domingo, 4 de dezembro de 2011

Efeitos Colaterais do Corticóide - O mal que faz bem.

Boa tarde pessoas! 

Hoje, dia de Palmeiras x Corinthians, vocês poderiam pensar que eu estaria 100% concentrada no meu verdão, masssssss o dia de hoje foi / está sendo tão atípico que eu não pude deixar de pensar em escrever sobre isso. Então, enquanto vejo o grande clássico, escrevo este post.

Como vocês sabem, faz mais ou menos umas 7 semanas que voltei a tomar o corticóide (prednisona) por conta da vasculite. Esse medicamento é sintetizado a partir de um hormônio produzido pela glândula supra-renal chamado "cortisol". Então, para aqueles que não sabiam, nós mesmos produzidos o cortisol  naturalmente no nosso organismo, ele tem ação anti-inflamatória, influi no metabolismo ósseo, de açucares, de sais minerais, gorduras, proteínas, além de estimular o cérebro. 

O corticóide serve para o tratamento de quase tudo, nunca vi isso... porém, tudo que não é "natural" tem seus efeitos, assim como nós falamos que tudo em excesso faz mal, o corticóide em altas doses faz um estrago proporcional ao bom resultado. Da última vez que fiz 2 ou 3 pulsoterapias (não me lembro mais qtas) e depois imunoglobulina humana e depois prednisona oral, os resultados no meu corpo foram quase imediatos. Um dia eu era uma, no outro dia eu era outra. Não consegui ver como tudo aconteceu. 

Dessa vez não, dessa vez eu pude prestar bastante atenção em tudo e agora vou contar a vocês como aconteceu. Comecei o tratamento tomando 80mg de prednisona, em 4 dias com essa dosagem a vasculite regrediu por completo. Após uma semana, mais ou menos, baixamos para 60mg por dia e depois tentamos baixar para 40mg (60mg/40mg/60mg), mas a vasculite voltou e retornei para 80mg (um dia só) e depois 60mg na semana seguinte. Depois passei para 40mg na semana passada (insisti com o médico para baixar logo isso, caso voltasse a vasculite, ele me internaria para "tomar" a imunoglobulina humana) e na sexta o médico baixou para 30mg, na verdade, ficou assim 40mg/30mg/40mg, até sexta que vem. 

Bom,  a primeira coisa que percebi foi o inchaço. Parece que aonde você tem mais gordura é aonde incha primeiro, então, minhas bochechas foram as primeiras a inchar, minhas covinhas sumiram novamente e surgiu uma papada, duplo queixo. As bochechas ficam duras e parecem que vão explodir. Depois vieram as espinhas, graças a Deus, não vieram como da última vez. Foram bem poucas e eu tratei com um ácido que a minha dermatologista receitou (na verdade, eu sempre usei cremes dermatológicos, mas acho que ajudou). 

Depois foi o suor. Gente... não importa se está fazendo um frio de 14º graus, ou se eu só desci uma escada, ou se eu dei 10 passos... eu fico suada como se tivesse corrido uma maratona!!!! Tá tá bom... um pouco menos... mas bem pouco... meu cabelo fica pingando... meu pescoço fica completamente suado (acho que é o que eu mais odeio, pescoço suado...). Depois, comecei a perceber que toda vez que chegava em casa e tirava a meia-calça meus tornozelos estavam inchados, então, as pernas ficam inchadas. 

Por último, os braços incharam, as costas também (simmmm, as costas!ficam saltadas e duras, dá pra tentar visualizar?), a barriga de grávida e hoje uma fraqueza muscular terrível!!!! Já senti isso algumas vezes, mas hoje eu fiquei de cama. Acordei e realizei algumas atividades básicas, até lavei roupa, mas depois? Depois minhas mãos começaram a tremer, eu estou sentindo uma fraqueza nos braços e nas mãos, como se eu estivesse sem sangue de novo, é um cansaço extremo, como se eu tivesse participado de uma competição de natação e tivesse exagerado na força, sabe?, com meu corpo todo fraco... (quase aquilo que sentimos quando a pressão está baixa). 

A transformação no corpo é a mudança mais difícil de se enfrentar. A estética conta muito para a sociedade. Novamente enfrento preconceito e muito dele dentro da minha própria casa. Muitos não entendem que faz parte do efeito colateral da medicação, alguns acham que a culpa é minha. Fato é que o corticóide aumenta sim a fome, a fome é de leão e é sim impossível controlá-la e não, não adianta força de vontade. Só quando comecei a tomar 40mg é que consegui controlar a fome sem sofrer muito.

Sentindo essa fraqueza é impossível fazer exercícios. Como falei, passei o dia inteiro (e ainda estou) deitada na minha cama. Por um lado eu fico preocupada porque até então eu não tinha ficado tão debilitada a ponto de não poder fazer alguma coisa, por outro, eu penso que isso é uma fase e que já estou diminuindo a medicação e isso vai passar logo!

Deixo aqui para vocês a bula do Prednisona, sei que muitas pessoas não leem o que está escrito lá, mas acho de extrema importância sabermos exatamente o que estamos ingerindo, principalmente para não termos surpresas e por precaução mesmo!! Segue o link Prednisona - Bula . 

Bom finalzinho de finde! Melhoras pra mim (vou ter que trabalhar amanhã, tenho que melhorar, né? :P ) e até o próximo post!
*************************************************************************
Olá pessoal! Vim atualizar o post! Como alguns de vocês sabem, escrevi um pequeno livrinho compilando todas as dicas que eu dou aqui no blog! Ele está disponível em dois sites, tanto em inglês quanto em português. Para quem quiser, seguem os links:




Não esqueçam de me deixarem feedbacks ! Quero muito saber se gostaram! No mais, boa sorte no tratamento! Muita força!

267 comentários:

  1. Olá, tudo bem?
    Eu tomei cortisona durante um mes, mas em dose muito alta, já fazem 6 semanas que parei o tratamento mas os sintomas ainda me acompanham e o medico diz que é normal, nao emagreci ainda, minhas costas estao enormes, pelos no rosto e meu queixo duplo esta horrivel ( papada).
    Gostaria de saber se vc já deixou de tomar o cortisona, se os efeitos colaterais foram embora e quanto tempo demorou para vc voltar ao normal?
    Muito obrigada, seu blog, me ajuda a ver que nao estou sózinha.
    Se preferir me mandar um e-mail.
    gi.volkmann@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola, tambem estou a tomar cortizona a 10 meses parei um mes e comecei a tomar a um mes com 10mg e agora passei para 60mg, problemas no sangue como tive uma crise por parar voltei a tomar esta dose, engordei 11kl e não é facil, para não inchar tanto estou a comer a comida sem sal, tambem para não sentir dores musculares, os medicos não sabem o porque desta minha doença(pois é rara)ando na nutrição do hospital e a medica disse-me que para o corpo desentoxicar pode levar entre 5 a 6 anos. ja me preocupei mais pois primeiro esta a saúde se não fosse a cortizona a esta hora ja era... obrigada e espero ter ajudado não fique triste e pense ou doença ou magreza?!

      Excluir
  2. Oi Gi, te mandei um email há um tempo atrás, mas não obtive resposta, então vou escrever por aqui. Eu parei de tomar a medicação em março e só agora em agosto é que meu corpo está voltando ao normal. Salvo engano, são 6 meses para você começar a ver os resultados pós medicação. Se você fizer drenagem linfática, malhar na academia e fizer uma boa dieta, talvez consiga ver os resultados mais cedo. Os efeitos colaterais da medicação demoram um pouquinho para sumir... na verdade, eu acho que é o corpo que demora a se adaptar novamente. Espero ter te ajudado, qualquer coisa, pode me enviar um email também: sallybarcelos@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sally, estava justamente procurando alguém que tenha tomado e parou e me falasse qto tempo demorou para perder os kilos que engordou com o medicamento.

      Estou me sentindo muito mal pq engordei mto e perdi praticamente todas as calças, tive que comprar calças maiores. Sentia uma fraqueza extrema, e isso que estou com anemia ferropriva, abaixo do nível mínimo.

      Então tive tremores, dores nos ossos, ganho de peso etc.

      Ficou a maior parte acumulada na barriga, quero mto perder esses quilos q engordei e voltar a usar meu guarda roupa normal. Aguardo um retorno seu. meu email é catia_lobinha@hotmail.com

      Excluir
  3. ola estou tomando prednisona mas meus resultado ainda não sairão mas sinto muita dores nos ossos .estava tomando 1 cp e 1/2por 7 dias agora baixei pra 1 cp por 7 dias ate o retorno do medico num sei o que tenho estou aflita de ver tantas pessoas que toman esse remedio e ficam mal .....

    ResponderExcluir
  4. Oi Kaka! Não é legal você ficar aflita! Querendo ou não, essa medicação faz muito bem, são os efeitos colaterais que são muito fortes, mas são todos PASSAGEIROS! Eu posso te dizer que cheguei a tomar 4 comprimidos de 20mg todos os dias, mas tomava sabendo que era o que ia me fazer ficar boa. Em um momento de fraqueza, acho que todos nós sofremos com a situação da "doença", mas só o fato de estarmos sendo tratados, de estarmos buscando a saúde, já deveria significar algo, não? Para que o corpo melhore, ele precisa que a sua mente esteja tranquila também. Tente focar na sua saúde futura e lute contra o mal estar que a medicação trás. Não deixe que isso te impeça de viver uma vida normal! Qualquer coisa, sempre estarei aqui para conversar, viu? Vai dar tudo certo e logo logo você também vai parar de tomar esse remédio! Força! Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Oi eu tenho 17 anos e comecei a tomar prednisona o ano passado por causa de nefrite lúpica 60mg e me assustei muito com esse remédio, passei um sofrimento danado depois diminuiram e quando eu estava tomando 5mg subiram pra 60mg de novo. Quando meu rosto começa a dar aquela diminuída que me deixou muito feliz, minha doença entra em atividade de novo agressivamente e começo a tomar 100mg de metilpredinisolona, agora estou tomando 60mg de novo, mas meu rosto inchou de forma diferente. O ano passado estava pior...
    Gostaria de saber se vc se sentiu muito diferente quando seu rosto inchou?
    Pq eu estou praticamente nada a ver a pessoa que eu era
    há um ano atrás de rosto é claro. rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiê! Sim, eu me senti muito diferente, eu não me reconhecia mais... Eu tenho covinhas na bochecha e elas sumiram... eu fiquei muito abalada emocionalmente... Eu nunca tinha tido espinhas na vida e o remédio me trouxe um monte... Eu só consegui superar isso com terapia mesmo, porque no meu caso, o preconceito vinha até mesmo da minha própria família...

      Excluir
  6. oi sally tudo bem meu nome é cristiane ja tem um tempinho que to tomando esse remedio to com o rosto muito inchado engordei e tenho um pouco de vergonha de sair na rua eu agora to tomando 2comprimidos de 5mg to louca pra passar só pra um e ver se faz efeito sera que vai demorar muito pra meu rosto desinchar gostei muito do seu diario e gostaria de falar com vc de vez enquando ate no trabalho eu nao quero mais ir um beijão e um abraço espero que vc me responda qualquer coisa meu email anne_santos2014@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris, eu tb fiquei com o rosto inchado pacas, super redondo! Engordei acho que uns 20kg... eu já emagreci uns 8kg.. na verdade, acho que desinchei, vc tem que tomar muito cuidado com a sua alimentação enquanto estiver tomando o corticóide, viu? Vc engorda só de pensar em comida.. hehehe... Dizem que o corpo demora uns 6 meses para voltar ao normal assim que vc para de tomar a medicação. Eu acho que deve demorar uns 2 meses para vc conseguir ver que está desinchando, viu? Eu passei por tudo isso que vc está passando... eu não tinha roupa para usar, não queria ir trabalhar, tinha vergonha do meu corpo, ficava chateada porque algumas pessoas comentavam como eu estava gorda e nem sabiam o que estava acontecendo comigo... O que eu posso te dizer Cris é que internamente você tem que trabalhar o seu espírito... É necessário o uso da medicação? É não é? Então você tem que dar um jeito de fazer as pazes com ela. Tem que entender que esse "sofrimento" é por algo maior, a sua vida. Vou te mandar um email para a gente ficar conversando e trocando ideias, tá? Mas não desanime, isso passa! Beijo!

      Excluir
    2. Oi sally... me sento assim.... com vergonha. .sempre fui magrinha e gostava de ser assim tomei 3 injeções de corticóide nem me lembro o nome nem qtas mg... mas de 47k passei a pesar 59.. tenho 1,55 e amava meu corpinho magro.... quero alimentos que me ajudem a perder o peso.. tomo furosemida p/ eliminar água mas não ta adiantando muito, faço muito xixi mas nada de emagreçer. A 1º injeção foi em fev/2012 ja estamos um jan/2013 parei de engordar mas nada de emagreçer.... minha cabeça ta enorme, minhas pernas groças e cheia de celulite, até nas minhas costas têm celulite.. de manequim 36 passei a 40... me ajuda por favor..... bjoss.... Adalia Brito

      Excluir
    3. meu nome e Maria tomo 60mg todos os dias estou muita inchada principalmente a barriga e muinta espinhas no rosto

      Excluir
    4. Adalia, me manda um email: sallybarcelos@gmail.com

      Excluir
    5. Oi Maria, é assim mesmo, viu? Agora vc precisa se cuidar muito mais! Segue o link de um post meu com dicas. Melhoras e muita saúde! Bjo

      http://sallybarcelos.blogspot.com.br/2011/12/como-diminuir-os-efeitos-colaterais-do.html

      Excluir
    6. Bom dia a todos meu nome é Girlane e quero deixar uma mensagem super positiva, hoje tenho 34 anos mais em 2004 quando tinha 25 anos tive um problema de saúde, como a Sally disse em seu diário, todos nós temos supra renal que é uma glândula que fica acima do rim uma direita e uma esquerda, e que fabrica o cortisol, pois bem, nesse ano a minha supra renal esquerda paralisou e a direita estava fabricando o cortisol (corticóide)que é um hormônio, para 10 pessoas, então tive todos os sintomas de alguém que estivesse tomando remédio corticóide, só que o meu problema foi natural, nunca tinha tomado e as mudanças físicas foram fortes, de 50 kg passei para 120 kg, rosto redondo, pressão alta, não menstruava, muitos pêlos, caí diversas vezes no meio da rua, me sentia um monstro de tão horrível que fiquei, só poderia ficar boa através de cirurgia para retirada da supra renal direita que já tinha virado um tumor benigno, pois criou uma massa sólida que remédio não poderia desmanchar, então fiz a cirurgia, e depois dela fiquei tomando o prednisona por um ano até a minha supra renal voltar a funcionar sendo acompanhada por um endócrino e o primeiro sinal seria a menstruação voltar e ela voltou, demorei muito para desinchar, acho que quase um ano, mais graça a Deus estou contando a minha vitória concedida por Ele a vocês, não desanimem nunca tenham fé, mesmo que os outros não acreditem na sua recuperação Deus não vai deixar você cair,pois Ele está carregando você nos braços, igual Ele fez comigo. Um abraço a todos e estou a disposição para qualquer dúvida, meu e-mail é girlanecavalcanti@hotmail.com

      Excluir
  7. brigada por ter respondido sally eu to tomando agora so 1 comprimido de 5mg mas continua muito inchada e sinto muito dor nas pernas nao vejo a hora de parar mas tenho medo de que quando eu parar de vez eu sinta muitas dores espero que não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, peça para alguém fazer massagem nas suas pernas com um creme! Alivia bastante, viu?! As meias Kendal também ajudam! O inchaço demora mesmo para passar, mas se vc cuidar da sua alimentação e se puder fazer drenagem linfática, terá melhor resultados, viu? Vai dar tudo certo, já já vai passar! Força! Beijo!

      Excluir
  8. Ola! Meu nome é Fernanda. No final do ano passado perdi cerca de 90% da visão do olho esquerdo. O oftalmo me receitou o corticóide. Comecei com 60mg, logo a inflamação se foi e minha visão voltou (quase 100%)....e quando estava tomando apenas 5mg...a inflamação voltou e tive q voltar a tomar doses altas.
    O oftalmo pediu que eu procura-se uma reumato...e foi então que descobri o lupus.
    Hoje ja estou em 10mg, mas com o rosto MUITO, MUITO inchado...!!! Mas na balança, emagreci...uns 8kg...! pq eu não tinha e ainda não tenho vontade de comer nada...! o remédio mexeu tanto com meu emocional que eu não consigo comer....
    Vc conhece a drenagem facial?! Será que ela ajudaria no meu caso?!

