudo certo. Faça sua parte, tendo fé nele e lutando.
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Oi lindeza como vao as coisas?? conseguiu o médico??
    Está melhor com o medicamento???vc tem meu email qq coisa me grita viu!!! tamo juntas, eu andei um pouco sumida , tive uma recaida ontem fui para o hospital com dores no peito, mas faz parte do tratamento. Enfim vai dar tudo certo. Muitos bjos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu, desculpa a demora pra te responder! Ainda bem que temos o facebook para uma conversa mais atualizada! Espero que vc esteja melhor, eu acho que estou bem... Conversamos por lá? Beijim!

      Excluir
  5. Ola meu nome é Maycon...também tenho Sindrome de Evans
    Estou passando pelo mesmo problema!!! Ja fiz tranfusão de plaquetas, ja tomei um medicamento de alto custo chamado Retucsimab...tomei imunoglobolina...e no dia 13 de fevereiro retirei o Baço....

    ResponderExcluir