sexta-feira, 13 de maio de 2011

O Jogo do EU

Hello meu povo, tudo bão? Espero que sim!!

Na terça almocei com a minha querida amiga Fabrícia e ela me deu um "livro" chamado "O Jogo do Eu" do R. D. Silvahttp://www.jogodoeu.com.br/. Como ela bem me explicou, não se trata de algo que ela tenha achado na parte de "auto-ajuda" da livraria (que fique bem claro, a Fabrícia é contra essas coisas), mas ele tem uma proposta diferente, é composto por cartas que falam sobre várias questões da vida e cada carta propõe uma ação do leitor, seja para escrever sobre alguma coisa ou pensar sobre outra. É super interessante porque você é convidado a interagir com o autor e a partir daí tirar suas próprias conclusões, um chamado à reflexão pessoal. Achei super hiper interessante!!!

Prometi a ela que iria divulgar meus pensamentos, porém iria divulgá-los pelo Buzz do gmail (se você tiver e quiser me adicionar, me procura lá! ), mas adivinhem? Resolvi compartilhar com vocês aqui no meu blog ! Ótimo estímulo para atrair mais leitores, hehehe (pensei eu, né... :P )

Ela inventou "novas" regras e me pediu que as seguisse com fidelidade, além disso, me disse que eu deveria "jogar" quando estivesse ansiosa ou com alguma inquietação e tal.. que não "precisava" ser todos os dias, creio eu que para não virar uma obrigação e tirar a graça do "jogo". Como hoje estou com aquela dorzinha no peito, ansiosa, preocupada com algumas questões aí, resolvi jogar. Vamos lá??? Vou escolher 3 cartas agora. Okay! Saíram as seguintes : "Marque um jogo com os amigos", "Perdoe" e "Faça". Vou ler as 3 e escolher uma.

Pronto, escolhi: Perdoe.

"Hoje procure perdoar alguém. Muitas vezes guardamos mágoas que nem a pessoa que as provocou sabe. Algumas vezes até alimentamos estas mágoas. Geralmente associamos o perdão com a tolerância, quando deveríamos procurar o caminho da compreensão. Procure pensar sob o ponto de vista do outro e compreender os motivos que o levaram a fazer aquilo que o magoou. Desta forma o perdão virá naturalmente. Reflita sobre isso hoje."

O Perdão: Não sei se vocês se lembram, ano passado eu escrevi um monte de emails para amigos com os quais eu estava bastante magoada. Essa carta fala a mais pura verdade. Muitos nem imaginavam o que eu realmente sentia. Por dentro eu achava que já havia perdoado, porém, foi pura tolerância mesmo para manter a amizade, com medo de falar o que eu realmente pensava.

Comigo sempre foi assim, minha mãe conta que quando eu era pequena, percebia que estavam me passando pra trás nos joguinhos, mas que eu fingia que não via para poder continuar jogando, só pelo prazer de estar com os meus "amiguinhos". O problema é que eu trouxe isso para a minha vida. Deixei namorado gritar comigo e fiquei quieta para manter o namoro, deixei "amigo" me magoar e não tive coragem de dizer que estava mal e por aí vai.

Agora percebo claramente este erro, percebo que antes mesmo de pensar em perdoar alguém, o melhor que posso fazer é não deixar que alguém me magoe. Percebam que isso não é tão difícil, principalmente quando somos francos, quando não "internalizamos" e "abafamos" dentro do peito os fatos e sentimentos ruins. Devemos aprender a lidar com as situações no momento em que elas acontecem, sem remoer nada, sem carregar peso nenhum. A vida fica tão mais descomplicada assim, sem conjecturas e grande imaginação.

Confesso que o mais difícil da carta de hoje é a proposta de me colocar no lugar da pessoa que me magoou e pensar no motivo pelo qual ela fez o que fez. Pensando bem mesmo, acho que ninguém magoa ninguém (amigo, neste caso) de propósito, magoa? E se magoar tenho certeza que se se importar mesmo com o outro acaba reconhecendo o erro, porém, essa parte é realmente difícil de compreender e vou refletir sobre isso hoje.

Inté ma people! :D

ps: Postado novamente hoje porque o blogspot fez o favor de deletar a minha última postagem!!! Obrigada Fabrícia (e num é que ela que mandou o texto de volta pra mim?? Isso é que é ser leitora assídua do blog! Tem até backup que eu não tenho! hahahaha)

4 comentários:

  1. Hhahahahahahahahaha!! vou fingir que é isso mesmo...

    Como te falei, esse jogo esteve embrulhadinho, dentro do meu carro por bastante tempo...

    quis dá-lo para várias pessoas, em vários momentos diferentes... mas o "destino" cuidou de entregá-lo nas mão certas..

    Adoro vc =**

    ResponderExcluir
  2. Awwwwwwwwwwwwwww!! Eu que te agradeço por ter pensado em mim!! :D Fiquei muito feliz! E vou dividir essa experiência com vc e com todos que lêem o blog :D

    Adoro vc =** [2]

    ResponderExcluir
  3. Oi! Acompanho o seu blog e fiquei esperando mais textos sobre o Jogo do Eu, mas você não escreveu mais. Você parou de jogá-lo?

    ResponderExcluir
  4. Olá!! Não parei de jogá-lo! Mas realmente deixei de postar, minhas últimas cartas foram para aprender e decorar a letra de uma música, dar carinho ao meu bichinho de estimação, coisas mais simples... Mas prometo que postarei mais sobre o jogo, ok?! Obrigada por seguir meu blog, fico feliz!

    ResponderExcluir