domingo, 3 de novembro de 2013

Terapia de Choque!!!

Bom dia pessoal!

Hoje vim aqui para falar sobre o tratamento psicológico que tanto recomendo a todos que passam por momentos tão difíceis como nós. Eu comecei a fazer terapia em agosto de 2010 depois que começaram os efeitos colaterais do corticoide. Na época eu não me reconhecia nem no espelho, tive um problema de identidade mesmo e nem conseguia vestir as minhas roupas, ou seja, não conseguia me "caracterizar" de mim mesma. 

O que eu aprendi é que de fato não somos mais os mesmos depois que passamos por tudo isso. O jeito é aprender a se aceitar e a partir daí se renovar. A parte mais difícil do tratamento psicológico foi a DESCONSTRUÇÃO do que eu era, da minha imagem, da minha vida anterior e a CONSTRUÇÃO do novo, do que me tornei e do que queria ser. Rola uma confusão mental, não vou mentir não.... 

Enfim, durante o tratamento, que faço até hoje, tive cerca de 5 psicólogas diferentes. É sobre a sexta que eu quero falar hoje, a que durou apenas duas sessões. Algumas pessoas dizem que quem não se "adapta" à linha do psicólogo é o paciente, mas eu discordo. Eu acredito que se o paciente der uma chance ao bom profissional, tudo pode dar certo, por isso já passei por terapia com psicólogos que seguiam diversas linhas teóricas (se é que eu posso chamar assim): comportamentalista, freudiana, analítica e psicodrama (talvez até mais e eu não sei).

Para os que nunca fizeram terapia vou dizer aqui como reconhecer um bom profissional de acordo com as minhas experiências. Primeiro, ele tem que fazer uma anamnese e depois o contrato psicológico (não sei se esse contrato vale para todas as linhas teóricas), nesse momento o paciente fica ciente que se caso o psicólogo perceba que ele pode ser um risco a ele mesmo, os familiares serão notificados, mas tudo que se fala dentro do consultório é sigiloso. (lembrete: estou falando da minha experiência, hein galera, pode ser que nem todos façam isso, mas posso dizer que os melhores que tive fizeram tudo isso).

O que me leva a falar sobre a 6a psicóloga que tive. Eu sou uma pessoa muito na minha, não sou de demonstrar muito carinho e fui pega de surpresa quando a psicóloga logo queria um abraço. Eu pensei comigo mesma "por que não, né?", então tá, lá fui eu. A primeira consulta até que foi tranquila porque eu falei muito e acabou que ela não falou praticamente nada. Ao final, rolou o lance do abraço de novo. 

A segunda consulta foi desastrosa. Novamente começamos com o abraço, ao qual eu dei o nome de "abraço de acolhimento". Depois que eu sentei e começamos a conversar, o mundo veio abaixo... Quase que literalmente, hahaha! Quase brigamos feio, mas eu não sei ao certo se ela percebeu o quanto estava me deixando mal. Vou explicar. Tudo que eu falava, TUDO, ela tinha uma OPINIÃO contrária. E ela não falava com jeitinho não... Era do tipo "não estou te entendendo" e eu "então eu não sei se vou conseguir te explicar" e por aí vai... Senti que eu tinha que lutar pelas minhas convicções, que eu tinha que demonstrar porque eu achava isso ou aquilo... 

A consulta foi uma luta e ao final eu ouvi coisas do tipo "você sempre fala muito assim?" e eu tive que explicar que quando comecei o tratamento eram 3 sessões por semana, depois foram para 2 e depois para 1 e que eu tinha que maximar o tempo que eu tinha. Depois ela perguntou assim "você sempre foi bem articulada assim?" E eu "por quê? vc me achou bem articulada?" e eu pensando comigo... explicar sem agredir faz com que pensemos muito no que vamos dizer, não é mesmo?? E daí ela respondeu "você tem bons argumentos". Porra!!!!!!!!!!! (desculpem) mas eu tenho que ARGUMENTAR com a psicóloga???? Ah nem.... chega cansei... E por fim, ela me disse assim, "quero te ver mais vezes por semana" e eu realmente não tinha mais tempo disponível para isso... mas assim.. o pior foi que saí de lá pensando que tinha alguma coisa de errado comigo. E ao final, ainda exigiu a merda do abraço de novo!! A única coisa "acolhedora" que aquela mulher tinha, se é que tinha pq nem sincero era.

Eu passei a semana inteira muito mal... coisas que já havia resolvido com a outra psicóloga, a nº 5, vieram à tona como se eu nem tivesse tratado antes... (ps: é claro que não contei tudo que falei com ela pra vcs, né?) Eu comecei a entrar num desespero, parecia que tudo era ruim, que a minha vida era uma m.... ! 

