segunda-feira, 1 de abril de 2013

Os 5 estágios

Hoje falaremos sério. Resolvi escrever sobre os 5 estágios da morte ou, como também é conhecido, os 5 estágios do luto. Nós sempre nos esquecemos, mas a verdade é que somos animais. Se isso não fosse verdade, uma das grandes ciências consagradas no período moderno, não teria valia alguma: a Psicologia.

Se somos todos diferentes em personalidade, caráter e etc, como podemos ter as mesmas reações em situações de morte/luto? O que eu reparei é que uma doença vem para nós como a futura morte anunciada, o luto começa a partir do diagnóstico e é por isso que eu resolvi escrever sobre isso.

Tratamos muito sobre os nossos próprios sentimentos, mas nunca falei sobre os sentimentos alheios, daqueles que nos cercam e nos amam e que sofrem conosco nessa batalha. Pois bem, hoje falaremos de tudo isso!

Você recebe o diagnóstico e:

1º Estágio - NEGAÇÃO: Não que você tenha que aceitar logo de cara, afinal, nenhuma doença é esperada. É difícil enfrentar a nova realidade e neste momento, não só você como várias pessoas ao seu redor falam para você procurar vários médicos para confirmar se é isso mesmo. Não que isso seja ruim, não é, o problema é quando essa busca não acaba... 

2º Estágio - RAIVA/FÚRIA: O diagnóstico não muda. Você percebe que terá que conviver com isso. Começa a ficar com raiva de si mesmo, com raiva da doença, com raiva do médico, com raiva da vida, com  raiva de qualquer pessoa que fale alguma besteira sobre o que você está passando... Confesso que no meu caso, quando estava vendo Tv na Uti, ficava com raiva das pessoas saudáveis da Tv e me perguntava por que todo mundo estava saudável, menos eu... o que eu tinha feito para merecer isso.. 

3º Estágio - NEGOCIAÇÃO/BARGANHA: Você começa o acordo com Deus. A partir de agora tudo será diferente. Você fará tudo que nunca fez e sempre quis fazer, sua vida será uma vida nova, você só precisa ficar saudável novamente. 

4º Estágio - DEPRESSÃO: Tudo começa a ficar muito "pesado". Você começa a sofrer com os efeitos colaterais das medicações, começa a achar que teria sido melhor se tivesse morrido ao invés de ter que passar por tantas provações... Acha que sua vida nunca mais será a mesma, que ninguém te compreende, que está sozinha, não sabe qual o sentido da vida e por aí vai.

5º Estágio - ACEITAÇÃO: Este último seria a aceitação da morte. No nosso caso, entretanto, será a aceitação da doença. Ela chegou para ficar, vai te importunar pro resto da vida, massssssssssss, você se lembra de uma coisa "Quem manda nessa porra aqui sou eu". Finalmente você percebe que é mais forte do que acreditava ser, que não vai deixar de viver o que tiver que viver, ou seja, desistir por conta de doença nenhuma! A estética não importa mais. Nesse momento, você já sabe quem é seu amigo e quem não é. Você consegue então criar um ambiente saudável para a sua recuperação e tratamento.

Moral da história:

Morte por morte, todos nós estamos suscetíveis a ela!!!! Qualquer um de nós pode morrer hoje, amanhã, depois de amanhã e PASMEM, podemos morrer de QUALQUER outra coisa que não seja a doença... 

Perguntas: Adianta desistir do tratamento? Adianta dar uma de revoltada (opa... culpada aqui) e decidir não tomar as medicações?? Adianta achar que sabe mais que o médico? Adianta ficar trancada em casa? Enfim, adianta fazer alguma coisa?????????????????????? NÃOOOOOOOOOOOO!

Adianta se você decidir SUPERAR as dificuldades, vencer as batalhas e as guerras e KEEP WALKING. 

****************************
Outra coisa, não podemos nos esquecer que as pessoas que nos acompanham e nos amam sofrem conosco. Nunca se esqueçam dos seus "acompanhantes", pois eu tenho certeza que eles dariam tudo para estar no nosso lugar! Amor incondicional é isso! Eles também podem adoecer ao nos ver fragilizados, sendo assim, saiba valorizar os que te amam e não perca as esperanças. A vida é uma caixinha de surpresas e a medicina avança a cada ano! E não se esqueçam, ela é única, você só tem essa chance... vai deixar a doença te vencer??? Pense nisso!!



11 comentários:

  1. Adorei o Texto.... bem isso mesmo!!!! É um Luto. Estou no estagio 4. Mais isso vai passar..... Sinto pena de estar triste, não sinto raiva. É estranho. Totalmente!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fran, continue forte na batalha! Tenho certeza que vai dar tudo certo! Confie em vc e se cuide! Não sinta pena não! Busque a felicidade, a paz interior e o equilíbrio emocional até o fim! :D

      Excluir
  2. Rosane 03/04/2013
    Sally você é um exemplo, de vida, de luta, de força e coragem por isso não desista nunca!!! Tenho uma frase Biblica que gosto muito( Se Deus é por nós, quem sera contra Nós) Gostaria que soube-se que encontrei o seu diario por acaso mais as informaçoes muito me ajudaram a compreender um pouco mais sobre os corticoides e seus efeitos colaterais (tenho um animalzinho que sofre anemia regenerativa ou auto imune e ele tem usado corticoide) Quanto aos comentarios negativos e malidisentes a respeito de tudo que voçe teve coragem escrever e compartilhar, só podemos saber na vida tudo que sentimos e passamos. (Desculpem mas Coragem é para poucos)
    P A R A B E N S ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Rosane! São comentários como o seu que me fazem acreditar que nada disso foi em vão! Obrigada mesmo!