    Olha, os efeitos desse remédio realmente não são faceis! Mas, vamos pensar que é para o nosso bem! e que é passageiro....

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fê! Eu queria muito ter emagrecido tb... não sei como você conseguiu... Sobre o rosto inchado, quando eu fazia drenagem linfática a massagista fazia uma mini drenagem no rosto tb e eu acho que funcionava! Acho que vc mesma pode fazer massagem no rosto com a mão aberta, indo do centro para o canto da face. Como se vc estivesse limpando o rosto, sabe? Fora isso, eu já postei aqui no blog alimentos que ajudam a desinchar. Tipo, mesmo que vc coma pouco, certifique-se que está comendo coisas que não vão te ajudar a inchar mais. Vc tem previsão de parar o uso da medicação? No mais estou à disposição! Agora também estou no facebook!:) Beijo!

      Excluir
    2. amigas que santo e bandido remédio, tudo que eu não tinha passei a ter quando comecei a fazer uso de corticoide. Cerca de um ano e meio comecei a fazer uso dele adquiri pênfigo vulgar, comecei com 80 mg hoje estou com 5mg, mas as consequência tive tudo isso que vcs tiveram e adquiri catarata nos dois olhos, já operei uma e a outra só no final de julho. um dia tenho esperança de não fazer mais uso dele, mas ta difícil, minhas bolhas só vem aumentando, meu corpo e minha boca estão com bolhas , mas vamos confiar bjos a todos

      Excluir
  9. Pessoal, o blog está no Facebook também! Curtam lá!

    https://www.facebook.com/QueridoDiarioBlog

    ResponderExcluir
  10. Preciso de uma ajuda amiga sally... tratei uma neurotoxoplasmose e sai do hospital usando prednisona. La usei doses de 80 mg de metilpred, duas vezes ao dia. So q o médico reduziu a dose de forma drastica-hj estou com 10mg- e estou pessimo. Nao consigo sair da cama. Muita fraqueza, dores de cabeça o corpo todo doi. Nao aguento mais. Com a dose alta eu tinha insonia. Com a redução drasti a estou muito sonolento. Estou sem ânimo. Notei q estou super depressivi. Sempre fui muito alegre. Estou em doses alternadas de prefnisona e na sexta o medico mandou parar. Por favor, esse remédio pode estar causando esses sintomas, ja q fui tratado da doença de base? Muito grato!! Tony

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tony! Seu depoimento me comoveu! Não sei se consigo te ajudar!!! Mas vamos lá: Eu conversei muito com o meu médico sobre esse "desmame" do prednisona, ele me falou que era estritamente necessário fazer a diminuição do remédio aos poucos! Eu não sou médica e não sei te dizer se o que o seu médico fez foi o certo, mas com certeza, o meu jamais diminuiria a dose de forma drástica! Eu sei que o prednisona em doses altas nos dá uma força muito grande, massssss existe o efeito rebote, que é o que vc deve estar sentindo agora. Isso me leva a crer que ainda existe alguma coisa errada... Neste post eu senti isso que vc falou, fraqueza, dor no corpo, mas assim, eu tinha dias bons e dias ruins. Como eu sabia que meu tratamento estava correto eu relaxei e só esperei os efeitos colaterais passarem. Por isso que fiquei preocupada contigo. Não consigo saber se isso era esperado por conta da medicação ou se vc precisa ser reavaliado para saber se talvez tenha que aumentar a dose... Então Tony, eu sugiro que vc retorne ao seu médico e explique o que está acontecendo ou procure uma segunda opinião... é fácil eu dizer que esses sintomas fazem parte dos efeitos colaterais.. mas pelo que vc falou, não dá pra saber de fato... Eu ficaria mais tranquila se vc procurasse uma outra opinião, só pra ter certeza... Eu te desejo toda sorte do mundo! Fique sempre com pensamentos positivos na cabeça, não tenha medo de enfrentar o que vc está passando porque essa experiência está te deixando mais forte! A depressão é um dos sintomas da medicação, eu coloquei a bula aqui no blog. Eu faço terapia e recomendo isso pra todo mundo por aqui! Acho muito importante ter alguém para dividir esse momento tão difícil de tantas dúvidas e batalhas... Me dê notícias, tá bom? Melhoras!

      Excluir
  11. Muito obrigado amiga sally. Vou sim retornar ao medico e volto para dar notícias. :)

    ResponderExcluir
  12. Oi Sally meu nome é gisele faz 4 meses que eu toma predinisona 60 mg e estou sofrendo muito tambem com os efeito desse remedio é tão ruim sabe me sinto tão feia que as vezes não tenho nem vontade de sair de casa mais o que é pior é o prazer que as pessoas tem de te deixar pra baixo com comentarios ;nossa como vc esta diferente,que eu ja entendo que é feia ou nossa como vc engordou isso acaba comigo
    fico triste e depressiva,e fora os pelos as espinhas e as dores meus pes tem dia que não consigo pisar no chao de tão inchado que eles ficam mais temos que ter paciencia né meu medico começou a diminuir as doses esse mes vou tomar 50 mg e assim por diante mais tenho ciencia que vai demorar para passar os efeitos <Olha faço academia faço um pouco de dieta pois tenho muito medo de engordar muito, engordei 6 kilos nesses 5 meses mais tenho muita fome e é uma fome que não passa parece que vc come e sempre quer mais né.que horas vc acha melhor tomar o predinisona? beijos gi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gi, dps se vc quiser, cute o blog lá no face, eu costumo ficar sempre de olho por lá tb, viu? https://www.facebook.com/QueridoDiarioBlog

      Bom, 4 meses com prednisona a 60mg é realmente tenso... Como eu falei, isso que vc está passando é uma fase, não é quem vc é, vc não é feia, pense que é um mal necessário para vc poder viver o resto da sua vida bem! Qto aos comentários, eu não sei se vc viu, mas meu próprio pai falou pra mim "Vc está irreconhecível!", minha própria família me olhava com ar de pena... e isso tb acabou comigo... mas sabe o que eu aprendi? Que nenhum deles me entendia.. que ninguém poderia saber como eu estava me sentindo de verdade e mais, que nenhum deles tinha o DIREITO de falar alguma coisa pra mim.

      No começo eu rebatia, depois eu aprendi a ignorar. Mas eu me dei um tempo, parei de sair, procurei não dar valor as coisas negativas da doença, tipo... sempre busquei uma solução pro problema, sabe?

      Eu engordei uns 20kg, já emagreci uns 8kg e estacionei... vc está é inchada, pelo pouco que engordou, dá pra ver que é só líquido! Eu não, eu engordei de verdade!! Sei bem como é essa fome de leão e sei como é difícil lutar contra um desejo do corpo! Te admiro por ter conseguido se controlar e ainda assim continuar indo pra academia!

      Não fique triste nem depressiva! Vc tem muita coisa pela frente ainda, tem que se manter forte! Tem que se amar, viu? Acho que a verdade é essa, vc tem que se amar de qq jeito! Vc em primeiro lugar! Quando aos pelos e espinhas e dores nos pés, tem que buscar ajuda. Eu não tive problema com os pelos, mas busquei uma dermato para resolver a questão das espinhas e eu escaldava meus pés em água quente com sal e pedia pra minha mãe fazer massagem nas minhas pernas.

      O resultado vem lá pelas 20mg, 10mg, viu? Mas fica tranquila que PASSA, não é ETERNO.

      Eu tomava tudo logo pela manhã. Se demorasse pra tomar eu esquecia... hehehe :P Qualquer coisa, me mande email: sallybarcelos@gmail.com

      Beijo Gi!

      Excluir
  13. Olá, meu nome é Guilherme e em setembro de 2011 descobri que tinha um tumor na região da hipófise, o nome é "craniofaringioma".Ele impede a liberação de hormônios produzidos pela hipofise.
    Eu era muito magro, aparentava ser muito mais novo dq realmente era, e isso me incomodava, então um médico amigo d minha família me indicou a um endocrinologista.Exames após exames, ele descobriu q eu tinha essa doença q é rara entre os homens.Logo passei a tomar prednisona,quantidade pequena antes da cirurgia ...nas vésperas da cirurgia foi aumentada a dose,,A cirurgia passou correu tudo bem , mas eu vi que meu rosto estava mudando bastante..eu disse todo feliz p/ minha prima"ganhei 4 quilos" ela disse"pois é, dois em cada bochecha "
    Em meados de março deste ano descobri q o tumor havia voltado..nesse meio tempo eu engordei muuito, cheio de estrias e tudo mais.Em maio foi minha nova cirurgia, e a dose d prednisona foi bem alta.. Meu rosto ficou desfigurado. Hoje seis meses após a cirurgia eu só uso a dose q minha hipofise devia produzir(se não me engano) mas meu rosto continua inchado..algumas pessoas ,tentando me animar dizem que o rosto esta diminuindo..mas eu não vejo isso.
    gui.lhm@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Olá, galera estou lendo os comentários de vocês, e fico muito feliz por ver que existem pessoas que estão lutando por uma melhora de vida..., eu comecei a tomar essa semana 80mg de prednisona, para combater uma doença auto-imune que estava acabando com a minha barba e com meus pulmões, já diminui para 40mg, mais gostaria de saber se alguém sentiu muita queimação nas pernas, eu acordei com meu pé meio inchado, mais sem dores graças a Deus? estou com muita vontade de comer, como estou sentindo vontade de comer, não fome é vontade mesmo. isso é normal? meu médico pediu para eu usar mascaras por um tempo devido a baixa imunidade, alguém que tomou prednisona ficou muito debilitado imunologicamente? obrigado galera mais sabe eu quero ficar por dentro desses assunto pois irei tomar esse medicamento por 6 meses.e o máximo que o poderá diminui a dose é 10mg isso daqui 5 meses. pelo meu estado.

    ResponderExcluir
  15. Oi Sally,
    muito bom esse seu diário. Eu comecei a tomar prednisona há exatamente 1 mes, 60mg e vou tomar até completar 45 dias, depois disso a médica vai baixar para 40mg. Ela disse que irei baixando gradualmente e tomarei por 6 meses... Ainda não senti meu rosto inchado, mas as espinhas já apareceram, no colo e um pouco no rosto. Queria saber com quanto tempo você notou seu rosto inchar. Eh a minha maior preocupação, pois estou fazendo dieta para não engordar e por enquanto ainda não aumentei nada... Voce disse num pos mais acima que o resultado vem com 20mg ou 10mg, o que vc quis dizer com isso? Espero sua resposta e espero que esteja bem! Beijos! Renata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata! Então, da última vez que acompanhei a evolução do inchaço eu percebi que ele só aparece quando a gente diminui a dose do remédio, por exemplo, quando estava tomando 80mg estava tudo bem, mas eu só percebi as mudanças significativas quando estava já em 20mg, entendeu? O que vc tem que ter em mente é permanecer com essa atitude saudável. O que vc verá no espelho não condiz com a realidade e vai passar! É só uma fase! É tranquilo engordar uns 5 ou 7kg, viu? Isso tudo é de líquido, desaparece qdo vc para de tomar a medicação. Te recomendo ler as dicas sobre alimentação aqui no blog e fazer drenagem linfática para não doer as pernas! :D Melhoras!!! Beijo!

      Excluir
  16. Bom, nunca gostei muito de comentar postagem em blogs! mas é a primeira vez em que me familiarizo tanto com algum assunto! Meu nome é Dionatan e tenho 21 anos, tenho uma doença chama Sindrome Nefrótica Cronica tomo corticóide desde os meus 3 anos de idade e nunca parei, pois quando a dosagem é baixada logo meu organismo responde negativamente e entro em crise sou diagnosticado como Córticodependente! Ja passei por quase todos os EFEITOS citados no texto e nos comentarios, por ja ter tomado varias doses conheço quase todos, mas hj tenho uma vidda normal ja sofri muito pelos seus efeitos colaterais mas aprendi a lidar com a fome desenfreada,por consequencia disso tambem com o peso, com as acnes, com as dores, só não consegui lidar com a sudorese excessiva, e tem mais um efeito que não vi ser citado em nenhum cometario nem no texto que é a aparencia de idade por exemplo : tenho 21 anos mas pareço ter 15, 16(por um lado é bom kkk)!
    Pessoal pelo jeito eu nunca vou poder parar de tomar esse medicamento, então a dica que deixo é paciencia, muuuuita paciencia que tudo voltaa pro lugar! Qualquer duvida me adiciona: https://www.facebook.com/dionatan.linhares.7

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dionatan!! Fico feliz que resolveu comentar e participar aqui do blog!! Eu tenho 31 anos, mas todo mundo me dá uns 24, 25, hehehe! Nunca considerei isso como efeito colateral do remédio porque eu sempre pareci mais jovem do que sou... não seria este o seu caso também? Depois vou perguntar para o meu médico se isso é um efeito colateral! :P Sempre que puder, dê uma passada lá no Face e deixe sua opinião lá tb, tá bom? Beijo!

      Excluir
    2. Segundo meu médico, e enfermeira que tratam meu problema disseram que eu não parentar a idade que eu tenho faz parte do efeito do corticoide pq tomo a muitos anos já! eu parei de crescer com 6 anos dae fiz umas injeçoes e voltei a crescer e tenho uma medica que cuidou do meu processo de crescimento e amdurecimento durante toda a minha infancia e principalmente na puberdade pq o corticoide pode atrasar algumas coisas segundo os meus medico! e me esqci de falar das estrias que apareceram muitas! e pode deixar q eu passo la pelo face!

      Excluir
  17. Bom, eu apliquei Deca Decadronal com o intuito de engordar, pois comentavam que dava muita fome, o que é verdade hahaha Eu era muito magra (ainda sou na verdade), e queria engordar rápido. Antes de aplicar, pesava 47,9kgs e tinha começado a malhar. Fiz um ciclo aplicando 2ml todo sábado, durante 3 semanas, ou seja, apliquei 6ml ao todo em 3 semanas. Quando completou 1 mês, já tinha engordado 7kgs, ai fiquei feliz. Passaram mais 1 semana e comecaram a aparecer os efeitos colaterais... Minhas bochechas incharam, fiquei com queixo duplo (papada), minha barriga inchou MUITO, parece que estou grávida, dores, fraqueza, etc. Queria que você me ajudasse de acordo com a quantidade de deca que apliquei... Em quanto tempo essa substância sai do meu corpo? Em quanto tempo eu vou desinchar? Se eu for no medico e fizer exames, essa sustancia vai ser encontrada no meu corpo? (pq minha mae nao sabe que apliquei). O corpo volta ao normal totalmente? E se eu contar com a ajuda de diuréticos? Por favor, responda minhas perguntas (: ivy.mara@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. Ps: Fazem 2 meses que apliquei e estou com 59kgs :( e só aumenta!! ivy.mara@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. Olá Meninas! Tenho dermatite atópica, já fiz muito uso da cortisona, mas muito mesmo!!! A cortisona retira todas suas defesas naturais e é um perigo se UTILIZADA EM LONGO PRAZO, eu tenho 49Kg, não engordo nem por decreto, mas tomando cortisona já cheguei aos 56Kg, e sei lá a pele fica estranha, o pescoço mais grosso, o rosto em formato de baby face (cara de lua) sindrome de cushing, as costas e a barriga engordam...é tudo tenebroso...levei 1 ano para voltar ao normal, mas voltei! mas no meu caso tomei por quase 1 ano sem parar, como ela baixou minhas defesas tive até herpes no olho...depois disto resolvi procurar tratamento mais naturais como homeopatia e hoje ratamente a uso, graças à Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Vc nunca mais teve recaídas? E se teve, quando teve usou só medicamentos naturais, é isso? Estou pesquisando alternativas, queria muito saber a sua experiência!

      Beijo!

      Excluir
  20. Sally fico feliz po você estar bem. Hoje é que conheci vc. estava aflita com a barriga enorme por conta do corticóide.Os médicos bobearam e faço uso de cortic. há 37 snos,tive durante muitos anos vivi com diagnóstico de Lupus,este ano fecharam com Sindrome de Sjogren(...) então fui pesquisar no google, e encontrei seu Blog.
    Desejo-lhe um Feliz 2013 com muita saúde e fé em Deus. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Nem acredito que toma corticoide há tanto tempo assim!!! Eu te desejo um Feliz Ano Novo, repleto de alegria, amor, saúde, carinho e grandes realizações!!!! Fé em Deus sempre!!! Melhoras! Obrigada pelo recadinho!!! Volte sempre!!Beijo!!

