quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

Evolução do Tratamento

 Bom dia, pessoal!

Vim aqui atualizá-los quanto ao tratamento. Não pretendo escrever muito... veremos!

De acordo com o meu médico, 1 ciclo de quimioterapia corresponde à quantidade de sessões estabelecidas para o tratamento. No meu caso, foram estabelecidas 8 sessões de imunoquimioterapia com o protocolo R-CVP (Rituximabe, Ciclofosfamida, Vincristina e Prednisona). 

Meu organismo começou a reagir beeeeeeeeem devagar ao tratamento. Durante as 3 primeiras sessões nós ficamos bastante apreensivos e eu quase tive que mudar de protocolo para o R-CHOP porque os neutrófilos não estavam aumentando da forma esperada. 

A partir da 3a sessão, porém, nós vimos que os neutrófilos estavam ao menos estáveis. Da 4a para a 5a sessão nós tivemos uma surpresa! Finalmente, os neutrófilos aumentaram de forma expressiva! Então, na 5a sessão, tivemos mais um aumento do número de neutrófilos! Ainda não conseguimos alcançar a normalidade nos leucócitos, no entanto, finalmente meu organismo está reagindo bem. 

Os efeitos colaterais vão mudando ao longo do tempo. No começo foi bem pesado e eu já esperava porque a ideia era justamente dar um choque no organismo. Ainda tenho alguns efeitos colaterais que se tornaram mais brandos, mas também apareceram outros, como dor, que eu tive dificuldade em lidar. A minha mente também anda bem dispersa. Não consigo focar e nem me aprofundar em nada, nos estudos, nada, durante mais ou menos duas semanas após a infusão da medicação. Nos outros dias eu me sinto muito bem! Me sinto animada, sinto que estou recuperando a minha saúde. 

E agora? Bom, tendo em vista que estamos tendo bons resultados e não conseguimos prever a reação do organismo a cada sessão, o que me resta é apenas esperar. O tratamento acaba apenas em janeiro de 2022 e eu estou com as minhas expectativas bem realistas. É possível que as taxas até lá cheguem à normalidade, mas também é possível que não. Então, eu estou me preparando para todas as possibilidades. Em fevereiro repetirei todos os exames para saber se o câncer entrou em remissão ou não. Caso não tenha entrado, farei imunoterapia (rituximabe) a cada 2 meses durante 2 anos (à princípio, porque tudo pode mudar). 

E é isso. Quando estiver mais inspirada eu volto aqui. Vou pensar se faço uma retrospectiva esse ano ou não, ando beeeeeeem cansada, confesso.

Inté!

Sally.



2 comentários:

  1. Olá Sally. Encontrei teu blog ao pesquisar. Como você está ao fazer a quimio. Esta surtindo o efeito esperado? Espero que você esteja melhor. Muita fé e faço minhas orações por ti. Agradeço por ler minha mensagem. Nilce Chrusciel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nilce! Antigamente o blogspot me avisava quando eu recebia msg e desta vez eu não recebi, por isso, me desculpa a demora para te responder. Eu vim aqui hoje justamente escrever um post sobre como está o tratamento. Eu estou bem, o tratamento está bem, poderia estar melhor? Poderia, mas estou num nível que dá para ter uma vida normal! Muito obrigada pelas suas orações, são muito apreciadas! Espero que vc esteja bem tb! Grande abraço Nilce!

      Excluir