      Excluir
  3. Mondie...Tadinha da girafa!!!

    Texto muito bom Sally, posso dizer que desde que descobri que sou lúpica, fiz e refiz esses estágios emocionais, infelizmente comigo não tem uma ordem exata, depois que eles recomeçam, posso dizer que estou saindo da fase 4, é dificil, mas desta vez está, digamos que secreto, ou seja sai da mesmice do mundo girar em torno de mim (exatamente naquela fase que roda na sua cabeça, que Deus e o universo deixaram sua vida de lado) e ai voce se esquece dos companheiros que te apoiam e que na verdade, não tem nada a ver toda a indignação pessoal, mas existem loucuras e loucuras que acontecem dentro de uma cabeçinha atormentada, enfim confesso que eu ainda teimo com muitas coisas, essa revolta vai e vem, é patético, mais ainda, ter que reconhecer isso rs, mas eu estou me policiando e vivo me perguntando: é pecado recomeçar? não sei qual a decisão do universo, mas não deve ser, para as vidas que vem e vão, então para que eu vou ter medo de morrer, é essa a questão que o mundo julga errado quanto a circunstância que a vida ou pessoa toma, e no final, tudo parece que recomeça, mas não esquecendo a lógica do que voce viveu atrás sendo certo ou errado, tenho essa visão da minha vida, nao sei quanto as dos outros, mas eu vi que é bom voce perdoar todo o tipo de erro e teclar Return / backspace, acho que a melhor ação que eu tomei foi me voluntariar, com ou sem tempo é uma atividade que no final das contas além de ajudar me ajudou muito, mas a melhor palavra é a Paz, consigo e com os outros, tudo vai se resolvendo.
    Que voce tenha um otimo final de semana.
    Que a força esteja conosco.
    Muitos beijos, Helena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helenaaaaaaaaaaa!
      Vou responder a sua pergunta: É pecado recomeçar?
      RECOMEÇAR É PRECISO!!!

      A primeira vez que fiquei doente mudou toda a minha vida... tive que trancar a faculdade, parar de trabalhar, parar de estudar violão, parar de planejar para morar sozinha.... e então recomecei. Uma nova vida surgiu.

      Fiquei doente a segunda vez e agora por outra coisa totalmente diferente... mudei tudo de novo na minha vida.. e então recomecei. Uma nova vida surgiu.

      Agora, novamente doente, por uma terceira doença, totalmente diferente das outras duas... Mais forte e mais "raçuda", estou mudando tudo de novo e recomeçando. Uma nova vida vai surgir!

      Algumas pessoas acham que eu desisti de lutar, que eu desisti de correr atrás... Na verdade não fiz isso... eu só acalmei meu coração.

      Acho muito boa a sua atividade de voluntária, eu já estive nos dois lados. Lembro até hoje como era gostoso conversar com pessoas desconhecidas e contar a minha história lá no hospital.. às vezes, tudo que um doente precisa é desabafar! Eu espero realmente que vc esteja bem, firme e forte! Mande notícias sempre!!!

      May the force be with us.

      Excluir
  4. Oi Sally.. há algum tempo já que acompanho seu blog.
    Parabéns pela sua força e capacidade de superação!
    Em outubro de 2012 fiquei 40 dias no HSPV, com febre, anemia, infecção e sem nenhum diagnóstico certo. Fiz diversos exames, culturas, coletas.. Enfim, depois de tanto tempo descobriram que era Doença de Still. Tratamento: 120mg diário de Prednisona.
    Depois de 6 meses da alta posso dizer que já passei por todas essas fases. É exatamente assim. Hoje a doença já está em remissão, graças ao nosso Bom Deus! :)

    Continuo acompanhando o blog, te admiro muito amiga!
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luana!!! Obrigada pelo seu comentário!!
      Fico muito feliz que a doença está em remissão!! Não existe nada melhor do que sentir aquele peso do tratamento indo embora, né?
      Te desejo muita muita saúde! Muita força, muita garra e vamos que vamos que a gente ainda tem muita coisa pra viver nessa vida!!! :P

      Beijãooo!

      Excluir
  5. Só para lembrar... Te acho uma pessoa linda!!! Por dentro e por fora!!! Sou muito feliz em poder te conhecer, pois a nossa evolução na vida, depende muito dos exemplos que temos e vemos! E és alguém realmente especial por quem nutro e sempre nutrirei um carinho imenso!!! Continue sempre sendo essa pessoa maravilhosa que és! Pois eu certamente sempre terei a honra de te admirar como pessoa!!! Muitos e muitos beijos pra ti!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai... gente... Quem é vc?? Eu queria poder te agradecer por este comentário falando o seu nome.. sniff.. sniff..!
      Olha, são pessoas como vc que me fazem seguir em frente! Que coisa mais linda para se ler neste feriadão! Muito obrigada pelo comentário fofooooo! Estou extremamente feliz!!!! :D !! :D !!
      Beijo, beijo, beijo!!!

      Excluir
  6. Nossa que legal seu blog .to eu aqui com insônia .tenho doença autoo imune amanha ou melhor mais tarde volto bjs

    ResponderExcluir