      Excluir
  21. sally tudo bem ? bom estou passando por uma situação meia estranha :/, o meu filho e obsecado por estas coisas de academia, por engordar sabe ? e acabei descobrindo,isto foi ontem,que ele esta tomando prednisona,mas acho que não e o mesmo que vocês sitarão aqui,a marca é meticorten,estou muito braba com ele sabes,chateada mesmu,peço sua ajuda para saber se este medicamento e o mesmo que tomastes ou não, e ja me diz tambem qual tu tomou,de qual marca pois tem de varios laboratorios, estou preocupada com o meu filho, quero saber direitinho qual são estes remedios,pois aparentemente ele esta normal,nem inchado,ele esta tomando o remedio correto pro objetivo dele ? bom n importa muito a resposta uuhsuhshus,pois vou tirar igual dele,mas quero ficar por dentro de tudo,beijos linda .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! O efeito do remédio demora um pouquinho para aparecer. não sei qtos msg ele tomou ou está tomando, mas o efeito vem em um ou dois meses mais ou menos. Eu tomei prednisona mas por motivo de uma doença, esse medicamento não deve ser utilizado por uma pessoa saudável, pois os efeitos colaterais às vezes são piores do que as doenças que ele trata. Você deveria conversar seriamente com ele, pois ele está prejudicando a saúde dele por um motivo muito fútil que é a imagem.... É melhor levá-lo a um médico, inclusive um psicólogo...

      Excluir
    2. Sally obrigada pela atenção,mas fico preocupada,eu tava vendo a bula deste remedio da até insuficiência cardíaca congestiva,problemas no coração,to mt mt preocupada,meu filho abriu o jogo para mim,ele tomou durante 3 meses :/
      por este periodo sera que ele vai ficar doente do coração,vai inchar demais ? a pressão dele to preocupada tambm, as vezes ele tem retimia cardiaca, obrigada pela atenção,meu nome é Amanda lima,40 anos,mãe preocupada.

      Excluir
    3. sally respondendo sua pergunta,ele tomou 20mg,o nome do remedio e meticorten,tomou durante 30 dias,meu filho e magrao é por isso,mas estou aconselhando ele,so me responde se é realmente este o remedio que você tomou,pois meu marido esta achando que não foi o tal corticoide que ele tomou,e sim um tal de deca alguma coisa,n lmbro direto,me ajuuda,bj linda .

      Excluir
    4. Olá, segue a bula desse remédio que o seu filho tomou: http://www.bulas.med.br/bula/3060/meticorten.htm

      Tenho impressão que acontece a mesma coisa, senão quase a mesma coisa. Acho que deveria levá-lo ao médico e solicitar exames de rotina para saber se houve alguma alteração no organismo dele. Eu posso falar sobre o que eu tomei que era o prednisona, ele dá taquicardia sim, mas na época, meu médico me receitou outro remédio para resolver esse problema. A minha pressão também era aumentada. Eu sinceramente acho que deverias levá-lo ao médico e depois a um psicólogo porque ele precisa conversar com alguém sobre essa decisão de tomar esse tipo de remédio para ficar mais "forte"... Ele tem que entender que não está fazendo bem à saúde dele... Eu espero que vocês consigam resolver a situação da melhor forma possível, gostaria de poder ajudar mais, mas infelizmente, eu não posso... Me manda notícias depois para saber o que resolveram! Boa sorte! Beijo

      Excluir
    5. muito obrigada pela tua atenção qerida !!
      eu andei conversando mais com ele,um amigo dele que receitou este remedio para ele,o amigo disse que não ia fazer mal algum,pois ele não possui nenhuma doença nem nada,não é alergico,e que o meu filho iria almentar de peso,resaltando.. ontem fomos na farmacia,meu filho olhou direto para balança e me chamou,eu quando vi não acreditei,nesses 3 meses ele engordou 15 quilos,e agora não se é impressão minha dpois que vi o resultado na balança,mas ele esta inchado,o rosto dele principalmente,os braços estavam finos até 2 dias atras,hoje eu olhei esta mais gordo,na verdade ja estou até na duvida que ele tenha tomado anabolizante,um tal de hemogenin,por que esta demais,to muito preocupada,mas vou fazer o que você me falou,vou levalo ao medico para fazer alguns exames,so me tira uma duvida amiga,antes de ir lá,por que so estou pensando nisso ultimamente,neste periodo de 3 meses,ele tomou 1 mes de meticorten,eu me adiantei falando 3 meses la encima,os outros 2meses ele tomou um tal de buclina,pelo que eu li,não e anabolizante ou um corticoide,foi até meu marido que me falou,obrigada pela tua ajuda,que Deus te ilumine e te ajude sempre, beijos .

      Excluir
  22. Olá! Eu tive um sindrome nefrótico (problema ao nivel dos rins) em 2009, e agora tive uma recaída. Na altura tomei prednisona durante praticamente meio ano, 60 mg durante umas semanas e depois o desmame. Fiquei com a cara enormíssima, nasceram-me alguns pelos na cara, e apareceram-me estrias na parte interna das coxas e na zona abdominal, de lado. Por causa das estrias fiz laser durante algumas sessoes, e elas agora estão quase brancas. Algumas desapareceram até, mas as grandes não. Nao engordei porque tive muito cuidado com a alimentaçao, Mas tinha um apetite enorme, chegava a comer uma broa sozinha de uma vez (sem nada)! Agora (tenho 17 anos) em principio vou voltar a tomar prednisona. Estou destroçada, obviamente. Acho que vou tomar doses mais pequenas, acho que o máximo será 40 mg. O que queria saber é se os efeitos colaterais serão os mesmos ou se vão ser menores. A minha preocupaçao é mesmo o inchaço da cara, quero muito saber se vou inchar menos ou mais.

    Desta vez vou ser acompanhada desde o inicio pelo dermatologista e vou pôr muitos muitos cremes!!! Estou a pensar experimentar as tais massagens linfáticas de que falaste. Não me lembro quando é que começou o inchaço da cara, mas sei que demorou muito a passar. Mas agora estava perfeitamente bem!

    O que achas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alexandra! Primeiro gostaria de te agradecer pelo comentário!

      Eu fiz uma pesquisa e vi que o remédio que vc irá tomar tem praticamente os mesmos efeitos colaterais do prednisona, então eu não sei qual é a diferença entre um e outro para o seu tratamento.

      Pelo que eu li lá, os efeitos serão sim os mesmos. Na verdade, eu tenho a impressão que não importa muito a dose, os efeitos sempre aparecerão. Se a dose for maior, acho que os efeitos duram mais para desaparecer, ou seja, o organismo demora mais para se livrar dele, se a quantidade for menor, o organismo se livra mais rápido.

      Mesmo assim, acredito que isso depende de organismo para organismo, porque você mesma falou que não engordou... Algumas pessoas realmente não engordam, mas devido ao acúmulo de líquidos, o peso na balança aumenta.

      Outra coisa.. a primeira vez que fiquei inchada fiquei menos inchada do que a segunda vez... e eu estava tomando menos na segunda vez... Acho que como eu já estava gordinha, havia mais célula de gordura para reter líquidos e por isso eu engordei mais.

      Então resumindo, como falei, os efeitos virão sim. Faça as massagens sim! Ela vai te fazer sentir leve, sentir bem, você vai ver!O inchaço vem com 1 ou 2 meses, mais ou menos de uso do remédio e demora em média de 6 a 8 meses para diminuir... acho que para sumir mesmo só um ano inteiro!

      Melhoras viu!!!

      Beijo!

      Excluir
  23. Ps: afinal enganei.me. Nao utilizei Prednisona, mas sim o Deflazacort, que é uma alternativa à Prednisona.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  24. oi,você sabe me dizer a diferença entre decadron e merticorten?qual o que retem mais liquidos e é mais forte na questão engordar ! obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pelo que eu entendi, todos esses medicamentos tem os mesmos efeitos colaterais. Acredito que todos retém líquidos sim e todos engordam, só que talvez os efeitos durem a depender do tempo do tratamento e da dosagem em miligramas.... mas essa é a minha opinião, é melhor perguntar a um médico para ter certeza.

      Excluir
  25. OI! Gostei mto do seu blog e tb quero relatar minha luta! bem tenho lupus desde 2005, tomei mto corticoide e tive todos os efeitos colaterais indesejavéis: queda de cabelo, rosto enorme, barriga enorme porém minhas pernas emagrecem, pele fina, espinhas....fiquei um monstro! qdo fui melhorando, foi diminuindo o corticoide eu voltei ao normal, so a barriga que não! Até um mês atrás eu tava ótima, tomando 2,5 mg de corticoide apenas, minha aparência nunca tinha estado tão boa, estava feliz, mas infelizmente tive que subir pra 20mg ao dia...tem uma semana que estou tomando e ja mudei: rosto inchou, barriga cresceu, pele fina, pernas emagreceram...e além disso não consigo dormir! Como um remédio pode afetar tanta a nossa vida né? marquei uma avaliação de drenagem linfatica, quero ver se ajuda um pouco...vc sentiu diferença? sera que pode fazer no rosto? Eu sei que é só uma fase e felizmente voltamos ao normal mas que é dificil é....beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiê! Sim, muito difícil, por isso que eu sempre falo que quem usa esse medicamento deve fazer terapia ao mesmo tempo... Não dá para trabalhar a mente com a mesma rapidez que o nosso corpo muda... por mais que já tenhamos passado por isso, sempre assusta... sempre...

      Sobre a drenagem, sim, eu sentia muita diferença, principalmente nas dores que eu sentia nas pernas e também sentia meu corpo mais leve. E sim, existe drenagem facial, sim!! É só procurar! Não sei de onde você é, mas aqui em Brasília tem!

      Te desejo muita força, viu?! Espero que diminua essa medicação o mais rápido possível! Qualquer coisa, estou por aqui te mandando energias positivas!

      Excluir
    2. Nossa muito obrigada por responder, eu achei esse blog um máximo e vc é muito prestativa. Parabéns! Então hj fui na minha médica e ela disse pra eu esperar um pouco pra fazer drenagem pq tive dengue(e foi por isso que meu lupus quis ativar). Felizmente meus exames melhoraram e ela baixou a prednisolona pra 15mg até o repetir os novos exames! Nossa tomara que os efeitos diminuam ando que neim vc( como se tivesse corrido uma maratona) e olha que eu tava so com 20 mg! sou muito sensível ao corticoide! A aparência que é a mais complicada, a gente muda demais! Olha eu tb estou lhe mandando muitas energias positivas!!! Vai da tudo certo!!!! Abraços...

      Excluir
    3. Vai sim!! E pelo visto, vc já está bem melhor! Logo, logo os efeitos vão diminuir!!! Muita saúde pra vc! Beijo!

      Excluir
  26. Minha filhota tem purpura e ela tambem faz o tratamento com prednisona estava lendo teu relato ela teve todos os efeitos colaterais que vc tem.... até foi ela que me mandou ler e me disse assim mãe tá igualzinho eu...... as me dá dó por que ela é vaidosa não gosto muito de ver ela com aquele rostinho redondo e de papadas mas daí penso poderia ser muito pior e como poderia..... Daí agradeço a Deus por que eu sei que teve uma mãozinha dele naquele resultado...... Desejo melhoras pra vc assim como deseja pra minha filha.....bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Simone, vou ser um pouco forte contigo no meu comentário porque você é a mãe, okay? Meus pais sentiam da mesma forma que você, principalmente porque eu era magra, extremamente vaidosa e ativa. Não fale em "dó", você imagina se já é difícil para você ver a sua filha assim, ela então deve estar sofrendo muito!! Só que ao invés de ter um sentimento desse, seria bom incentivá-la sempre! Saiba que isso é uma fase, ajude-a a superar isso, dê bastante apoio, não reforce os efeitos negativos da medicação, mas busquem em conjunto alternativas para amenizá-los. Eu sei que os pais são super preocupados... mas aqui em casa, eu tive uma experiência ruim porque meus pais achavam que eu engordava porque queria, porque não me cuidava, meu pai um dia olhou pra mim e falou que não me reconhecia, que eu estava deformada... :( Imagina???? Eu sei que este não é o seu caso, você é uma mãe muito amorosa, mas queria te contar, porque o apoio da família é o que nos dá forças, sabe?? Eu tenho certeza que ela vai ficar boa logo logo!!! Eu estou estabilizada agora, finalmente! Muito obrigada pelo comentário e muito obrigada por ter vindo aqui dividir a experiência! Desejo muita força para vocês e muita saúde!! Beijo

      Excluir
  27. Olá pessoal , tenho sindrome de sjogren ( doença auto imune) , faço o tratamento do Dr.Cicero Galli Coimbra (professor na Universidade Federal de São Paulo)com vitamina D , pesquisem no google , este tratamento é só para doença auto imune e pode livrá-los dos corticóides ...bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Eu procurei e até enviei email pra ele, mas só que o email voltou dizendo que a caixa dele estava cheia... Você tem algum contato dele lá em São Paulo? Obrigada!

      Excluir
    2. Tenho doeça mista do tecido conjuntivo, Sjogren, Artrite e agora desenvolvi a tal da PTI. No último mês fiquei internada por 2 vezes e fiz pulsoterapia das 2 vezes. Agora estou com 60mg. de prednisolona + 100mg Imunen/dia. Li tudo a respeito da vitamina D. Estou tomando por conta própria 10.000Ui da vitamina, pois li em vários sites (inclusive americanos) que a dose é segura. Meu reumato diz que não faz o tratamento pois o Conselho de Reumatologia não reconhece a vit. D como tratamento para doenças auto-imunes, pois a vit. D em excesso pode ser tóxica. Aí me pergunto???? Quer coisa mais tóxica do que corticóide? Ele diminui nosso cálcio (massa óssea), nossos músculos, aumenta a gordura do corpo, tira o potássio...enfim, um veneno que remedia.

      Excluir
  28. Oi querida gostei muito do blog, é importante saber que existem pessoas que passam pelo mesmo problema que passamos, eu tomo predinisona por causa de uma insuficiência renal comecei com 80 mg consegui fazer o desmame no meio no ano mas precisei retornar com 60 mg agora estou bem triste pois não preciso mais toma-lo mas toda vez que no desmame chego a 15 mg começo a passar mau meu médico disse que meu organismo se acostumou com o remédio, e sempre quando acho que vou ficar livre me dá crises de abstinência, e como todo mundo que toma esse medicamento eu tambem estou 20 kilos acima do meu peso normal, cheia de estrias pelo corpo, rosto super inchado... muitas pessoas também me criticam sem saber o q eu tenhoacham que estou com 20 kilos a mais porque eu quero, agora estou numa fase boa pq não estou ligando mais pelo oque as pessoas dizem, já expliquei pra todos da minha família esses efeitos, mas eu queria saber se vc conhece alguem que teve dificuldades em retirar esse medicamento como eu estou tendo?
    bjs Camila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila! Como está sendo o desmame? Eu te pergunto porque quando eu faço o desmame eu tenho que ir ao médico semanalmente e eu colho sangue semanalmente também. Então ele acompanha e vai diminuindo... mas a diminuição pra mim dura quase uns 6 meses!!! o.O Chego a tomar um dia 5mg, 2,5mg, depois 2,5 todo dia, depois 2,5 e zero, e dps 2,5, zero, zero, e por aí vai. Eu só tive problemas uma vez que comecei com 60mg e não resolveu, aumentei para 80mg mas foi só por uns 3 dias.

      Pessoalmente eu não conheço ninguém que teve dificuldade no desmame, mas quem sabe alguém comenta aqui no blog.

      Estou esperando a sua resposta e melhoras! Beijo

      Excluir
    2. PRIMEIRAMENTE OBRIGADO PELA RESPOSTA, ENTÃO ESTOU COM 20 mg E FICO COM 20 POR 15 DIAS DEPOIS COM 15mg MAIS 15 DIAS, 10 mg MAIS 15 DIAS DEPOIS 5mg POR MAIS 15 DIAS DEPOIS 2,5 DIA DIA DIA NÃO!!! ACHO QUE ESTÁ CORRETO NÉ?

      CAMILA

      Excluir
    3. Olha Camila... realmente não sei te dizer eu não vou por dias e sim pelo resultado dos exames de sangue. Qdo estava tomando, eu colhia sangue toda a semana... não me lembro se era a cada duas semanas que o médico diminuía a medicação... só sei que ao final eu fiquei com 5mg todos os dias, dps alternando 5mg/2.5mg, depois 2,5 durante dois dias e zero no terceiro dia, depois 2,5 e 0, até que parei. O meu foi assim. Beijo!

