quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Now What?????

Olá meu povo!

E eis que antecipo o meu retorno... Retorno este totalmente inesperado. Infelizmente, essa semana fui diagnosticada com "vasculite", inflamação dos vasos sanguíneos. Pelo que eu andei lendo pela web, isso significa que os anticorpos estão se acumulando nas paredes dos vasos sanguíneos, bloqueando-os e causando a inflamação. 

Bom, vou contar como tudo aconteceu. Comecei a perceber umas manchas avermelhadas na minha mão por volta do dia 22 de setembro. Elas começaram perto do dedão de cada mão e às vezes coçavam. Como eu sou bastante alérgica, nem dei muita atenção não. Logo no início do mês de outubro eu percebi que as manchas tinham aumentado e já estavam perto do meio da palma da mão.

Eu mostrei isso ao meu hemato, que naquele momento, disse que eu teria só que olhar para ver se piorava ou não. Em exatamente uma semana as manchas já tinham atingido a mão inteira e estavam se dirigindo para o pulso, começaram a doer, arder (queimar mesmo), coçar um pouco e toda vez que eu dobrava os dedos ou usava uma caneta para escrever minha mão doía muito. 

Fui à emergência de um hospital no final de semana passado e a médica disse que não tinha idéia do que eu tinha e que por isso, não ia me dar nenhum remédio. Disse que estava ali para descartar o meu risco de morte e como eu não corria risco algum, eu poderia procurar um médico durante a semana. Passei o finde com gelo nas mãos para ver se aliviava a ardência. 

Na segunda-feira, fui direto para a dermatologista que me disse que o que eu tinha não era alergia e sim "vasculite". Contei para ela o meu histórico médico e ela acha que a vasculite é consequência do meu problema auto-imune. De cara já mandou eu voltar a tomar 60mg de prednisona (corticóide) e me passou uma página inteira com exames de sangue. 

Depois fui ao meu hemato que concordou com o diagnóstico dela, manteve a medicação (Vou tomar 60mg por 3 dias, depois 40mg por mais 3 dias, depois 20mg por 3 dias e assim por diante) e solicitou mais exames. O médico acha que estou com Lúpus. Segundo ele, leucopenia (sempre tive), anemia hemolítica auto-imune, vasculite, queda de cabelo, são todos sintomas do Lúpus. 

Não precisa nem dizer que meu dia ontem foi "from hell", né? Chorei horrores! Estava inconformada de ter que voltar a tomar a medicação, voltar a ficar inchada, voltar a sofrer com a aparência... mas aconteceu algo totalmente inesperado. Alguns colegas de trabalho ficaram sabendo da minha situação e durante o dia inteiro de ontem eu recebi várias visitas, vários abraços, várias palavras de conforto, foi tudo tão irreal, me senti tão querida, tão cuidada, tão amada! 

Todos eles fizeram a maior diferença na forma como resolvi encarar o que está acontecendo agora. Engoli o choro e resolvi encarar essa "nova" doença com toda a minha força. Não posso deixar a doença vencer ou me deixar pra baixo. Dessa vez, eu estou no controle. Comecei a tomar o remédio logo ontem mesmo e pela noite já estava morrendo de dores nas pernas. Daí eu já coloquei uma meia calça, já dormi com as pernas levantadas, hoje já acordei, já coloquei a meia calça de novo, diminuí o café da manhã. 

Não sei se vocês sabem, mas quem toma a prednisona tem um monte de restrições alimentares e até físicas também. Então eu resolvi por mim mesma já parar de tomar refrigerante (veneno para quem toma corticóide), resolvi não comer doces ( o corticóide dá uma forme de leão e muita vontade de doce), quando sentir fome vou comer só frutas e tomar sucos naturais como o de maracujá para acalmar e segurar a ansiedade. 

Amanhã vou à médica mostrar alguns resultados do exame de sangue que já estão prontos e perguntar a ela sobre atividade física. Se eu puder fazer alguma coisa, nem que seja natação, eu vou fazer. Declarei guerra contra essa merda de vasculite. Já olhei alguns resultados e algumas coisas estão alteradas. Meus linfócitos estão baixos, meu bom colesterol está abaixo do limite mínimo e a bilirrubina (que é o que me deixa amarela) está alta. Sinceramente, não sei o que nada disso significa, quando souber eu venho aqui explicar, só sei que o resultado para lúpus deve sair no final dessa semana, início da semana que vem e assim que sair, também venho aqui falar para vocês. 

No mais, quero dizer que estou me sentindo muito bem, vou trabalhar até quando o trabalho não começar a me prejudicar ou até quando não puder mais desempenhar bem as minhas atividades. Vou continuar seguindo em frente com muita fé e sem tristeza! 

Como um amigo meu me falou, querendo ou não vou ter que conviver com tudo que está me acontecendo e a melhor forma de lidar com isso é positivamente já desde o começo. Venha o que vier, nada vai me privar de seguir em frente com os meus sonhos!!

É isso! Excelente feriado a todos vocês e vamos que vamos!

5 comentários:

  1. Mesmo de longe, estou do seu lado. Sempre.
    Beijos e seja bem-vinda de volta.
    =)

    ResponderExcluir
  2. Poxa, eu já tomei corticoide por conta de uma uma inflamacao (uveite) já devo ter tomado esse medicamento pelo menos umas 3 vezes... Entendo em parte o que vc esta sentido, mas o que posso te falar e tenha força,não se abata, cuide de sua alimentação, e tente não fazer a mente com os seus pesamentos ruins, tomar conta de vc. No meu caso descobri que minha inflamacao tinha fundo emocional eu, simplesmente não posso me estressar que ela ataca... Estou aqui para o que precisar, apesar de não te conhecer pessoalmente, torço por vc. ^__^

    ResponderExcluir
  3. Canna, eu nem preciso falar que te amo, né? Sabe, saber que eu tenho amigos de verdade, que se preocupam, que estão ao me lado para todas as batalhas, guerras e afins... Muito obrigada mesmo!

    Lilith, essa já é a terceira rodada de corticóide, mas antes era por conta da anemia hemolítica, agora é por conta da vasculite. Muito obrigada mesmo pelo seu apoio, vc não tem idéia de como ajuda saber que existem pessoas tão boas quanto você por aqui na net! Obrigada mesmo pelo apoio! Tudo que eu tenho passado parece que está relacionado com as emoções também, mas eu achava que estava indo tão bem... enfim... vamos que vamos vencer mais essa batalha! Obrigada mesmo pelas palavras!

    ResponderExcluir