domingo, 4 de maio de 2014

Medicações e Orientações Médicas

Boa tarde pessoal, tudo bem??

Hoje eu vou falar sobre medicações e orientações médicas. Quem segue o blog lá no Facebook já está sabendo que voltei a tomar corticoide há 22 dias!! Tudo começou depois que tive vasculite do tipo urticária nas mãos em fevereiro e que voltou em março e não sumia de jeito nenhum, nem com uma pomada de corticoide. Foi então que me rendi ao corticoide, pois ela já estava se espalhando por toda a mão e meu medo era de se espalhar para o corpo. 

Tomei 20mg de prednisona por 20 dias e ontem baixei para 10mg. Também tomei 100mg de azatioprina por dia e ontem baixei para 50mg. Tomarei as medicações por mais 15, 20 dias e depois baixarei tudo de novo. 

Mas vamos ao que interessa, conversando com o meu médico de referência (o hematologista), ele me falou que na Medicina também existem escolas. Ele me falou de duas escolas, a francesa e a americana. Cada uma dessas escolas tem uma forma de "enxergar" a doença e o doente e uma forma de proceder quanto às medicações e orientações.

A escola francesa acredita que o "doente" (eles chamam assim e não paciente) não pode ficar sem tomar a medicação. É sabido que se o paciente fica sem a medicação ele terá mais recaídas e então eles mantém o paciente sempre com a medicação mesmo que em seu mínimo. 

Já a escola americana acredita que os efeitos das medicações a longo prazo, por vezes, podem ser piores que as recaídas. Então eles estabilizam o paciente, retiram a medicação e vão só observando. Daí, quando o paciente tem recaídas, entram com a medicação só para estabilizar novamente o paciente e pronto.

Disso podemos entender a conduta dos nossos médicos, pois eles podem seguir uma linha da medicina ou outra. A Reumato que eu consultei recentemente acredita que eu não posso ficar sem medicação e o meu Hemato acredita que se eu estiver estável eu posso e devo ficar sem medicação. 

Como ainda posso decidir sobre isso (já que não é nada gravíssimo e com conhecimento específico), eu decidi por me medicar apenas quando estiver em crise e em situações pontuais. Por isso, não vou ficar tomando medicação "preventiva". Ressalto que essa é uma escolha pessoal e não estou querendo incentivar ninguém a tomar nenhuma decisão, eu só acho que todos deveriam saber que TEM OPÇÃO e que às vezes não se sabe que ela existe. 

Então vou para o desmame e espero parar a medicação sem ter nenhuma recaída. Se tiver, verei novamente as minhas opções para que meu corpo não seja bombardeado com corticoide novamente. 

Mas era isso que eu gostaria de compartilhar, já que conhecimento é poder e que quanto mais se sabe sobre o que se tem, melhor o tratamento. 

Saúde para todos nós!!!

7 comentários:

  1. Oiii...Querida!!
    Bom eu ..falando por mim ...Também penso assim...Até porque sabemos de todos os efeitos das várias drogas que nos sujeitamos tomar para ficar bem...E porque não ja que estamos nos sentindo melhor deixar de toma las!! É isso ai Sally,espero só melhoras a você...Beijuss e Saúde pra Nós!!

    ResponderExcluir
  2. Concordo também. E minha reumato também não exagera na medicação. Saúde para você. Bjks

    ResponderExcluir
  3. Também concordo que depender de remedios e já estando estável sem dar a chance ao nosso corpo de se proteger sozinho e acabar tendo tomar outros remedios por conta de efeitos colaterais não da!!!

    ResponderExcluir
  4. Legal que vocês pensam igual, valeu meninas!! :D !

    ResponderExcluir
  5. Olá Sally :) estava lendo seus artigos, muito interessante para quem está entrando na onde desse remédio. Estou tomando há dois meses corticóide, comecei com 40 mg por dia, depois baixei, depois fui para 60 mg por dia e comecei a baixar de novo... agora comecei com 5mg por dia... mas verifiquei que os efeitos colaterais pioraram...eu estou mais inchada do que quando estava tomando a dose de 60mg/dia. É normal? Você se deu bem no "desmame?"Nunca passei por isso antes, mas estou sentindo muito... além do inchaço e rosto de lua, estou com alergia pelo corpo, insônia, cansaço muscular...enfim... não vejo a hora de acabar com isso. Obrigada pela ajuda. Abraços. Thais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante por que achei que isso era apenas comigo. Tomo corticoide a mais de 1 ano e a um pouco mais de 1 semana estou com a dose em 15mg, mas a sensação é que estou mais inchada do que quando estava nos 40mg, só que pensava que era coisa de minha cabeça, vendo agora seu comentário vejo que não... Existe alguma explicação para isso?

      Excluir
  6. dai sally tudo bem?! parabens pelo blog...moro no japao des dos meus 17 anos,e apos completar 35 fiquei com pti porcausa da bacteria do estomago,minhas plaquetas chegaram a 1000 estou agora internado com 8000 parei com as transfusoes e estou tomando esteroides e um comprimido novo no mercado q instimula a producao de plaquetas o tal do revolade , pelo menos ate agora esta substituindo as transfusoes,se tiver alguma duvida ou informcao pra mim... me escreva aqui ou no meu add bdellion.jp@gmail.com desde aqui meus agradecimentos ! e que deus nos ajude! ass ivan

    ResponderExcluir