      Excluir
  29. Ola Sally

    Meu nome e Viviane. Li o seu post e tambem todos os comentarios, o que me dixaram mais aliviada.
    Em novembro ( 2 meses atras ) tive uma alergia de pele, inicialmente tratada como alergia de contato e depois diagnosticada como urticaria.
    Fui medicada por 4 semanas com injeções contendo corticoides e tambem usei em casa uma pomada ( Diprosone Cream). que tambem contem. No dia em que tomei a ultima injeção (14/12 )percebi que meu rosto estava começando a inchar. Como eu não sabia dos efeitos colaterais dos corticoides, fiquei extremamente preocupada e cogitei ate mesmo uma doença cardíaca. Hoje estou com o rosto extremamente inchado, com aquela papada embaixo do queixo. Me sinto muito estranha, como se fosse outra pessoa. Ja conversei com dois médicos e ambos me disseram que este efeito ira passar, pois ja nao faco mais o uso dos corticoides. Alem do que, tive arritmia, pressão alta e meu emocional ficou tao abalado que cheguei a ter um ataque de panico, coisa mais horrorosa que poderia ter me acontecido em toda vida. Te relatei tudo isso, pois concordo contigo, e' um mal que faz bem. A alergia nao desapareceu totalmente, mas nao me incomoda mais como antes, porem, esteticamnete, me sinto horrivel. Voce acha que, por nao ter usado por um periodo tao prolongado, meu rosto podera desinchar mais rapido?

    Obrigada,

    Viviane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Viviane!! Então, olha só, eu não sei se demora mais por conta do tempo que se toma a medicação ou por conta da quantidade de mgs que se toma. Fato é que em 6 meses (podendo ser menos que isso, viu?) você DEVE ver resultados. Ou você emagrece, ou o rosto já está desinchando, alguma coisa tem que acontecer. Eu coloquei aqui no blog algumas coisas que podem ajudar, como o controle da alimentação e drenagem linfática. Agora, talvez, isso dependa de organismo para organismo, porque eu tenho uma amiga que toma 20mg todo o dia e é magérrima! A gente deve considerar tudo, como éramos antes, nossa pré-disposição a engordar, como nos cuidamos enquanto tomávamos a medicação e por aí vai! Creio que tomando as decisões certas, talvez o efeito dure menos! Mas eu realmente não tenho certeza!

      Excluir
  30. Faço o tratamento com o Dr. Danilo Chiaradia que é da equipe do Dr. Cícero , na rua Nuporanga ,77-Vila Mariana , fone -(11)5082-1013 a secretária é a Cássia No facebook tem um grupo chamado Esclerose Múltipla tem solução-Bemditasvitaminas , neste grupo somos pacientes do Dr. Cicero e equipe e com outras doenças auto imunes este grupo foi muito importante quando estava pesquisando sobre as vitaminas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Vou me informar mais e depois te digo, okay?!

      Excluir
  31. Oi boa noite!!! Muito bom seu blog, hiper informativo...está de parabéns viu...
    Então no meu caso comecei a usar o corticóide hoje, 20 mg por dia durante 5 dias para fazer uma cirurgia na quarta feira dia 23, sou asmática e vou tomar anestesia geral ,acho que foi por isso que o médico receitou ele.
    Já comecei a me assustar...quando tomei senti uma taquicardia péssima e muitas dores no corpo, dor de cabeça isso em apenas um comprimido.
    É normal isso??? To começando a desistir de operar viu...como vou operar sentindo essas coisas misericórdia e no meu caso também terei esses efeitos ?? Inchaço, engordar ..ele não me disse nada de desmame...

    ResponderExcluir
  32. Oi! Boa noite! Primeiramente, obrigada pelo comentário! Fico muito feliz por ajudar! Em segundo lugar, eu creio que não é normal sentir os sintomas com apenas um dia de uso do corticoide... será que não é ansiedade pela cirurgia? Quanto ao inchaço e etc, isso depende muito do seu organismo. Eu tenho uma amiga que tem lupus e toma prednisona todos os dias e é hiper, ultra, magra! Acho que você deveria conversar melhor com o seu médico e tirar todas essas dúvidas, para fazer a cirurgia com 100% de certeza! Não se acanhe em perguntar! Eu sei que muitas vezes eles não gostam de explicar porque acham que a gente não vai entender... mas você já sabe os efeitos dessa medicação! Talvez vc sinta os efeitos dele, mas talvez esses efeitos sejam mais brandos... Acho que é bem pior qdo as doses são bem maiores e o tempo de uso é prolongado. Então converse com o seu médico e pergunte a ele o motivo pelo qual ele te passou essa medicação, okay? Boa sorte! E muita saúde! Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então ele me disse que a medicação é para evitas crises de asma sabe, vou fazer uma cirurgia de retirada de calculo renal , mais vai ser pelas costas, aquela que vc tira com apenas um furinho...mais vai ser com anestesia geral e o anestesista achou melhor prevenir, mais estou com muitaaaa dor nos ossos....
      O corticoide causa isso não causa?

      Excluir
    2. Causa sim, mas não com um comprimido assim não... bom, pelo menos não seria normal... não que eu tenha conhecimento... os efeitos demoram um pouquinho para aparecer, no começo vc se sente normal... Tinha que ver isso com o médico... tá muito estranho!! Vc está internada?

      Excluir
    3. Não estou não...fiz os exames e passei pelo anestesista há um mês atrás e ele me disse que era para tomar um comprimido por dia até a data da cirurgia 5 dias antes de prednisona 20mg
      Tomei era umas 12:00 quando foi 14:30 comecei com taquicardia, respiração cansada, e muitaaaa dor nos ossos parece que to passando em uma maquina de moer carne.

      Excluir
    4. Nossa! Olha... Queria poder ajudar mais.. mas assim.. meu médico sempre mandava eu tomar o remédio pela manhã, bem cedo, de preferência depois do café da manhã... Se amanhã você tomar e continuar sentindo tudo isso, vá logo ao médico e veja o que é... qual é o nome do medicamento que vc está tomando?

      Excluir
  33. Estou tomando o Prelone 20 mg ele mandou eu tomar um comprimido logo apos o almoço

    ResponderExcluir
  34. Olha, eu estava olhando a bula... Lá tem os efeitos colaterais, reações adversas e tudo mais... mas não fala a partir de qtos mgs.. então é isso.. tomar amanhã e se continuar desse jeito, procurar um médico.

    ResponderExcluir
  35. Olha, em maio eu tomei prednisona 60 mg por conta de uma esclerite e sofri todos os efeitos colaterais citados por todos, principalmente a insônia (imagine ficar três meses sem dormir). A aparência era irreconhecível - bochechas e papadas - barriga e braços inchados, fome avassaladora e dores no estômago. Os sintomas desapareceram síper rápido, embora eu não tenha conseguido emagrecer totalmente, mas o rosto voltou ao normal. Agora, menos de um ano depois, fui acometida de uma Síndrome Nefrótica e o pesadelo vai começar novamente essa semana. Como eu já conheço os sintomas, indaguei o meu Nefro sobre como diminuí-los e, assim quero compartilhar com vocês, pois pode ser que os ajudem. Ele vai manter os diuréticos que eu estava tomando por conta da síndrome (lasix, aldactone e higroton), receitou Olcadil para tirar a ansiedade (insônia e fome) e pantozol para não irritar o estômago. Só que o mais importante que ele me indicou: RETIRAR O SAL DA COMIDA. Segundo ele, essa medida vai ajudar DE FORME SOGNIFICATIVA a diminuir a retenção de líquidos e, consequentemente, evitar o inchaço. Enfim, acho que isso, somado a hábitos saudáveis de alimentação, exercícios físicos e drenagem, fica mais fácil lidar com a mudança brusca na aparência. Espero que dê certo pra mim e pra vocês. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Danielle pelo seu comentário! Me fala como você está e se ajudou, viu? Beijo!

      Excluir
    2. Oi Sally... infelizmente não teve jeito... Meu rosto está de lua cheia, papada gigante, meu corpo de encheu de pêlos, muito cansaço, depressão e, de quebra, tive um "distúrbio eletrolílico" que me rendeu muitas dores nas pernas e internação. A dose atual é de 40 mg e nem os diuréticos diminuem o inchaço. Não posso fazer atividade física e drenagem por conta da proteinúria. Enfim, fiz tudo direitinho mas não escapei dos sintomas terríveis. O espelho é nosso maior inimigo. Mas a cura é o mais importante. E vc, como está? Tbm sou de Brasília. Beijos.

      Excluir
    3. Oi Dani, moro aqui na asa norte, se quiser, podemos marcar um dia para sair e conversar, eu acho que existem mais pessoas aqui de Brasília também. Mais pra frente eu posso organizar um encontro com todos, o que acha?

      A cura de fato é mais importante e eu acho que nós somos nossos maiores inimigos, porque quando nos olhamos no espelho, não nos vemos... e na verdade, deveríamos ver como nosso corpo está lutando para ficar bom! Mas é assim mesmo, fase é fase e como toda fase, tudo isso vai passar!

      Excluir
    4. OI Sally... demorei pra voltar por aqui! Eu trabalho na Asa Norte e acho ótimo marcarmos um encontro.... estarei lá com certeza. Trocar experiências costuma aumentar as nossas forças pra enfrentar esse momento. Podemos tomar um café ou um encontrinho no final da tarde... meu email é daniellemorais@gmail.com. Bjão

      Excluir
  36. Eu tomo esse remedio a mais ou menos 3 meses e estou obesa,faço dieta, exercicios e bebo muito chá, mas nada me faz voltar ao meu normal. Entrei em depressão e precisei de ajuda psicologica e psiquistrica. Até uma coisa simples que é ir a padaria eu não tenho mais vontade de fazer porque as pessoas me olham como se eu tivesse pintada de azul... É humilhante e triste. Desisti de comprar roupa, cada semana engordo mais e a um mês estou com muita espinha... Enfim o pior de tudo é que eu tenho uma doença que nem os medicos descobrem, de 15 em 15 dias faço exames e nada é revelado. Se eu parar de tomar a predsona eu tenho edemas pelo corpo todo e migram de uma area para a outra...
    Para os parentes e familia finjo que isso não me abala mas sinceramente quando estou sozinha choro muito, pois o corticoide é um mal que faz bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thais, eu não sei porque não te respondi!!! Eu também engordei bastante, mas quase 10kg era só de inchaço, viu? Também fiz terapia e tinha que ir quase todos os dias porque é uma fase m uito difícil mesmo. Agora que você falou em edema eu fiquei curiosa se descobriram o que você tem... São roxos pelo corpo? Olha, chore o quanto precisar, só a gente sabe como é difícil... Vc tem que buscar forças de onde jamais achou que tivesse! Estou aqui para conversar e me desculpa não ter te respondido antes!! Melhoras, viu?

      Excluir
  37. Boa noite a todos! Parabéns Sally, pela iniciativa da criação deste blog. Vc ajuda muitas pessoas com seus esclarecimentos e sobretudo com a troca de experiências vivenciadas com o uso do CORTICOIDE.

    Meu nome é Ana Paula Aguilar, tenho 32 anos e desde novembro de 2012 tomo prednisona devido à uma infecção na tireoide (tireoidite ou tireoide de Hashimoto ou ainda tireoide subaguda). Iniciei com 60 mg, fiquei com um animo enorme, porém, perdi o sono, tive refluxos, espinhas e muito, mais muito pêlo no rosto. O pior de tudo foi que quando diminui a dose para 40 mg meu rosto ficou igualzinho à uma lua cheia, adquiri a giba de búfalo devido ao acumulo de gordura na parte do pescoço. Fiquei irreconhecível, foi horrível. Engordei na realidade 4 quilos, não perdi nenhuma roupa, apesar delas ficarem mais justas devido ao inchaço; mais o meu rosto ficou mega inchado como disse. Fiquei extremamente deprimida, deixei de sair de casa por 3 semanas. Tentei me comparar com pessoas em situações piores para ver se elevava o meu astral, mais não adiantava por muito tempo.

    Hoje estou tomando 5 mg, e outros efeitos apareceram, como: muito sono durante o dia, fraqueza, desanimo e uma angustia.

    Todos (as) sabemos que tudo passa, porém, o emocional é muito abalado e sofre extremamente com os efeitos deste remédio. Porém acredito que tudo dará certo...

    Bjs e até breve...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!!! Tudo está dando certo! O corticoide é apenas uma fase na nossa vida! Tenho certeza que vc voltará a ser o que era antes e que os efeitos vão passar, já que vc já parou de tomar o remédio, né? Te desejo muita saúde e muita força para seguir em frente! No mais, nos falamos pelo Face! Beijo!

      Excluir
  38. Olá Sally, Meu nome é Camila tenho 23 anos gostaria de relatar um fato que esta ocorrendo comigo devido o uso de corticoides. Comecei a tomar por conta própria e aconselhada por uma amiga que tbem tomava, decadron, para engordar, em outubro de 2011.. Comecei tomando doses baixas de 1,0mg por dia,mas as vezes ficava 1 semana sem tomar pq estava inchando muito, em 2 meses ja havia engordado cerca de 8 kilos de 50 kilos passei a pesar 58. Minha intenção era manter o peso ganho e ai quando cheguei nos 60 kilos, depois de 3 meses tomando diariamente, fui começando a parar. Tomava 5 dias (0,5mg por dia) depois parava, ate quando começava a perceber que estava emagrecendo denovo, ai eu voltava a tomar por mais 5 dias, parava denovo e voltava conforme ia emagrecendo. Fiquei assim parando e voltando por cerca de 1 ano, em outubro de 2012 comecei dando um espaço de tempo maior, chegava a ficar 1 semana sem tomar nada, ai tomava por uns 4-5 dias e ficava mais 1 semana sem nada. Quando foi no começo desse ano, já a um mês sem tomar nada comecei a me sentir muito mal, com sintomas horríveis taquicardia, falta de ar, aperto no peito, muitas dores no corpo (sintomas de transtorno de ansiedade)Fraqueza e perdi muito o apetite,eu preocupada achando que era por causa do corticoide voltei a tomar doses baixas de 0,5 mg ao dia e aparentemente me senti melhor. Nunca tinha sentido isso antes e nunca tive problemas de saúdes sérios. Tive todos os efeitos colaterais relatados nesse post: Cara redonda, queixo duplo, barriga saliente, estrias, sudorese, pequeno aumento na pressão arterial e bastante fome. Fiz exames de sangue e nada acusou. Gostaria de saber se isso pode estar relacionado a falta do corticoide.? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Camila, pode sim. Pela minha experiência, esses últimos sintomas são causados pela diminuição do corticoide no organismo. A fase mais difícil não é o começo e sim o desmame... é no desmame que os efeitos começam a aparecer... Acho que deveria procurar um médico e relatar o que está te acontecendo, pois vc pode estar causando problemas para a sua supra-renal que produz o cortisona.... Realmente acho que vc deveria procurar um médico e fazer um check-up...

      Excluir
  39. Olá...depois de muito tempo procurando, achei alguém que fale de maneira sincera sobre isso!!Meu nome é Cátia, estou com 25 anos e tomo remédios a base de corticóide desde os 20, quando desenvolvi alergia crõnica. Os efeitos colaterais foram devastadores: estrias, inchaço, aumento de 20kg, suor, giba de bufalo...enfim, a estética foi para as cucuias!!Agora creio que encontrei um médico eficiente que me encaminhou para fazer diversos exames a fim de tentar eliminar estes remédios da minha vida. Estou bem esperançosa. Devido ao longo tempo que usei, ele já me preveniu que será uma média de 2 anos para amenizar os efeitos colaterais...não quero desanimar! Vou procurar uma massagista que faça drenagem para me ajudar. Amei este blog...vou entrar pelo face. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cátia!!! Existem sim substitutos para o corticoide!!!! A medicina já está avançada o suficiente para produzir medicamentos que causam quase que o mesmo efeito do corticoide e com efeitos colaterais diferentes... Meu médico falou que o melhor remédio ainda é o corticoide.. mas agora estou tomando azatioprina. Acho que a relação médico-pcte é essencial para o êxito do tratamento, sabia? Meu médico apoia todas as minhas decisões e sempre me ajuda a buscar a melhor saída! Boa sorte com o seu médico e procure cuidar da alimentação tb que ajuda bastante, viu? Beijão!!!