Daí eu comecei a pensar, peraí... como é que eu posso deixar uma pessoa me acabar apenas com palavras? Como é que eu posso deixar alguém entrar na minha cabeça dessa forma a ponto de me deixar mal?? Percebam que a nossa fragilidade emocional é um prato cheio para qualquer pessoa!! Podia ser a psicóloga do mal ou podia ser um conhecido, um "amigo", um colega de trabalho ou até mesmo alguém da nossa família. 

Descobri então que tenho que ser mais forte emocionalmente, ter as minhas demandas psicológicas resolvidas, não quer dizer que eu esteja forte. Sabe o que quer dizer que somos forte? O amor próprio, um certo narcisismo bom e a auto-estima lá em cima!!! São coisas que só nós podemos fazer por nós mesmos e para o nosso bem!

Se alguém te chama de gorda, vai te afetar somente se vc estiver mal... Se vc estiver bem saberá lidar com isso de uma forma totalmente diferente!! Saberá que está assim devido a uma medicação e que é inevitável ou sei lá qual o motivo e se estiver insatisfeita, fará tudo para mudar isso.. Fato é que toda a solução vem de dentro da gente. Então a gente vai e culpa o mundo, mas não é bem assim... 

Agora eu encontrei o psicólogo nº 7. Já sei que esse número é abençoado, hehehe, então acredito que ele é o cara! É um homem diga-se de passagem. Acho que ele me ajudará bastante! 

Mas era isso que eu queria dizer, como sempre, escrevendo muito porque eu falo muito e daí é muita coisa mesmo. Tomem muito cuidado ao escolher um psicólogo, um terapeuta e não se deixem abalar por palavras, pessoas... não façam como eu, não se agridam, não se deixem destruir pelo mundo. Só você sabe quem você é e ninguém tem o direito de falar sobre o que não sabe, mas eles SEMPRE vão falar. Então esteja preparada(o) para se proteger e não se abalar.

Muita saúde a todos!!!!

Beijos!

7 comentários:

  1. Olá, minha irmã teve uma péssima psicologa. As coisas que ela me contou foram horríveis. No final, ela acabou falando que não ia tratar a minha irmã. Demonstrou até uma certa inveja dela, dá profissão que ela tinha. E minha irmã é um doce de pessoa, sabe daquelas pessoas que nunca responde ninguém?
    Sei que a minha opinião é apenas uma opinião, opinião de quem já teve problemas de saúde há 5 anos que fui até parar em uma UTI. Tive que tomar corticóide por pouquíssimo tempo, e foi aí que conheci seu blog. vou te dizer que a minha barriga esta gigante, igual de grávida e fiquei 1 mês de cama por causa do incompetente do medico que nem percebeu que era abstinência do corticóide. Estou quase 2 meses me recuperando, mas ainda não estou 100%. Tive alguns problemas de ansiedade que estou tendo que tomar calmante, tive 1 erro médico que quase morri. Tive alterações de pressão arterial e minha vida ficou enlouquecida. Sabe como tenho melhorado? Me mandaram ir até no psiquiatra, etc. Sabe o que fiz? Simplesmente não fui ao psiquiatra nenhum, sabe porque? Porque sempre me recuperei do meu jeito. Tento esquecer do que está acontecendo comigo, não toco no assunto e não deixo ninguém tocar nele. Os psicólogos fazem vc ficar relembrando do problema e na verdade a solução é esquece-los. Fazendo esse processo, minha pressão diminuiu, ela tava chegando até a 16. Agora quando meço não passa de 12/8. Hoje mesmo minha pressão tava 10/6. Os médicos queriam que eu tomasse remédio pra pressão e eu mudei de medico. Aí fui melhorando a minha ansiedade, o médico era mais calmo e tô melhorando. Minha ansiedade está bem melhor, e vou melhorar ainda mais. A única coisa que faço é esquecer. Na 1º vez que fui andar de aviao e o aviao deu uns probleminhas e fiquei meio traumatizada e o que fiz? Não andei mais de avião, já vai completar 3 anos, mas eu até esqueci q tinha medo. tenho coragem agora na boa de voar. E já estou programando minha proxima viagem. Se fosse em uma psicologa ia era piorar meu problema, pois ficar falando ia ficar relembrando todo o medo que tive. Pra mim, o negócio é esquecer. Isso sim é melhor. Se vc está gorda e não consegue emagrecer por causa dos remédios, vc tem que esquecer isso. Coma sempre frutas, verduras, esqueça o fast food,etc. Mas se não emagrecer, que vc seja gorda e que seja pro resto da vida. Vc tem q apenas se alimentar pra se manter saudável e não apenas pra emagrecer. Se algum dia alguem te xingar, pode ter certeza que quem fez isso é muito mais infeliz do que vc. Sofri bullying desde de que nasci, fui apontada inúmeras vezes na rua. Até hj é assim, e já tenho mais de trinta. Sabe o que aconteceu com as pessoas que se diziam lindas? Perfeitas? A maioria tá na pior ou ficou sem nada. Mas eu que era sacaneada o tempo todo? Conheci um marido bonito, do jeito que eu queria e ainda me sustenta, me dá tudo. Não importa se estou barriguda, ou sei lá o que. Me da muito carinho. Se vc ou outra pessoa que estiver lendo esse comentário esteja passando por algum tipo de problema "psicológico" ou de saúde, não deve desistir, transmita a sua bondade para as outras pessoas, mesmo que muitas pessoas fujam de vc, seja de inveja ou por outros motivos, as outras pessoas que são do bem vão se aproximar de vc, fazendo que sua vida seja muito mais feliz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada pelo seu depoimento! Eu não sou tão forte quanto você e não consigo resolver as minhas coisas sozinha... Mas eu admiro quem consegue. Sou a favor da terapia (realizada com um bom profissional) porque acredito no tratamento. Você é uma pessoa muito forte, mas muito mesmo. Parabéns!! :)

