Bom dia pessoal!!!
Eu tenho impressão que este post será enorrrrrrrme! Não que eu vá fazer uma retrospectiva como eu fiz ano passado, mas eu queria contar a vocês como foi este ano pra mim. Acho que compartilhando a vida depois de tomar o corticoide e de começar a voltar ao normal, vai ajudar vocês a ter mais esperança e almejar coisas boas no futuro!
A verdade é que o ano de 2012 só começou para mim no dia 12 de março. Este foi o dia no qual eu parei de tomar prednisona. Vocês não tem ideia da felicidade que é (alguns já devem ter), mas eu senti como se estivesse tirando um peso das minhas costas! É como se eu estivesse em um outro mundo e finalmente iria poder sair de lá....
Este primeiro semestre foi complicado... ainda não consegui ir para a academia, mas voltei para a faculdade! Conheci novas pessoas que me acolheram sem nem me julgar, sabe? Me senti confortável em contar a minha história! Aos poucos eu parei de falar "a minha doença, a doença que tenho", para falar "o que eu tive, o que aconteceu comigo" e depois de "não tem cura" para "está estabilizado" e "eu me sinto curada".
Foi um semestre bem difícil porque vocês sabem que a gente perde muita roupa... acaba que perdemos um pouco nossa identidade porque não conseguimos vestir esse novo corpo... então eu sentia muita vergonha, mas resolvi não comprar nenhuma roupa neste período... Ia para a faculdade de calça jeans, uma blusa e all star... ou sapatilha... ou com um casacão qualquer...
Este é um período complicado porque junta a sua expectativa de voltar ao normal com o tempo que seu corpo precisa para voltar ao normal... e acaba que é mais demorado do que você espera e paciência é uma coisa que eu não tinha. Por isso, eu me revoltava, ficava trancada em casa, não saía com meus amigos, nem nada.. Sentia muita pena de mim mesma...
Conforme o semestre foi passando e eu fui desinchando, as coisas começaram a melhorar! Algumas roupas antigas finalmente começaram a servir novamente e a minha auto-estima começou a aumentar! Conheci pessoas novas que me fizeram acreditar que a imagem não é tudo! As pessoas com as quais devemos nos envolver são aquelas que gostam da gente pelo que somos. Cada pessoa tem um jeitinho especial de gostar de alguém. Tem pessoas que se apaixonam por um sorriso, outras que se derretem por um olhar, outros que dão muito valor à personalidade...
O segundo semestre começou muito bom, apesar de ter que fazer a monografia, foi um semestre bastante feliz. Tive que lidar com a pressão e com o stress e isso me levou a uma recaída, acho que em novembro. A vasculite voltou nas mãos e não só o médico como a minha família também, queriam que eu tomasse prednisona de novo. Eu me recusei. Falei para o médico que eu queria tomar algum medicamento equivalente mas que naquele momento, não queria tomar corticoide. Foi então que o médico me passou um remédio chamado Azatioprina e me disse que se a crise piorasse que ele ia ter que me passar corticoide.
Além desse medicamento, ele me passou uma pomada de corticoide para eu passar nas mãos. Quando fui procurar este remédio aqui em Brasília, descobri que nem todas as farmácias estão autorizadas a vender ele e que o nome do remédio era Imussuprex (R$ 60,00 pra cima) e Imuran (R$ 120,00 pra cima) e que o Imussuprex estava em falta e o Imuran eu só achei em uma farmácia e estava bem caro.
Foi então que eu decidi não ceder a doença alguma. Mentalmente eu mandava a doença para a PQP todos os dias.... Resolvi passar só a pomada e pensei "Seja o que Deus quiser". Todo dia eu falava para mim mesma que era mais forte do que qualquer coisa e que nada ia me atingir, nada ia me derrubar e que eu não ia deixar a vasculite progredir.
Eu só sei que não precisei tomar medicamento nenhum e a vasculite sumiu só com a pomada! Eu continuei a fazer a monografia e a trabalhar normalmente! Saía raramente, mas agora não era por vergonha, mas sim porque meu objetivo era terminar o semestre e passar na mono. Dito e feito! Consegui passar em TODAS as matérias na facul e de quebra passar na mono!
Confesso a vocês que a vida AINDA não está como eu queria, mas eu tenho impressão que não está muito mais por minha conta do que pelo que ela me ofereceu. Tome o controle de sua vida. Não culpe Deus, seus pais, você mesma... Deixe acontecer e se adapte!
Eu já tenho meus planos para o ano que vem! Depois de tudo que aconteceu eu tenho uma visão melhor das coisas agora! Finalmente vou poder voltar a academia (e desta vez eu tenho que me comprometer), vou terminar a facul de Direito e sonhar com um futuro maravilhoso!
Essa fase na qual estamos tomando remédio é uma fase que nos deixa fortes, é nela que devemos reavaliar a vida, o que queremos, escrever nossos sonhos em um papel e por fim, ter paciência! Eu acredito que tudo tem uma razão de ser e devemos tirar só coisas boas dessas experiências. Eu tenho certeza que tudo que passei me ajuda a viver a vida que vivo agora! Não desanimem! Sonhem! Almejem! Se programem! Existe vida após o corticoide!!!
E para aqueles que necessitam desse medicamento para o resto da vida, eu tenho certeza que existem alternativas! Se não existiram alternativas medicamentosas, existem alternativas para controlar seus efeitos, para trabalhar a mente, para aproveitar a vida ao máximo e ser feliz!
Fora tudo isso que me aconteceu, eu ainda tive a felicidade de receber tantas mensagens lindas aqui pelo blog, conhecer tantos guerreiros e guerreiras que estão por aí fazendo a diferença neste mundo! Pessoas iluminadas e abençoadas por Deus! Estrelas que brilham sem parar!
Que ano foi esse?! Muito obrigada por tudo! Espero poder continuar ajudando a todos que passam por aqui! Desde já desejo a todos vocês um excelente ano! Muita força, fé, alegria, saúde, paz, amor, compaixão e fraternidade! Que este ano de 2013 seja o ano de vocês! Seja o ano da mudança, o ano do progresso, o ano do fortalecimento, da maturidade! Que vocês tomem este ano para si e façam dele inesquecível!!!
Até ano que vem!!!!
Beijos!!
Sally.