      Excluir
  40. Oi meu nome é Dani, faço o uso da medicação ha 2 anos. Sofro de asma grave já fiquei internada 3 vezes em cti por conta disso e la eu tomava os corticoides injetáveis 2 vezes por dia, saindo das internações eu passava a tomar as doses em casa sempre começando 80mg por dia e diminuindo aos poucos, só que toda vez que eu diminuia as doses eu tinha graves recaídas, faço uso de antialergicos, bombinhas, nebulizaçõe e vacinas, mesmo assim eu tenho que tomar esse remedio que me engordou 20 durante esses 2 anos, ja tomei varios tipos de corticoides ate glicocorticoides sofro muito pelo meu corpo ter mudado tanto, as pessoas me olham diferente acha que sou em et mas o que eu quero mesmo é ficar boa da doença e parar de tomar esse remedio. bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani, sei bem o que vc está passando... Eu ficava com tanta raiva das pessoas... como é que elas se acham no direito de julgar alguém pela aparência???? Ninguém tem o direito de julgar ninguém, muito menos de fazer alguém se sentir mal... Dps veja um post que escrevi sobre como fui maltratada por uma vendedora da Le Lis Blanc.... Vc tem que ser forte e encontrar força para não deixar isso te abater... Ninguém sabe da sua vida mais que vc. Infelizmente, pessoas mesquinhas existem e infelizmente não conseguimos ficar longe delas... A diferença está em como vc vai lidar com isso, entende? Eu espero que vc consiga se libertar dessa medicação o mais rápido possível ou que consiga alguma outra com menos efeitos colaterais ! No mais, estou aqui para o que precisar! Muita saúde! Beijo

      Excluir
  41. oi sally meu nome e rossana tenho 19 anos e to sofrendo muito preconceito ate en casa por causa do rosto inchado e muito ruim to muito feia e eu coloquei so duas vezes corticoide injetavel e ja faz mais de um meis q parei e ainda nao desceu a minha cara e barriga descupa x nao escrever bem sou do paraguay aqui fronteira com ponta pora ms bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola Rossana! Yo hablo español entonces si deseas podemos hablar en español también.
      Hay que hablar con su familia e explicarles lo que pasa. Consulta la "bula" (descripción de la medicina) y muestra los, los efectos que están descriptos allá. Lo que ocurre contigo no es culpa tuya y los efectos no se quedarán! Entonces, habla con tu familia y pida ayuda, explique todo, incluso como se siente! Suerte! Besos!

      Excluir
  42. Esses efeitos passam? minha aparencia tambem mudou bastante. Tô desesperada já. nem reconheço mais meu rosto no espelho... :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, sim, os efeitos passam! Demoram um pouco para passar, mas passam! Não fique desesperada!!!! É uma fase e vai passar, te prometo!

      Excluir
    2. Foram cerca de 27 comprimidos, acha que pode ser quanto tempo?

      Excluir
    3. Depende da qtde de mgs, eu acho.... Me disseram uma vez que os efeitos devem desaparecer em no máximo 6 meses.

      Excluir
  43. Olá, meu nome é Thaís e estou tomando prednisona 40mg por dia a 4 meses para um tratamento de Proteinúria,estou passando por todos os sintomas sitados acima e estou morrendo de vontade de parar logo, porém o médico foi viajar e só volta daqui a um mês onde eu já deveria estar diminuindo a quantidade, então resolvi diminuir por conta própria e estou tomando apenas 20 mg por 7 dias e depois vou tomar 10 e assim sucessivamente. Gostaria q vc me explicasse se estou fazendo de maneira certa ou me fale o que acha q devo fazer. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaís, em primeiro lugar, eu não recomendo fazer nada por conta própria, principalmente, porque se você tiver alguma intercorrência, quem é que vai te ajudar?? Ainda é possível que se sinta mal e o médico tenha que aumentar a dose novamente... existem riscos que acho que da próxima vez, não deverias correr...
      Já que você começou a fazer isso por conta própria eu vou te explicar como foi o meu. Dos 40mg eu fui para 35mg, dps para 30, depois para 25, depois para 20, depois para 15, depois para 10, depois para 5, dps para 5 e 2,5, alternando os dias, depois para 2,5, dps para 2,5 e zero, depois para 2,5, zero e zero, e por fim, zero. A mudança ocorria a cada semana, porém, toda semana eu fazia exame de sangue para saber se estava tudo indo bem. Segundo meu médico, qto mais devagar o desmame melhor. É isso. Espero que não faça mais nada por conta própria, okay?

      Excluir
    2. Muito obrigada pela atenção, você tem razão eu vou esperar o médico...

      Excluir
  44. oi meu nome e daniel, eu estou com uma inflamação na planta do pé chamada fascite plantar o médico me receitou predsim, inchei muito no começo com 60 mg agr ja não estou tomando mais, mas meu rosto ta inchado demora muito pra desinchar ? eu engordeui um pouco também mas minhas pernas que estavam inchadas ja desincharam bastante e eu nem ligo muito pro corpo não fiquei gordo o problema e meu rosto,. eu notei que deu uma desinchada mas igual não ta como eu quero vai demora mto sera, e me saiu muita espinhas eu ja havia feito tratamneto eu tinha esse problema antes do remedio mas agr voltou todos, as espinhas para de vir quando eu para com o remedio ? se puder responda beijo ah ouvi que fala tambem que o predsim é o que da menos efeito bjj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniel! Demora um pouco sim, me falaram que em no máximo 6 meses você já tem que ter voltado ao normal, tem organismos que conseguem antes e outros um pouco depois. Depende muito também dos cuidados que você está tendo com a alimentação também. Sobre o rosto e as espinhas. As espinhas vão diminuindo com o tempo, mas é bom procurar um dermato para te ajudar logo. O rosto vai desinchar com o tempo, mas lá no site do blog no facebook tem uns vídeos sobre drenagem linfática facial que podem te ajudar. No mais, te desejo muita saúde! Beijo!

      Excluir
    2. obrigado mesmo, ja to tomando o tal do roacutan pra minhas espinhas, saiu muita espinhas.. vamo ve se funciona isso né beiijos

      Excluir
    3. Oi Daniel, dps passa aqui pra contar se deu certo! Melhoras! Beijo!

      Excluir
  45. Oi amigos, li o texto inicial e alguns comentários, de fato o corticoide tem seus males e seus contras, no meu caso tomo Cloratad D durante 10 dias para praticamente eliminar o uso da bombinha de asma durante mais de seis meses. Para mim e incrível pois geralmente tenho que inalar a bombinha quase todos os dias, o que nao gosto e acho muito prejudicial. O corticoide elimina todas as minhas alergias respiratórias me fazendo sentir muito bem durante meses, e as crises de asma desaparecem. Com ele começo a comer mais e lógico dou uma engordada que logo depois controlo, os suores excessivos são normais. Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  46. Olá meu nome é Tatiana e faz quase 14 anos que tomo essa medicação devido a um problema renal crônico. Quando a doença está controlada a dosagem é bastante pequena e os efeitos também... mas é bem chato quando ela se descontrola e a dosagem aumenta... fato que ocorreu ano passado, junto com a chegada dos trinta anos... Parece que tudo piora com a idade, né e tomar o corticoide não ajuda muito... hehehhe... mas faz parte né... se não fosse o remédio as coisas poderiam ser piores... o jeito mesmo é não se desesperar e tentar amenizar os efeitos... Para as mulheres é bem difícil, por conta da vaidade feminina... Amei as dicas do blog e espero que melhores logo... Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tatiana! Obrigada pelo seu comentário! Realmente temos que levar tudo isso com muita positividade! Beijo!

      Excluir
  47. Oi Sally, acabei de passar por um tratamento com doses altas de corticóides para asma e bronquite, já fiz o desmame, mas ainda sinto muita fome e transpiro demais, principalmente no pescoço como você, você saberia me dizer quanto tempo depois do tratamento esses sintomas costumam desaparecer.
    Estou 10 kg acima do meu peso, pq sempre que consigo emagrecer tenho que tomar de novo o corticóide, é uma luta injusta.
    Já tenho o rosto redondo e com o efeito cushingóide fica parecendo uma bola, sem falar nas estrias, tb sinto fraquezas e, pra piorar, ainda não posso fazer academia por conta da asma e quando puder terei que pegar leve, não é mole, mas tenho tentado lidar com isso com calma, não tem outro jeito, né?!?
    Beijos
    Thais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu e-mail é o thcpaiva@gmail.com
      Beijos

      Excluir
    2. Oi Thais, vou te responder por email então, tá bom? Melhoras! Beijo!

      Excluir
  48. Oiiii Estou eu aqui, extremamente triste, decobri o Lupus há uns 15 dias e comecei a tomar os malditos corticoides, at;e ontem tava tudo normal, hj acordei com o rosto inchado e esta inchando mais, estou desesperada, chorei um monte, que coisa triste para mulher, todas somos cuidadosas com o corpo, face e eu sempre fui muito encanada com essa história de ganhar peso, ainda nao ganhei peso, mais minha barriga ta um pouco grandinha e sinto desconforto abdominal, meu intestino nao esta funcionando direito, tomo tmb o reuquinol, to meio desnorteada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Francieli! Olha, neste momento você precisa ser forte, não existe outra opção. O seu corpo precisa que você esteja bem para que ele atinja o equilíbrio o mais rápido possível, ou seja, que o lupus não fique em atividade. Esses efeitos vão passar, mas a jornada é longa e difícil, não vou te mentir! A diferença vai ser como você vai encarar e superar todo este desafio! Infelizmente, faz parte do tratamento "ficar mal" para poder "ficar bem".
      A partir de agora, assuma um compromisso com você mesma! O compromisso de se amar, de se cuidar ao máximo! Não odeie o seu corpo ou o que você verá no espelho! É vc que está lá e vc precisa se ajudar! Eu e todos aqui do blog estamos juntos com você nessa batalha! Pode vir aqui conversar com a gente, ou nos encontre no facebook do blog "querido diário", lá nós trocamos experiências e conversamos também, viu?!
      Você não está sozinha nessa! Busque conforto em quem já passa por isso há mais tempo! Estamos contigo!!
      ps: chorar faz bem e é necessário....

      Excluir
    2. Obrigada. Quero trocar mais experiencias com quem ja conhece melhor tudo isso. Como add no face pq tem varios querido diario. Passei uma semana bem animafa e hj to super p baixo. Por causa das espinhas, rostinho inchado. Ta dificil aceitar as mudancas.

      Excluir
  49. Oi Sally, meu nome e Carolina, Tenho 24 Anos e acabei de descobrir que tenho toxoplasmosis no meu olho direito, minha visão ficou muito ruim não enchergava praticamente nada do olho direito, comecei tomando prendisona, 40mg e da noite pro dia já percebi um inchaso no rosto, em uma semana eu estava outra pessoa, como vc mesmo disse as buchechas ficam duras, parece que vai explodir, to literalmente aquele boneco fofao sabe? Já estou em tratamento a 6 semanas e agora minha barriga ta enorme, parece que to gravida assim de 6 meses, e as costas e braços estão gordos cheio de pelancas .... Isso tb e normal??? Tb sinto muita Caimbra nas mãos, e uma fome sem controle....sem contar na alto estima né, aonde vc vai as pessoas te olhando como se fosse um bixo de 7 cabeças... Quanto tempo mais ou menos vc voltou ao normal depois q parou de tomar o remédio??? Pelo menos tem um lado bom de tudo isso... Minha visão esta bem melhor graças a Deus, e vou continuar no remédio até qnd preciso, melhor gorda q cega não e mesmo rsrs... Bjoss adorei seu blog , Deus te abençoe sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, posso responder tb? rs. Cuidado para não mudar os hábitos alimentares, pra não continuar com fome de leão depois de parar a medicação, como no meu caso. Tenho a sua idade ( comentário abaixo), sei o qto é difícil. Enqto não parar a medicação seu rosto vai inchar cada vez mais! Mas depois melhora bastante. Acho que comecei a sentir melhoras no rosto uns 2 meses depois de parar. Mas ainda tô bem gordinha e com muita fome, 2 anos depois! E comece essa dieta já! Beijos

      Excluir
    2. Oi Carol! Obrigada pelo seu comentário! Tudo que você está sentindo faz parte dos efeitos colaterais da medicação sim!!! É tudo "normal"!! Fico feliz em saber que o problema principal está sendo resolvido! E é pra isso que vc está passando por tudo isso, tenha sempre isso em mente! Todos esses efeitos irão passar! Conforme a Elaine comentou aqui acima, eu tb percebi a diferença em torno de 2 meses. Existem pessoas que conseguiram voltar ao normal em 6 meses, eu confesso que fiquei "melhor" em 6 meses, mas mil vezes melhor após 1 ano sem a medicação.
      Outra coisa que a Elaine falou que é corretíssimo é essa questão dos hábitos alimentares! Eu coloquei aqui no blog e também coloquei no facebook do blog, alguns cuidados que devemos ter com a alimentação! Tome bastante chá de erva-doce, pois ele auxilia a reduzir a fome de leão do corticoide! No mais, siga as dicas aqui e sempre que puder, nos dê um retorno para saber como vc está, okay? Todos estamos torcendo por vc! Melhoras! Beijão!

      Excluir
  50. Nossa, que bom estes posts, não estou sozinha! Tenho 24 anos, tive uma paralisia facial faz 2 anos. Além de todos os efeitos colaterais do remédio, tenho que lidar com a falta de simetria do meu rosto. Sempre fui muito alegre e sorridente, mas de 2 anos pra cá, sou outra pessoa literamente. Pesava 50 kg qdo tive a doença, e fui para 63kg em 2 meses!!! Hj, dois anos depois, peso 60kg. Barriga enorme, muita celulite e pelo. Pelo menos as espinhas ( que estavam parecendo uma alergia!!) sumiram. Encontrei esse site pq vou casar daqui 6 meses e não me aceito, preciso emagrecer urgente!! Sally, vc é uma fofa! Espero palavras de conforto suas pq é realmente difícil. A vida toda eu tentei engordar, e agora me vejo assim, com cara, barriga e braços enormes, prestes a casar. Eu sei q as pessoas tem problemas muito maiores, mas parece que isso atingiu meu ponto fraco sabe? E ainda tenho aquela fome de leão! Acho que mudei meus hábitos por conta da medicação, mesmo depois de ter parado de tomar. Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elaine!! Não, você não está sozinha! Pode ter certeza disso! Há quanto tempo você está sem a medicação?? Realmente nos acostumamos em saciar aquela fome! Eu mesma parecia que tinha desejos... desejo de chocolate, de fast food, de pizza, de tudo quanto é coisa ruim... hehehe... masssss, isso me trouxe 20kg. E com isso eu aprendi que não poderia ficar pior do que já estava, ou seja, se o remédio estava ali para me ajudar, eu mesma estava me acabando.... Então o sacrifício é bem maior mesmo!!Tem que procurar uma nutricionista, fazer exercícios (se puder).. Na verdade, não podemos nos "entregar" aos efeitos da medicação, pelo contrário, temos que ditar um ritmo próprio de saúde que nos auxilie a rápida recuperação após o uso dela. Qualquer coisa Elaine, meu email é sallybarcelos@gmail.com, podemos conversar por lá também ou no facebook!
      Melhoras e tenho certeza que seu casamentos será lindo e que vc estará linda tb!!! Beijo!

      Excluir
  51. Oi Sally, nossa! Muito bom saber também que não estou só! Meu nome é Carla e estou passando pelos mesmos sintomas de vocês pelo "desmame" da predinisona! Pesquisando sobre como me livrar desses efeitos colaterais, encontrei seu Blog. Parabéns pela iniciativa! Pelo que pude ver, você está ajudando muita gente! É isso aí galera, vou me juntar a vocês!
    Tomo predinisona a mais ou menos 8 meses, é isso aí! Agora que me dei conta que se passaram muitos meses! E o pior é que ainda não tenho um diagnóstico fechado! Em julho do ano passado percebi que a visão do olho direito começou a ficar embaçada, então , meu oftalmologista disse que era "neurite óptica" e me encaminhou para um neurologista que receitou a predinisona! De lá para cá, sofro com os sintomas que todos vcs descrevem!
    Estou fazendo todos os exames possíveis e impossíveis, pois os médicos falam que pode ser Esclerose Múltipla, Doença de Devic e até cogitaram a possibilidade de Glioma de Nervo Óptico, pois a ressonância acusou um glioma (tumor) no nervo óptico direito, não podemos fazer biósia para saber se é tumor ou não, pois ficarei cega se encostarem no nervo! Fui parar até no INCA - Instituto Nacional do Câncer aqui do Rio de Janeiro e lá falaram da possibilidade de não ser tumor , mas uma Doença Desmielinizante do Nervo Óptico! Me encaminharam para um neurologista especialista nesse tipo de doença! Enfim, daí o meu neurologista, diante dos sintomas horríveis da prednisona, estamos reduzindo a dose para ver como fico, mas continuo com a baixa acuidade visual do olho direito, mas sem dor, o que é importante! Mas, estou muito inchada, rosto redondo, papada, tudo o que vcs relataram. Vi que tenho que tirar o sal da comida! Foi muito útil ver sua pesquisa dos alimentos que devemos evitar, obrigada! Vou procurar fazer drenagem linfática! Tentar me livrar desse inchaço e aguardar o diagnóstico!
    Vou manter você informada!
    Obrigada pela criação desse blog, vou te add no face!
    Beijos
    Carla Santiago

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla! Ficou muito feliz em poder te ajudar!! Você não sabe como fico satisfeita em ver que cada vez mais, mais e mais pessoas estão usufruindo deste blog!