      Excluir
  2. Oi Sally! Meu nome é Gabriela e foi com grande alívio que encontrei o seu blog! Há 10 anos sou portadora de uma doença autoimune e confesso que neste tempo todo me sentia uma estranha no mundo. As pessoas não compreendem a doença, alguns acham até que é frescura... Até mesmo alguns médicos, dos muitos que fui, não conhecem muito bem como a doença funciona. Tenho pioderma gangrenoso e estou em fase ativa da doença, tomando corticóides e com todos esses problemas que você descreve tão bem no seu blog. Já fiz terapia (passei por duas psicólogas), no momento não faço. Não tenho vontade de sair de casa para ficar falando de problemas que as pessoas não entendem. Encontrei seu blog enquanto procurava formas para minimizar os efeitos do corticóide. Tenho procurado também um grupo de apoio, pessoas que passem pelo problema e que estejam dispostas a dividir suas alegrias e tristezas. (Você conhece algum grupo virtual?) Estou conhecendo seu blog aos poucos. Lendo um pouquinho por dia, conhecendo sua história, me identificando com muitas delas e me sentindo mais confortável em perceber que não é o fim do mundo. Com força e determinação podemos vencer a doença ou pelo menos conviver com ela de forma pacífica! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriela! Obrigada pela sua mensagem! Sim, o blog tem um site no face - https://www.facebook.com/QueridoDiarioBlog e tem um grupo só de pessoas que tomam corticoide - https://www.facebook.com/groups/1394382570778355/


      E se precisar eu tenho um email tambem - queridodiario.faq@gmail.com

      Tenho certeza que vai dar tudo certo! Não é fácil, mas se temos que enfrentar e conviver com tudo isso, que seja da melhor forma possível!!!

      Melhoras e saúde!!

      Excluir
  3. ola sally, sou mãe de uma menina de 4 meses, á 2 meses foi internada com um hemoglobina de 5, e então desconfia-se que tenha uma anemia hemólica auto imune, começou com os corticóides, depois de ter iniciado o desmame a hemoglobina começou a baixar e neste momento sem corticóide tem 8.3, os exames tem sido inconclusivos o que para mim tem sido um terror, não saber o que a minha menina tem é desesperante. Não sei mais o que pensar, o que fazer.

