domingo, 10 de abril de 2011

The game called life.

A vida é única, né? Temos apenas uma chance... eu lembro até hoje do ciclo da vida que aprendi na 3ª série: "nascer, crescer, reproduzir e morrer". Nascer.... crescer... reproduzir.... morrer....

Parecia tão simples.

Tenho vivido algumas emoções nesses últimos dias. Começou com uma indignação, depois revolta, angústia, tristeza, fraqueza, fragilidade, confusão, passei a não saber quem ouvir, o que ouvir, no que acreditar, os "estímulos" produtivos ou improdutivos vinham de todos os lados, me sufocavam, me deixaram mais confusa ainda. Fui lá... cheguei ao fundo do poço e então morri.

Me abandonei lá, no fundo, meu ciclo acabou. Sinto como se tivesse passado pelas 5 fases da dor da morte: negação, raiva, barganha, depressão e aceitação. A beleza de se morrer viva é que inevitavelmente você ressuscitará. Posso dizer que re-nasci, que vim ao mundo fortalecida, que não existe mais confusão, muito menos fragilidade, que a vida me aparece de outra forma.

E foi aqui que os hipócritas fizeram a festa e me convidaram para participar. Me disseram: "a vida é um jogo, você quer jogar?"

Ainda sou nova no jogo, mas eu sempre tive sorte com jogos.... não parece ser diferente na vida. Não me levem a mal, mas parece que a emoção, os sentimentos verdadeiros não fazem parte do jogo. Por um lado isso é bom, porque tenho vivido momentos intensos comigo mesma, estou me conhecendo, ou melhor, me reinventando. Por outro, é estranho se guardar para pequenos momentos de sinceridade para poder "ser" verdadeiramente.

Antes de morrer eu "era" verdadeiramente o tempo todo, sentia o tempo todo... Não me venha você dizer que a vida é assim, um dia se toma consciência dela e tudo mais, porque não é disso que estou falando. Não mesmo. É de algo mais intenso, interno, não muito consciente. Não é "abri o olho e vi a vida". É, "agora eu sinto a vida". É um sentir, um agir diferente.

Nesse momento de transformação, em que preciso afirmar o meu ser, é que vejo que o viver nunca foi de me querer. Eu que quero o viver e esse é o sentido da vida a meu ver. Não existe objetivo maior do que viver, estar vivo é a prioridade do ser. E é sobre isso que quero dizer, que o sentir a vida inconscientemente é, assim como nossos pulmões "puxam" o ar para respirarmos, um ato "praticamente" involuntário, mas que tem razão de ser.

Que se observe os jogadores, que se analise as cartas, que se saia da partida ou que se aumentem as apostas. Que se blefe, que se arrisque e que por fim, se mostrem as cartas. Ganhar ou perder sempre faz parte do jogo, mas pelo menos, agora estou jogando sabendo as regras e finalmente tenho chances reais de ficar entre os primeiros. Please, shuffle the cards before we start.







6 comentários:

  1. Pra mim, seu último parágrafo resume bem a vida, acrescentando que o jogo da vida não é tão frio como parece. Todo jogo carrega emoções, alegrias, tristezas, adrenalinas, alívios. Enfim, o jogo também é sentido.
    E como em todo jogo, seu prêmio ou prejuízo é equivalente ao valor da sua aposta. Perder faz parte, vencer também, mas o importante é não parar de jogar.

    ResponderExcluir
  2. Então... talvez não seja tão frio, mas normalmente ganha quem consegue se controlar, quem não demonstra que está nervoso ou que está blefando, saca? A idéia é essa...
    Não considero o jogo sentido... pra mim, viver é o sentido, o jogo foi estipulado para que possamos conseguir viver... O jogo pra mim é o meio, viver é o fim. Concordo contigo em todo o resto :D

    ResponderExcluir
  3. Só corrigindo, quando falo que o jogo é sentido, não falo de sentido como direção ou objetivo, mas de sentir o jogo.

    ResponderExcluir
  4. Sally,
    Estou até anestesiada com a quantidade de "verdades" em seu texto... e como reflete também o que tenho vivido! A pensar: se a vida é, de fato, um jogo... o grande segredo é encontrar bons parceiros de partida? Ou se tornar um expert em jogar "paciência", literalmente?

    ResponderExcluir
  5. Então Dany, eu penso que o parceiro ideal é justamente aquele com quem você não precisa jogar... porém, "não precisar" não quer dizer que não haja jogo. Acho que acontece os dois na vida,devemos encontrar um bom parceiro de "truco" e ser expert em jogar paciência para lidar com todos...

    ResponderExcluir
  6. Um amigo meu morreu na fase do carro indo pra Piri. Não teve "continue" pra ele...

    ResponderExcluir