      Quanto a sua história, que odisseia, hein? Você deve ser um caso típico para o Dr. House! Eu não imagino como a sua cabecinha deve estar agora! Vejo pelo seu comentário que você está levando tudo muito bem!

      Existem várias dicas aqui! Outra boa é tomar chá de erva-doce para controlar a fome!

      Lá no face vc não vai me achar mesmo, mas eu posso te achar se vc curtir a página do blog "querido diário". Eu te procurei lá, mas tinham várias pessoas com o mesmo nome... Assim que vc curtir a página eu te adiciono no meu face para a gente conversar, tá bom???

      Beijo grande e até logo!

      Excluir
  52. Sally, não estou te encontrando no face! Veja se você me encontra.
    Carla Santiago

    ResponderExcluir
  53. Oi Sally, obrigada pelo apoio! Já curti o blog lá no face!
    Querida, não está sendo fácil não! Procuro manter o bom humor para as coisas não ficarem mais difíceis! Minha profissão e religião têm me ajudado, sou psicóloga e espírita! Deus está no comando e todos os dias tenho procurado manter a calma, a paciência e a resignação, é difícil, mas estou tentando!
    Um grande beijo amiga!
    Conte também comigo!
    Estamos juntos nessa, viu pessoal! Contem comigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :D !!!! Estamos aqui pra vc tb Carla!!! Melhoras e força!!!!

      Excluir
  54. ola pessoal
    minha filha de três anos foi diagnosticada com anemia hemolítica autoimune, e passou por uma sessão de pulsoterapia com altas doses de metil-prednisolona por três dias, depois 60mg por dois dias de prednisolona, depois 45 por uma semana, 36mg por mais uma semana, 24mg, 21mg e agora esta tomando 18mg, no começo ela tinha uma insônia terrível, acordava pela madrugada, com uma fome de leão, de uns dias para ca tenho notado que ela tem feito muito xixi,estou lutando para aumentar a imunidade dela com umaa alimentação bem equilibrada, a próxima consulta dela com a hematologista será só no mês de maio, espera que baixe mais um pouco a dosagem diária, eu estava aflita achando que ela estava tomando o corticoide a muito tempo, ela começou dia 11 de fevereiro, mas no blog vi que tem muita gente tomando a realmente muito tempo, achei super interessante o blog, parabéns sally!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Márcia! Obrigada pelo comentário!!!
      É bom que ela esteja fazendo bastante xixi, isto quer dizer que ela não está acumulando tanto líquido assim, então isso é bom! (creio eu, hehehe)

      Quando eu tive anemia, eu fazia um exame de sangue por semana... como está a hemoglobina dela?

      Pode ficar tranquila que quando tratada a anemia hemolítica tem controle! A minha está totalmente controlada agora! :D O meu médico disse que após o diagnóstico, o período de recaídas é de 2 anos. Passado esse período, a anemia pode sumir de vez ou ficar controlada!

      Meu email é: sallybarcelos@gmail.com . Se quiser, conversamos por lá eu posso te contar a minha experiência!!

      Melhoras pra filhota e muita saúde!

      Excluir
  55. Olá, parabéns pelo blog, realmente muito útil para tantas pessoas.
    Comecei a tomar Prednisona ontem, 80mg por dia e precisarei tomar por 2 semanas. Depois começarei a diminuir a dose, terminando o tratamento em 3 meses, devido a exoftalmia ocasionada pelo hipertireoidismo.
    Faço muitos tratamentos estéticos. Você acha que com dieta, malhação e tratamentos, consigo escapar do ganho de peso?
    Obrigada.
    Lenira (lenira.cunha@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
  56. Ola Sally, tudo bem?
    Tenho 28 anos e fui diagnosticada com atrite reumatoide aos 3 anos de idade. Há uns 10 anos faço tratamento com uma injecao chamada Humira e ela vinha controlando muito bem as minhas crises.
    De 1 mes pra ca piorei muito e meu medico me receitou o Metotrexado + predsin. Sempre fui muito magrinha, peso atualmente 46 kilos (mas como tenho 1,60 este peso acaba sendo proporcional a mim). Vou começar esta semana o Predsin e espero poder compartilhar com vcs a minha experiencia. Como sofro desta doença a muitos e muitos anos, e como sabemos ela nao tem cura, eu acho q aprendi a desenvolver com o tempo uma atitude mais positiva, pq é como vc disse, só quem passa por isso é q sabe o quao dificil é. As pessoas nao entendem, ou dizem q é frescura. É bom saber e econtrar pessoas com que podemos dividir nossas experiencias e encontrar apoio. No que precisar pode contar comigo também.
    Um grande beijo.
    Mari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari! Muito obrigada pelo seu comentário! Também estou tentando desenvolver essa atitude mais positiva.. é uma luta diária, não é mesmo? Espero que vc já esteja se sentindo melhor e se puder, por favor, compartilhe aqui conosco a sua experiência, okay? Muito obrigada! Beijo!

      Excluir
  57. Oi, Sally. Não sei ao certo se foi bom ou assustador encontrar seu blog. No momento estou chorando tanto que mal consigo pensar. Tenho tido dores pelo corpo todo, há cerca de dois meses. Faz uma semana, inchei tanto que não conseguia nem prender os cabelos. Fui diagnosticada com Fibromialgia, pelo meu clínico geral. Mas ai, ja na consulta com uma reumatologista e uma breve olhadela nos exames, ela disse que suspeita que eu esteja com lupus articular. Meus exames ficam prontos só daqui a tres semanas, mas ela ja me receitou Prednisona 20mg. Fiquei aterrorizada, por vários motivos: eu tenho pânico, pavor de engordar. Sempre fui uma criança gordinha que sofria na escola por isso e aos 15 anos tive anorexia por causa disso. Também sempre tive muita espinha, que consegui controlar há pouco tempo. Vou ser madrinha de um casamento daqui a uma semana. Eu simplesmente não posso por tudo a perder agora! Isso não é justo. Estou pensando seriamente em não tomar, até ter o resultado dos exames em mãos. Mesmo porque, com o medicamento do outro medico ja me sinto super bem, mesmo nos dias em que não tomo... Estou desesperada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana! Eu não consigo começar a pensar o que é estar vivendo o que você está vivendo agora... Sei que é muito difícil, nós perdemos nosso chão... Eu acho que foi bom você encontrar o blog porque agora você está rodeada de pessoas que podem te ajudar.
      Toda doença auto-imune exige um controle "do emocional". Desta forma, a primeira coisa que você tem que fazer é procurar um psicólogo para te auxiliar nessa jornada. Você precisa de alguém que vai te orientar e te apoiar, ao mesmo tempo em que você vai ficar mais forte para lidar com tudo que vier daqui pra frente.
      Me desculpa a demora a responder, eu não sei se você tomou a medicação antes do casamento, mas quero que saiba que os efeitos não aparecem desde o primeiro comprimido não! Demora um pouco... eu só reparei a diferença dps de um mês mais ou menos...
      Qto às espinhas, eu sempre falo para as pessoas procurarem um dermatologista. Eu sei que para quem não tem plano de saúde é caro e é difícil, mas vale a pena! O médico sabe quais são os efeitos colaterais do corticoide e vai poder te dar o melhor tratamento!
      Eu sei que é fácil falar, mas não fique desesperada!! Quanto antes você entender o que está acontecendo, fazer o tratamento direitinho e se estabilizar emocionalmente, melhor você ficará, viu?
      Te desejo muita saúde! Melhoras! Beijo!

      Excluir
  58. Eu tomei duas vazes a injeção devido a quadros de alergia a medicamentos, agora fazem mais ou menos um 9 meses depois da ultima aplicação,realmente os efeitos colaterais demoram para desaparecer,eu fiquei com muita acne, e engordei e não consegui perder mais, e fora a queda de cabelo, é complicado pra mulher lidar com essa situação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jenifer, sim, é muito difícil mesmo! Muita força, garra e fé que tudo vai se resolver! :D

      Excluir
  59. Olá,tenho 12 anos e tomo corticoide desde meus 10 meses.Quando completei 10 anos parei de tomar e voltei a ficar magra (eu era uma baleia)mas depois da primeira menstruação eu tive uma recaida e voltei a tomar o corticoide,resultado engordei tudo de novo,e quando eu tomo corticoide fico com as bochechas parecedo bolas e muito cor de rosa,quase laranja.Isso acontece com você?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Sim, minhas bochechas ficam gigantes e vermelhas, mas não seja a ficar quase laranja não... Espero que já esteja bem! Leia os outros comentários que você vai ser outros sintomas tb, tá bom? Beijo!

      Excluir
  60. Já ouviu falar em Linfoma cutaneo de células T, ou vulgarmente chamado MICOSE FUNGÓIDE?
    estou tomando predinosa 100mg por5 dias e para. depois continuo no outro mês a mesma coisa.
    Sem falar do inchaço que todos falam. AS vezes em alguns lugares da pele ela fica dura , rífida e muito seca, chega a rchar e dói. e preciso tomar antibióticos. As pessoas olham pra vc e ficam naquela....o que será que ela tem pra ficar tão inchada...vermelha...etc e tal....beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Nunca ouvi falar! Existem tantas coisas por aí que a gente nem imagina, né?
      Eu fiquei curiosa pra saber se vc não faz o desmame... é 100mg por 5 dias e dps para??? Não vai diminuindo não?
      Eu espero que vc esteja bem e te desejo muita força no tratamento!
      Beijo!

      Excluir
  61. Olá, seu blog eh mto esclarecedor. Após ler tds os relatos e a bula fiquei com medo dos sintomas. Estou tomando prednisona, na verdade comecei hj. Dose de 5mg por 10 dias devido a uma queda de cabelo que tive por conta do stress. Quero saber se vou ter esses efeitos mesmo com baixa dosagem e poucos dias de uso e se posso frequentar a academia normalmente???

    ResponderExcluir
  62. Sally, eu estou com sinusite. O medico me receitou o corticoide por 5 dias, tratamento rapido. Sera que o efeito de inchaço já vai aparecer nesses 5 dias?

    ResponderExcluir
  63. Sally,eu estou fazendo uso de prednisona de novo,tive uma trombocitopenia e agora estou reduzindo,atualmente estou tomando 20mg de corticoide,sofro com todos os sintomas,mas sabe quando seu coração acelera e sobe aquela ansiedade,alguém que toma a medicação já teve isso?

    ResponderExcluir
  64. entre em contato no meu email aline_pio10@hotmail.com gostaria de tirar algumas duvidas .... tomo prednisona e estou uma bola, com estrias roxas enormes
    me sinto orrivel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii Sally tudo bem? Então estava pesquisando na internet sobre corticoide e achei seu blog. Estou com um nódulo na garganta (uma especie de "calo" como o medico diz rs. Ele passou prednisolona de 20mg para eu tomar por 5 dias. Mas, estou desesperada com medo de tomar isso por tudo que já li. Vc acha que tomando somente por 5 dias os efeitos vão ser grande? nossa tô muito preocupada. Obrigada

      Excluir
  65. Oiiii Sally tudo bem? Eu sou a Isa, tenho 28 anos e estou no mesmo dilema de todos aqui. Então, estava pesquisando na internet sobre corticoide e achei seu blog. Estou com um nódulo na garganta (uma especie de "calo" como o medico diz rs. Ele passou prednisolona de 20mg para eu tomar por 5 dias. Mas, estou desesperada com medo de tomar esse remedio por tudo que já li. Vc acha que tomando somente por 5 dias os efeitos vão ser grande? nossa tô muito preocupada. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se preocupe, 5 dias não irão prejudicar vc em nada.

      Excluir
  66. Não estou aqui para criar polêmica, mas...
    Estou com um grave problema de saúde (Esclerodermia) e o meu reumatologista já me prescreveu prednisona. Meu pai era médico reumatologista e fisiatra e ele sempre disse que só em último caso prescrevia corticoide para os pacientes, justamente pelo efeitos colaterais. Mas o que quero deixar aqui é a palavra AUTOHEMOTERAPIA. Conhecem? No Brasil é proibida a divulgação e aplicação dessa terapia, mas investiguem na área veterinária e verão a eficiência dela. E mais uma coisa: na Alemanha é feita pelo sistema de saúde de lá. O estado paga por isso. Mas isso deve ser porque o sistema de saúde de nosso país deve ser muito mais avançado do que o de lá. Deve ser.

    ResponderExcluir
  67. Esqueci...
    Estou começando esse tratamento por agora e devo colocar minha experiência no meu blog. Não é propaganda dele não, é só que por lá verão o desenrolar dos acontecimento.
    http://elpoimandres.blogspot.com.br/

    Mas logo aviso: não sou dado a fantasias e nem quero colocar, como colocam, a autohemoterapia como uma panacéia. Mas como não quero ficar nas mãos de médicos me prescrevendo remédios que me melhoram por uma lado e estragam todo o resto, pesquisei muito aqui e lá fora (na Alemanha com a ajuda de minha irmã que mora lá) mas ainda não entrei a fundo na Inglaterra, dada como tendo o melhor sistema de saúde da terra. Mas não deixem de dar uma olhada. Não vou generalizar, mas já sofri muito nas mãos médicos que ficam presos em estudos acadêmicos e não colocam suas próprias mentes para funcionar.

    PS: Sally, você é lindinha.... hahahahah!!!

    ResponderExcluir
  68. Oi Lindeza

    Primeiramente como está??? vi que suas plaquetas estão subindo iuuupi!!!!!

    Vou usar aqui pra desabafar um pouco. Hoje não está nada facil!!!há 06 semanas que estou em 5mg sendo nas segunda , quarta e sexta 2,5mg. Mas esta fase está muito dificil, um mal humor, uma moleza, fraqueza muscular, tem hora que dá suadeira depois frio, fiz exames de glicose e hemograma e alguns outros estão normais.Minha amiga!!! não aguenta tomar 03 litros de agua pra amenizar!!! da doença estou curada, mas o cortisona ta me matando!!! esses efeitos não sei mais o que fazer neste desmame!!! bjos reze por mim.Bjos

    ResponderExcluir
  69. Olá Pessoal, tomo predsona há um ano, graças a Deus tive poucos sintomas, mas engordei muito, mas nunca parei de fazer exercícios, sempre estive em atividade física, hj estou com tomando 5mg, espero que nas próximas semanas a médica possa fazer o desmame por completo, graças a Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que já não esteja tomando a medicação e que tenha voltado aos seus exercícios! Força e Saúde! Bjo!