    ResponderExcluir
  4. Boa Noite, Cherry,
    Como você está, menina fazia tempo que eu não aparecia por aqui, rsss até peço desculpas, mas minha vida se revirou esse ano, e graças a Deus e espero que não seja apenas a minha vida e sim a de todos que lêem por aqui. Eu confesso que não sou tão forte assim, penso que o melhor encorajador de um auto-imune infelizmente é a PREDINIZONA, vai por mim, essa é a garota, ninguém debate com ela, nem você. Mas quando eu achava que não tinha nada, e realmente foi nos meus 20 e poucos anos, eu entrei numa sessão de terapia, foi a fase mais chique da minha vida (Um pouco depois do anos 90, ainda era muito chique ter um terapeuta), achei uma psicóloga maravilhosa, foi amor a primeira vista, era pago, mas foram o investimento mais bem pago que havia feito em minha vida, eu adorava falar da minha vida, borboletear sobre meus sentimentos e por ai vai, sempre terminando com um diagnostico cheio de encorajamento, de palavras fofas e motivadoras, era o sonho de todo paciente, mas eu terminei aquele romance medico, bem as minhas nas primeiras crises, foi uma pena, também posso falar que o dinheiro que sempre te ajuda nessas horas, tirou toda minha segurança e minha terapeuta salva-vidas, pois fiquei na crise de tudo mesmo. Eu reconheço que nunca me senti mais vitimada do que esses miseráveis da rua, graças a Deus, não cheguei a pedir um trocado para beber uma pinga e tenta me esquecer, mesmo precisando afogar toda aquela loucura, eu acredito que de todas as crises psicóticas que tive por dores, por efeitos de cortisona, azatioprina, as ciclosfosfamidas que pareciam ácidos entrando nas minhas veias, de todas essas reações, e o pior de tudo, meu coração dolorido porque não aceitava outra terapeuta a não ser aquela, e por causa disso fui relatando diagnósticos que não tinha, para os médicos de outras especialidades, me receitarem os famosos antisioliticos, mas tudo que consegui e foi no máximo até hoje, uma amitripilina, apenas para tirar as dores de cabeça ou enxaquecas que de vez em quando me aparecem para lembrar, acho que disso, e me favorecer um pouco do que um suposto prozac podia me aliviar ..mas para ir alem dos remédios digamos básico para melhorar minha auto-estima, diante de tantas crises e reações que acabavam mais para psíquicas do que fisicas, me veio a primeira orientação, e quando eu finalmente fui atras e tentei aceitar a situação, eu literalmente, me cavei pedindo ajuda aos médicos que adoraram a confissão, pedindo um psicólogo na minha receita, mas ai eu achava que o tratamento era alem de simples conversas, e fui logo de primeira atras de um psiquiatra, (continua....)

    ResponderExcluir
  5. Continuando....muito diferente de psicólogo, que não era terapeuta, mas apenas mais um medico que se restringia a receitar qualquer remédio para me ajudar, me fazia perguntas básicas anotava e me receitava acho que vitaminas rsss eu cheguei a fazer uma pesquisa para ver qual era meu problema, eu vi que eu precisava tirar meu cérebro do ócio, resolvi aceitar um psicólogo na minha vida, mas assim como a Sally não me dei bem, no primeiro encontro, fui bastante cordial, no outro desabafei, nano esbofetei ninguém, algumas consultas davam essa coleirinha, mas no outro ela faltou e as indiferenças comeram a aparecer até que eu fugi, digo essa palavra porque desisti dessa área, não apenas por ter encerrado um maravilhoso tratamento, mas que foi encerrado pela circunstancia financeira da minha doença, mas pelo fato de que meu cérebro, mesmo com dois neurônios, precisava proliferar além de algumas palavras e orientações profissionais, peço mil desculpas a quem acredita, mas eu digo que a minha solução foi resolver a minha vida, tomando uma boa dose de disciplina, desde tomar os remédios direito, cessar as reclamações de dores e achismos, tirar aquela roupa de vitima e assumir um papel superior ou seja do outro lado, que te auxilia, que põe as coisas no devido lugar, enfim a conclusão que tive dessas experiências foi que o cérebro, teus nervos, te comem quando voce se vë numa rede sem saída, acho que desde ler bastante livros da área ou fora, foram me encorajando, as atitudes, por mais fúteis, foram me levantando, nesse ano me encontrei desempregada, porque eu quis, eu resolvi procurar um lugar melhor, e pedi a demissão, achava que conseguiria uma condição mais favorável a esse meu estilo de vida (Rica Rss ) mesmo sem chance nenhuma, foi devagarinho que as coisas foram indo, achei que tinha tomado a pior decisão da minha vida, mas eu vi que ficar procurando sarna na internet, caos piores que os meus, soluções, comecei a abrir mais a caverna e voltei a fazer coisas que me davam prazeres úteis, nada melhor para você esquecer o problemas ajudando o próximo, que fizeram com que minha cabeça, fosse voltando de onde nunca deveria sair.
    Não vou terminar esse relato como um comercial de margarina, ou de aromatizante para ambientes, dizendo que sou feliz, rica e saudável, vejo que um terapeuta ajuda muito, mas não é um prozac, que você toma uma época na sua vida, para te livrar dos tormentos e depois retoma para uma nova vida, não querendo acabar com a profissão, mas tenho certeza que eles são essenciais, sim, se não Freud não passaria de um garoto anti-social e esquisito, mas existe um casamento sentimental mais para o lado racional, pois voce não vai se abrir para o primeiro que te mostrar um diploma e um sorriso cordial, mas foi mais fora desse caminho que eu achei o melhor começo pra ter paz na minha mente, posso te dizer que a melhor felicidade é a sobrevivência. Sally, abraços natalinos da sua miguxa sumida,
    Helena (agora empregada e mäe de um filhote dentuço, orelhudo e peludo rss).



    ResponderExcluir