      Excluir
  70. Oi lindeza,

    Vou compartilhar um pouquinho da minha luta. Nunca vi desmame tão longo, afff. Fiz exame de sangue dos hormônios da cortisona todos deram baixo. Fui a endocrinologista ela disse que a cortisona suprimiu a supra renal, logo ela esta dormindo.Falei das tonteiras, da fraqueza muscular da queda de cabelo, da insônia, do mal humor das câimbras etc. Ela disse que parte desses sintomas são da cortisonas outras não que eu deveria pesquisar com a Reumato uma doença auto imune que nem sempre manifesta em exame de sangue. Pronto desesperei. Pensei meu Deus logo agora que estou curada da doença tenho mais coisas que ninguém sabe o que é??? A médica vira e fala sua vitamina B e D tb estão muito baixa vc vai tomar a Depura e a Citoneurim 5000 e o Pantogar 03 vezes ao dia e volta urgente na sua medica , falei ok, mas ela esta de licença maternidade e volta em setembro, dia 11/07 começo a alterar a dose de 2,5mg de cortisona depois é só parar, ela responde isso mesmo. Fui embora arrasada. No outro dia inconformada com a noticia fui pesquisar no Dr, Google quais os sintomas da carência de vitamina D, eis que estava lá todos os meus sintomas, ela esqueceu de associar que faço tb uso da colchinha de 1,0 ela diminui a VT D do organismo juntamente com a cortisona. Assim que comecei a tomar as vitaminas estou me sentindo melhor, pelo mesmo pra dormir. Não imaginava que este desmame fosse tão ruim. Bjos e força pra gente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, que Odisseia!!!! Hoje em dia precisamos estar sempre informadas para poder questionar, né? Não quero generalizar, mas existem médicos que nos atendem com tanta pressa que nem dá para tirar conclusões durante a consulta, só depois quando vamos pensar sobre a consulta que os questionamentos começam a aparecer! Alguns exames meus do fígado deram alterados há um tempo atrás, mas o nefrologista falou que era normal devido à medicação que estava tomando, azatioprina e daí, agora sem ela, os índices voltaram ao normal. Eu adoro tomar vitamina, tb me sinto muito melhor, tenho até que comprar mais, hehehe! Melhoras flor!!!! E vai me contando, pois continuo te acompanhando! Beijo!

      Excluir
    2. Obrigada, flor!!! sei que tudo vai passar e estar passando!! Nossa vc é minha referencia de luta. Agradeço a Deus por vc a cada dia está melhor!!! Bjos lindeza fique em paz.

      Excluir
  71. desculpe a pressa o outro medicamento chama colchicina e não colchinha heheh

    ResponderExcluir
  72. COMECEI A TOMAR PRELONE ONTEM E VOU TR QUE TOMAR DURANTE 9 DIAS SENDO 2 COMPRIMIDOS 3 DIAS DEPOIS 1 MAIS TRES DIAS E POR FIM MEIO EM 3 DIAS TB .....MEU MEDO SOU GORDINHA ESTAVA FAZENDO ACADEMIA MENINAS COMEÇANDO A VER RESULTADOS E MEU OUVIDO INFECCIONOU ........

    SERA QUE VOU INCHAR E OU ENGORDAR SEI LA TO COM TANTO MEDO QUE TO QUASE LARGANDO ESSE TRATAMENTO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, ao longo do tempo e depois de vários comentários, percebi que os efeitos costumam acontecer com o uso prolongado e em altas doses. Conheço pessoas que usam corticoide diariamente e que não engordam. Depende do seu organismo e como você se cuida também.

      Excluir
  73. Oi Didyca depende da dosagem e uso prolongado por exemplo 80mg mais de trinta dias e assim por diante. Calma!!!! Cuide do seu ouvido vai ficar tudo bem. Vc não vai engordar pense positivo!!! Não largue. Veja meu caso eu estou tomando desde novembro passado e termino em agosto se Deus quiser!!!Eu comecei com dose altas e vc são 9 dias .Fique em Paz!!!

    ResponderExcluir
  74. Oi Sally!
    Tomei o Predsin - 1cx de 10mg em dezembro de 2012 devido a uma forte sinusite que agravou para pneumonia emocional (tive um gande trauma) mas, Graças ao Divino Espírito Santo estou firme e forte. Na época eu tinha uma barriguinha saliente e, como estava emocionalmente abalada acabei engordando mais (alimentação irregular). Para controlar minha anisedade fiz durante 3 meses acumpuntura. Hoje, Graças a Deus, estou estou bem (sem sinusite e pneumonia) mas MINHA BARRIGA CRESCEU MUITO. Você acha que ainda há efeitos do remédio?

    ResponderExcluir
  75. ola. bom eu tenho lupos e artrite e tomo prednisona a 7 anos engordei 30 kl . em fim eu parei de tomar faz quase dois meses gostaria de sabe quanto tempo leva pra sair do organismo esse medicamento... e so melhorei quando fiz um tratamento alternativo.. obrigado melhoras

    ResponderExcluir
  76. Oi, tomei 40 mg de prednisona por 20 dias (20 mg de 12/12 hrs) devido a uma pneu munia decorrente da gripe tive que tomar este corticoide junto com a Azitromicina (antibiótico), engordei 7 kg, de bochecha, papada e barriga de gravida, só que o médico suspendeu de uma vez, após 2 dias sem prednisona senti uma dor insuportável no corpo, uma dor de cabeça que não tem remédio que cure (dorflex, paracetamol 750 mg, tilatil na veia) dor nos olhos, fui ao médico (três médicos) fiz vários exames de sangue, raio X, enfim, os três médicos disseram a mesma coisa não tenho nada, não é dengue, não é sinusite, não é enxaqueca, e detalhe tenho febre de 39,5°, um dos médicos levantou a possibilidade de ser abstinência deste corticoide, hoje provavelmente vou ser internada. Gostaria de saber se alguém teve reação depois de suspender a prednisona? Pois faz apenas 9 dias que o meu tratamento acabou, e a dor de cabeça, dor no corpo e febre persiste, meu único tratamento é tomar Paracetamol, mas ele somente ameniza a dor não para. Obrigada.

    ResponderExcluir
  77. Eu fiz um tratamento para rinite alérgica com o Duoflam,dipropionato de betametasona + fosfato dissódico de betametasona 5 mg/ml,2 mg/ ml (injetável)
    Estou péssima,e só agora me dei conta que são os efeitos colaterais!
    Minha pele do rosto ficou muito vermelha, estou desesperada!
    Vc sabe me falar se a pele volta ao normal, sem o uso do medicamento?
    sinto muita náusea, fraqueza, meu rosto está enorme...
    Agradeço desde já, e espero ansiosa por alguma informação.

    ResponderExcluir
  78. Boa tarde a todos meu nome é Girlane e quero deixar uma mensagem super positiva, hoje tenho 34 anos mais em 2004 quando tinha 25 anos tive um problema de saúde. Como a Sally disse em seu diário, todos nós temos supra renal que é uma glândula que fica acima do rim uma direita e uma esquerda, e que fabrica o cortisol, pois bem, nesse ano de 2004 a minha supra renal esquerda paralisou e a direita estava fabricando o cortisol (corticóide)que é um hormônio, para 10 pessoas, então tive todos os sintomas de alguém que estivesse tomando remédio corticóide, só que o meu problema foi natural, nunca tinha tomado nada e as mudanças físicas foram fortes, de 50 kg passei para 120 kg, rosto redondo, pressão alta, não menstruava, muitos pêlos, caí diversas vezes no meio da rua, me sentia um monstro de tão horrível que fiquei, só poderia ficar boa através de cirurgia para retirada da supra renal direita que já tinha virado um tumor, graças a Deus benigno, pois criou uma massa sólida que remédio não poderia desmanchar, então fiz a cirurgia, e depois dela fiquei tomando o prednisona por um ano até a minha supra renal esquerda voltar a funcionar sendo acompanhada por um endócrino e o primeiro sinal dela voltar a funcionar seria a menstruação voltar e ela voltou, demorei muito para desinchar, acho que quase um ano, mais graça a Deus estou contando a minha vitória concedida por Ele a vocês, não desanimem nunca tenham fé, mesmo que os outros não acreditem na sua recuperação Deus não vai deixar você cair,pois Ele está carregando você nos braços, igual Ele fez comigo. Um abraço a todos e estou a disposição para qualquer dúvida, meu e-mail é girlanecavalcanti@hotmail.com

    ResponderExcluir
  79. Boa noite! Meu nome é Suzana e há 5 anos tenho sofrido com efeitos colaterais de antidepressivos... Passei todos esses anos acima do peso, inchada e cada dia mais deprimida por causa de minha aparência de grávida. Os efeitos dos antidepressivos são semelhantes aos dos corticoides. Em fevereiro deste ano, graças a muita persistência, parei de tomar os antidepressivos. Quando imaginei que estava livre de remédios que me deixavam inchada, dois meses depois, fui acometida de uma tendinite aguda nos dois punhos e tive que tomar várias injeções de corticoide... Resultado: muita espinha no rosto e inchado em todo corpo. Quatro meses já se passaram após a primeira injeção e não vejo nenhuma melhora, apesar de estar praticando atividade física, me alimentando bem (tudo balanceado) e tomar muita água. O que faço? Obrigada" Meu e-mail: susimota@hotmail.com

    ResponderExcluir
  80. sally.. como voce controlou os efeitos colaterais para nao inchar tanto:: ja tenteei muitas coisas e nao sei muito mais o que posso estar fazendo entao gostaria de uma ajudiinha sua.. pode responder no meu e-mail:: pamy_fresno@hotmail.com me chamo Pamela !

    ResponderExcluir
  81. Sally, sou magro, ja malhei e não ganho peso, peso 63 kg tenho 1,78. Gostaria de engordar uns 10 kg. Me disseram que esse remédio incha e automaticamente engorda, o que você me sugere ?

    Obrigado. Se souder me responder no e-mail, ficaria grato marcelopasca@ig.com.br

    ResponderExcluir
  82. Olá! Meu nome é Iza, tenho 32 anos e tenho uma uveíte nos olhos e tomo meticorten ha uns 14 anos, pelo menos 4 vezes por ano. Tomo durante uns 2 meses tomando uma media de 40mg. Infelizmente perdi a visao de um olho e o corticoide me causou outras enfermidades no olho. É engraçado pq nem toda vez me faz mal. Estou tomando no momento e estou me sentindo mal, engordei pq inchei e pq sinto meio uma compulsao por comer. Engordei uns 6 quilos. Confesso que ao longo desses anos, ajo de forma relapsa as vezes. Paro de tomar uns dias, volto. As vezes bebo tomando o remedio. Por outras circunstancias, estou tomando anti depressivo, mas ainda faz pouco tempo. E estou pensando em associar o tratamento do oftalmo com um endocrino. Fiz uns exames de dosagem de Vitamina D, pois o meticorten pode causar carencia. Pelo que vi na internet, existe uma Sindrome do excesso de corticoide no organismo, chamada Sindrome de Cushing
    http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?392
    http://www.endocrino.org.br/doenca-de-cushing-neuroendocrinologia/
    Acho que quem faz o uso prolongado deve procurar um endocrino. Boa sorte a todos.

    ResponderExcluir
  83. Sally, primeiramente queria agradecer por você compartilhar sua história e pelos conselhos e dicas. Faz tempo que leio seu blog, mas ainda não havia comentado.

    Sempre fui muito magra e quando criança eu tinha anemia e era desnutrida. Com a adolescencia melhorei, mas sempre fui magra e nunca fiz dietas ou exercícios.

    Me casei em abril de 2012 e adotamos um gatinho. Tive uma reação e crise alérgica muito forte (sempre fui alérgica) e me foi receitada uma injeção de corticóide (Diprospan 5mg) e celestamine para as crises pontuais (0,25mg). O celestamine eu tomava algumas vezes por semana e fiquei ótima por vários meses.

    Nesse meio tempo tive diversas mudanças no corpo que eu não tinha relacionado ao remédio, mas de qualquer forma, marquei uma consulta com o endócrino.

    Em março desse ano, tive outra crise e voltei ao otorrino, mas dessa vez, após tomar a injeção, guardei a bula.

    No dia seguinte eu tinha consulta com o endócrino e a primeira coisa que ele me perguntou é que remédios eu tomava. E para minha supresa esses antialérgicos continha corticóide. Em nenhum momento o otorrino me passou essa informação. Só aí que eu entendi que o remédio tinha culpa no que estava acontecendo comigo. Em menos de 1 ano:

    - engordei 10 kg;
    - adquiri uma barriga de grávida;
    - meu quadril aumentou muito;
    - meus rosto ficou redondo;
    - apareceu uma "papada" que nunca tive na vida;
    - apareceram estrias na minha barriga e mais abaixo;
    - desenvolvi gastrite, pancreatite e esteatose (gordura no fígado);
    - minha massa magra diminuiu e a porcentagem de gordura aumentou muito;
    - vivia inchada e com dores nas pernas.

    Acho que não vi nenhum comentários sobre problemas gastrointestinais, mas meu endócrino e nutricionista afirmaram que também é uma reação ao corticóide.

    Hoje estou correndo atrás do prejuízo, mas é incrível a dificuldade em emagrecer. Estou fazendo dieta, drenagem e tomando alguns suplementos.

    Percebi melhora com dietas que restrigem carboidratos, pois o corticóide faz com que seu organismo seja mais intolerante aos carbos.

    Ontem comecei a tomar advantra e orlistat que agem diretamente na gordura, e gostaria de compartilhar essas informações.

    Daqui a algum tempo, volto para contar os resultados.

    Boa sorte para nós!

    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala-se muito em engordar, mas nem sempre eu engordo quando preciso tomar o remédio. Se eu concilio com alimentação e exercícios, as vezes nem faz muita diferença.
      Sabe que os efeitos como nervosismo, ansiedade me incomodam mais. E assim sendo, vc começa a comer errado e com a pre disposição do remédio, engorda msm.
      Quanto aos problemas gastrointestinais, eu sinto-me mal também, com gastrite, intestino preso, etc. Mas mais uma vez, é importante manter uma boa alimentação.
      Estou cada vez mais convencida que cada pessoa reage de um jeito muito específico com essa medicação e é preciso focar no tratamento, em melhorar, custe o que custar, pq só quem tem um problema de saúde cronico sabe o quanto isso nos consome e exige força.

      Excluir
  84. Ótimo blog, parabéns! Me chamo Juliano, tomei uma injeção com corticosteróide em março, uma só, ainda estou com a cabeça inchada, durmia 7 horas por dia, durmo só 3 agora, uma vermelhidão no rosto que está ainda inchado, será que isso vai passar? Será que voltarei a durmir normalmente? Acontece uma coisa fantástica comigo que vc nunca vai adivinhar, bom, vou contar né, todo dia eu me acordo com um sonho diferente, é incrível isso, e se me viro pra durmir mais um pouco, tenho outro sonho diferente, olha, pra mim está sendo uma loucura total, um abração pra vc.

    ResponderExcluir
  85. Ola, to ate esta hora da noite acordada lendo estes comentarios ,porque faz 15dias que tomo Decadron com Buclina para engordar,mas esto enchanndo,esto gostaando pois da um apitite muito grande,quero saber se eu parar o apetite comtinua, pelo menos por um tempo,ate eu ganhar uma peso bom, me respondam por favor pois eu ja nao quero mais tomar...

    ResponderExcluir
  86. Não liga não a vida ainda e bela... Deus nos ama e sei que tudo vai melhor, pois como nos fala o Papa Francisco... "Deus dá as batalhas mais difíceis aos seus melhores soldados."
    Tomo imunoglobulina uma vez por mês durante uma semana, há dois anos, acompanhada das benditas doses de corticoide, mais encaro de boa e com muito bom humor, pois sei que todos os efeitos colaterais fazem parte das cicatrizes das batalhas nem ligo pra bula aprendi que são necessários os tombos para aprender levantar (depois a beleza da aparência da se um “jeitinho” rs rs rs, o mais importante são os valores e os sentimentos ou seja ficar boa ou pelo menos o melhor possível já estou feliz), que me darão a vitória um dia muito feliz. Fica com Deus se cuida e não ligue para os problemas pequenos foco no mais importante que você tem... a VIDA e ela e sempre bela.

    ResponderExcluir
  87. Boa noite !! Que bom achar esse blog.
    Obrigado pelo post, é de muita importância a todos que fazem o uso de Prednisona.
    Comecei o tratamento com a predinisona ontem, mas o medo que estou quanto a esse medicamento e suas reações e está tomando conta de mim.. A gente houve tanta coisa..
    Ja tive uum experiencia a nos atraz por conta de uma toxoplasmose ocular, e usei a predinisona, senti varias reações em meu corpo, fora a vermelhidão que fiquei.
    Agora em 2013 estou passando por uma reincidiva, e vou fazer o uso novamente, 40 mg por 7 dias e a cada 7 dias será reduzido as doses, irei usar a medicação por 30 dias. Será que as reações vão ser as mesmas ?? Será que Vou engordar muito nesse tempo ?? Tanta coisa passa pela nossa cabeça, como se nao bastasse o medo de perder a visão por conta da toxo.
    Beijos a todos, e Saúde a todos nos usuários de predinisona.
    Ass: Naty

    ResponderExcluir
  88. Sally, boa noite! Me chamo Ane. Seu blog é perfeito...principalmente para os desesparados inexperientes q usam corticóide há pouco tempo, como eu! A coisa fica mesmo muuuuito difícil quando aparecem todos os sintomas que são bem terríveis. Mas, estranhamente, não vi ninguém reclamando de "vertigem". E eu, tenho bastante, principalmente se estou sentada lendo ou digitando no computador e me levanto. è uma tonteira q passa logo, nem sempre aparece, mas que, de vez em quando, tenho q dar uma paradinha pq fica tudo meio q rodando. Alguém sente isso????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que já tenha terminado seu tratamento mas eu estou tomando corticóide a 2 meses e acontece o mesmo comigo, muita vertigem quando fico um tempo sentada e me levanto, é horrível parece que vou desmaiar, Também tenho vasculite, é um tratamento que melhora bastante mas é lento e o uso do remédio prolongado acaba causando muitos problemas e incovenientes...

      Excluir
  89. Olá Sally. O médico me receitou prednisolona 20mg. Tomar 2 comprimidos pela manhã durante 5 dias. Depois passar a tomar 1 comprimido por mais 5 dias. Ele disse que eu estava com asma.Eu queria saber se por esse tempo de 5 dias tomando 2 comprimidos e depois 1 comprimido vou sentir os efeitos colaterais principalmente o de engordar? Estou apavorada!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  90. Oi querida, não sei se conhece mas tomei Decadronal injetável ha 3 anos, na verdade para engordar mesmo, de 45 kilos fui para 65, me achei até legal , hoje não consigo parar de tomar, faz dois meses que não tomei e estou com uma abstinencia triste, muita moleza, fraqueza, indisposta pra tudo, não vou tomar mais , mais estou sofrendo muito , até meu emprego abandonei, sem condições de trabalhar, ela também contém corticoides, gostaria de saber se existe algo que melhore essa situação, estou com uma depressão horrivel, ja perdi 10 kilos nesses dois meses, por favor se souber, existi algo que melhore essa situação por favor me ajude, obg fique com Deus.

    ResponderExcluir
  91. Bom dia, eu tive uma encefalite (inflamação no cérebro), segundo os médicos causada por doença de behçet, que é bem raro, o meu tratamento começou de forma bem agressiva porque foi realmente necessário (quase morri), comecei tomando, ainda no hospital 60 mg de corticoide (prednisona) para controlar a inflamação junto com um imunossupressor, tudo isso em janeiro. Dai fui reduzindo gradualmente, hoje tomo 15 mg de prednisona e to fazendo uma espécie de quimioterapia 1 vez por mês pra controlar esta doença. Bom, engordei uns 35 a 40 Kg, tinha 75 Kg era todo definido, fazia trabalhos como modelo e tal, dai com o uso do corticoide fui a mais ou menos 105 Kg, e por causa dessa encefalite eu não conseguia caminhar, na verdade não conseguia nem comer sozinho, andava de cadeira de rodas, agora estamos em outubro, estou com 99 Kg, fazendo academia de novo (já to conseguindo andar), se Deus quiser até o final do verão pretendo ter meu corpo de volta e sem que a minha doença volte. Ou seja, faço uso de prednisona direto a uns 9 meses e engordei quase 40 Kg, to tentando reduzir mas embora não estou mais aumentando também não estou conseguindo perder peso, acredito que só vou conseguir quando parar de vez com a prednisona. Há, tenho 24 anos (este mês faço 25), 1,77m e atualmente 99 Kg, ou seja é muiiiiiiiito. Boa sorte a todos e o que não mata nos fortalece!

    ResponderExcluir
  92. oi Sally , tudo bem com você ? . meu nome é claudinei tenho 37 anos , e sem querer encontrei este teu blogger, que na minha opinião é de utilidade publica. Mas vamos ao que interessa, bom eu no ano de 2011 tive a mesma doença que vc, vasculite leucocitoclastica, pois bem estive internado no hospital das clinica por um mês , tomava prednisona 20 mg 3 vezes dia .tomei o mesmo durante um ano mas hoje estou curado. a doutora que me atendeu disse que eu ia ter que tomar esse veneno o resto da vida mas eu fis exames por conta e descobri o ant-geno (doença) causador . que era clamídia. no ano de 2003 também tive vasculite por conta de um outro ant- geno (entamoeba histolítica ) . mas também me safei kkk . hoje gostaria de saber como vc esta . e gostaria de trocar ideias sobre este assunto pois também , tenho anos de pequisa sobre mesmo .hoje faz dois anos que não tomo prednisona , mas ainda tenho alguns efeitos colaterais , ex: quase nao como mas engordo com facilidade , mas procuro manter o peso , e envelhecimento precoce . mas por hora me despeço fique com deus .

    ResponderExcluir
  93. Ola, tomei corticoide por mais de 5 mês, eu aumentei mais de 15 quilo eu fiquei muito inchada, o meu rosto ficou horrível, a minha barriga cresceu, eu descobrir que tinha um tumor na coluna, e fiz uma cirurgia e retirei o tumor, e já faz 6 mês que eu parei de tomar corticoide, mas ainda estou muito inchada, estou tentando fazer regime, mas esta muito difícil l'' Ti desejo td de bom e que td vai dar certo..

    ResponderExcluir
  94. Eu comecei a tomar Prednisona por causa de uma crise de sinusite por 5 dias e não fiquei me sentindo bem, sinto dor de cabeça, tonturas, fraqueza no corpo, agitação e não consigo dormir e também sentir que minha barriga ficou um pouco inchada. Tomei 2 comprimidos de 20mg por dia. Em ouco tempo de uso posso estar sentindo já os efeitos colaterias desse remédio. Isso pode ser possivel.

    ResponderExcluir
  95. EU COMEÇEI A TOMAR PREDNISONA EM AGOSTO, QDO FOI DIAGNOSTICADO PENFIGO VULGAR DOENÇA AUTOIMUNE, COMEÇEI COM DOSE DE 50 MG, PARA QUE AS BOLHAS REGRIDISSEM, MAS AINDA ESTOU SEM PREVISÃO DE ALTA, HJ ESTOU TOMANDO 20 MG DIA SIM, E DIA NÃO 30MG, HJ POR EXEMPLO ESTOU ME SENTINDO PÉSSIMA, ACHO QUE OS MÉDICOS NÃO TEM A MINIMA IDEIA DE QUE NÓS SENTIMOS, MAS NO MEU CASO É FÉ..TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE,APESAR DE TUDO.. CREIO EM DEUS QUE ESTÁ NO CONTROLE DE TODAS AS COISAS..ISSO É APENAS UMA FASE..QUE TENHO QUE PASSAR..AMEI SEU BLOG..DEUS NOS ABENÇÕE E NOS FORTALEÇA CADA DIA!!

    ResponderExcluir
  96. Pessoal estou vendo o sofrimento de todos e realmente corticoide tem efeitos colaterais horriveis. Minha mãe está com uma crise de sinusite aguda e foi passado esse remédio também, após ler a bula me assustei com os efeitos que podem causar e de nenhuma forma vou deixar minha mãe tomar essa droga. Depois de muita pesquisa estou vendo ótimos resultados com acuputura, que pode gerar no nosso organismo o cortecoide natural. Vamos tentar dessa forma e sei que muita gente consegue ótimos resultados. Bjos e que Deus possa iluminar nossa caminhada da melhor forma sem tantos sofrimentos

    ResponderExcluir
  97. Olá faço tratamento Sindrome Sjogreen primária, tomei cortisona por dois anos, + mtx + rouquinol. Parei com o mtx e rouquinol no começo de 2012 pois eu quiz engravidar, em novembro de 2012 engravidei durante toda a gestação tomei o cortisona (predsim) parei de tomar por conta própria logo que meu bebe nasceu em julho 2013 fiquei exatamente 03 meses sem tomar nossa eu sequei meu rosto meus braços, barriga nem parecia que ru tinha ganho nenem a tão pouco tempo, mas tive que retornar novamente com o cortisona mas agora o PRELONE mas com dosagem baixa 5mg, percebi que com o PREDSIM inchei muito mais, e agora com o PRELONE foi automático minha barriga inchar, e meus cabelos esta despencando to com medo de ficar careca, uma aceleração no coração, será que td isso é efeito do PRELONE mesmo, pois com o PREDSIM eu não senti tanto assim, mais o inchaço mesmo.

    ResponderExcluir
  98. Sally, me ajude, tou apavorada! Tenho asma, e meu tratamento sao 10 dias tomando corticoide de 20 mg. Engorda?? Incha??

    ResponderExcluir
  99. Sally estou tomando predsim 20mg por dia durante 5 dias. Vc acha q terei algum efeito colateral????? Abr, amei seu blog

    ResponderExcluir
  100. Olá Sally!! que bom nesses momentos difíceis, poder compartilhar as experiencias. Tenho Pustulose Subcornea de Sneedon Wilkinson, tambem estou tomando a Prednisona, minha doença não tem cura, comecei tomando 40 mg, fui baixando até 30mg, mas a doença voltou a atacar, voltei a tomar a mesma quantidade.
    Os efeitos são horríveis!! estou deformada e só tem 50 dias que estou tomando, ainda ñ sei por quanto tempo irei tomar, mas ficando sem as malditas feridas ta valendo. bjkss

    ResponderExcluir
  101. Meu nome é Marcel e uso Meticorten há mais de dez anos. Me sinto muito inchado. Rosto, costas e barriga. O pior é quando alguém da aquela infeliz dica, vá a uma academia. Da vontade de falar: se eu for a academia você toma meu Meticorten por mim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PESSOAL, POR ALGUM MOTIVO NÃO CONSIGO RESPONDER OS COMENTÁRIOS DE VOCÊS. POR FAVOR, ENVIEM EMAILS PARA O EMAIL DO BLOG, PORQUE ASSIM EU RESPONDO, OKAY?

      Excluir
  102. oi gente , queria saber se posso toma decadronal injetável , pois tenho pedra no rins e infecção urinaria muito pouca , obrigada.

    ResponderExcluir
  103. Oi, Sally. Faço uso de Prednisona de 5 mlg a muito tempo por conta de Gota. Mas como sei que ela é altamente venenosa p/ o nosso sistema resolvi dar um tempo, Não tomo a quase 1 mes, e as dores pelo corpo todo so vem aumentando. Não tenho força mas mãos nem pra quebrar um ovo, os joelhos doem e os tornozelos tbm.É assim mesmo que acontece? Estou procurando um tratamento com ervas. você conhece algum?
    Fernando. e-mail: fernandobezerra686@gmail.com. Obrigado

    ResponderExcluir
  104. Oi Sally! Você sabe me dizer se quem toma corticoide pode pintar os cabelos normalmente? Minha irmã faz uso diariamente e gostaria de pintar os fios para diminuir a oleosidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa eu responder no lugar da Sally. Pode sim tomo corticoide a 8 anos e pinto os meus de 15 em 15 dias e faco tratamento quimico c repaxamento e etc. Porque ele tambem afeta o envelhecimento precoce. Meus medicos nao contraindicaram nada.

      Excluir
  105. Tomei decadron durante um mes tre em cada semana ,rosto inchado seios gostaria de saber quanto tempo o inchaço vai durar e o que faço pra reter ele ?

    ResponderExcluir
  106. Oi Sally, meu nome e Ana Rosa. Facp uso de corticoide a 8anos por causa de lupus eritematoso sistemico e anemia hemolitica autoimune. Comecei com dose extrema de 100 mg uma vez ao dia por causa de meu estado grave. Sentia dores horriveis no corpo, nao tinha plaquetas, uma descompensacao cardiaca e respiratoria. Fiquei por dois meses com essa dosagem.Qdo entrei no hospital pesava 65 kg bem distribuidos, com 15 dias de internacao fui para 90. Fiquei quatro meses internada . Nesse periodo tentavam o desmame mas eu tinha recaidas. Conseguiram diminuir a dose aos poucos mas, qdo sai do hosp estava com 120 kg. Um sofrimento enorme. Meus ossos nao suportavam o peso da massa e por esse motivo desenvolvi outras doencas reumatologicas. Ha 5 anos tomo 20 mg de pred. Estou com 98 kg que nao consigo perder, dores articulares por causa do peso. Desgaste nos joelhos e perda ossea. Estou com um descolamento e um abcesso na retina, inicio de catarata , enfraquecimento arterial e outras sequelas. Ha uma semana resolvetam diminuir a dose p 10 mg, a sensacao e horrivel. Dores por todo corpo insuportaveis ( estou tomando tramadol intercalado de 6 em 6 hs com dipirona e indo ao hosp p tomar remedio p dor na veia. Dia 14/05 tenho medico. Hoje nao consegui dormir por causa das dores e uma sensacao q estou com febre. Ja tomei
    100 mg de tramadol e a dor nao passa. Mas tenho fe q vou conseguir tirar essa droga do meu organismo. E um remedio q serve p tudo mas, que, alem de causar mudancas drasticas no corpo o nosso corpo fica dependente dele e qdo comecamos o desmame sofremos muito. Peco a Deusbque o Lupus e a anemia continuem controlados. Meu email e anarosa.silvapacheco93@gmail.com. Espero q vc ja tenha vencido esta batalha. Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  107. Oi Sally, sou Poliana tenho 17 anos e passei a tomar corticoide faz 8 meses por conta do meu reumatismo no sangue. Hoje me olho no espelho e nao me reconheço, pesava 53kg e o hoje estou com 60, nunca tive espinhas e hoje tenho de sobra, meu rosto nao e mais o mesmo, na verdade eu nao sou mais a mesma. Já sofri muito por conta disso, de nao querer sair de casa com vergonha, e pelo o que os outros falam sem saber é uma tristeza imensa e fico com medo de nunca mais voltar ao normal. Fiquei muito surpresa em saber que tantas passam por isso tambem. Se eu parar de tomar ele, volto ao normal?

    ResponderExcluir
  108. Oi Sally,vi todos comentários,tenho tratado minhas crises de Acido Urico com Decadron 4mg,realmenteá um controle nas minhas crises,que eram grandes,tomo um comprimido ou 2 por semana,mas foi a única maneira que eu encontrei para ter uma vida quase normal....No decorrer destes 3 anos que assumi este procedimento aumentei 10 kilos e ganhei uma PAPADA fora do normal,muitos perguntam se é problema de tireoide,ai explico,perdi 5 kilos em 3 meses,mas a papado so ficou mole,pretendo fazer uma plasti,só que é o único remédio que me ajuda nas crises,não posso mais viver sem ele...abraço,só uma pergunta essa caixa de 4mg é que vale a 40mg?
    Meu imail é bidu127700@bol.com.br



    Meu nome é
    Gomes

    ResponderExcluir
  109. Ola, bem, ja faz quase 3anos que parei de tomar corticóide, eu tomei durante 1ano, em diferentes dosagens, em decorencia de uma purpura tromboceptonica autoimune, cheguei a fazer cirurgia de retirada de basso, na época eu tinha de 10 para 11 anos, e foi muito doficil pra mim, eu fiquei irreconhecível, muito inchado, mas agr que não tomo mais tudo voltou ao normal, mas ao ver esse seu post percebi algo semelhante que acontece comigo, como ja disse antes, fazem quase 3anos que parei de tomar o predinisona, e mesmo assim eu sinto uma foma enorme, como se ainda estive tomando, e suo bastante, quase a toa, se m fazer esforsos, queria saber se essa fome e o suor tem alguma coisa a ver com o Predinisona, ou é só uma simples conhecidência.

    ResponderExcluir
  110. Sinceramente, não sei por que cargas d'água aceitei tomar esse corticoide... Comecei a tomar para tratar o estágio crônico de Gota. Confesso que parei de sentir dor nas articulações afetadas pela crise, mas, por outro lado, comecei a sentir dor nos ossos do corpo todo (hahaha)... Sem falar do cansaço, indisposição e do nosso temperamento, que muda instantaneamente logo nos primeiros dias de tratamento...

    ResponderExcluir
  111. OLÁ,FUI AO MÉDICO HOJE E ELE MIM PASSOU PREDNISONA 20mg TOMAR 1 COMP.3X AO DIA DURANTE 3 DIAS,DEPOIS 1Comp. 2X AO DIA DURANTE 3 DIAS,DEPOIS 1 Comp. POR DIA DURANTE 3 DIAS E DEPOIS SOBRA 2 ,METADE 2X DIA DURANTE 2 DIAS.ESTOU MUITO PREOCUPADA E GOSTARIA DE SABER SE DURANTE ESSES 11 DIAS VAI HAVER UM EFEITO COLATERAL ??

    ResponderExcluir