sábado, 29 de janeiro de 2011

The Good Side of the Force.

Boa tarde pessoas!

Hoje o dia está nublado em Brasília... acho até providencial, pois representa de certa forma o meu humor de hoje... Na verdade... não sei se estou me mal humor ou é só uma preguiça enorme que me consome. Pode ser a preguiça mesmo, só pra variar um pouquinho.

Então, hoje eu reservei para vocês dois posts. Este que estou escrevendo agora e um que ainda vou escrever (se criar coragem). Este post é sobre o INSS. Preciso divulgar o que aconteceu e o que eu fiz a respeito. Nossa! Não posso me esquecer de terminar de escrever o email para o Correioweb (www.correioweb.com.br) que é o jornal local de Brasólia.

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Sexta-feira, 20 de janeiro de 2011.

Local: Agência da Previdência Social de Sobradinho - DF

Beneficiária: Sally Barcelos (Yo)

Motivo da ida à Sobradinho: Perícia médica


Então lá fui eu para mais uma perícia médica no Inss. Ao total já foram três, a primeira para a concessão do benefício e as duas últimas para prorrogação da licença. Eu já havia escrito aqui no blog o que aconteceu na primeira vez que fui na agência, não sei se vocês lembram, que comentei que o cara fez uma brincadeira com o meu nome, lembram? (Se não lembram tá aqui ó: http://bit.ly/euNP8i ) Na verdade, tenho impressão que neste post já tinha sido a segunda vez que o cara fazia piadinha com o meu nome e ao final fazia a pergunta, "mas você é árabe?" Ai, que saco....

Enfim, pode ter sido a tentativa inútil dele ser "simpático"? Estou tentando ver isso de uma forma positiva, por quê? Sei lá porque! Bom, desta última vez, salvo engano, o mesmo indivíduo de sempre cometeu um erro. Um erro que eu considero grave para quem não faz mais nada em seu trabalho a não ser entregar uma senha e nem isso ele conseguiu neste dia.

Cada médica tem uma senha e esta pessoa entregou a senha da médica errada pra mim e para um outro senhor. Acontece que cheguei lá às 9:40am e só fui ser atendida 12:50pm. Eu fiquei a manhã inteira esperando, esperando, esperando... Vi uma senhora chegar às 11h e ser atendida na mesma hora pela médica certa, enquanto eu ainda esperava pela médica errada, acho que depois dessa senhora, outras duas pessoas "passaram" na minha frente. A médica errada só foi me chamar por volta de 12:10pm e foi aí que perceberam a confusão do infeliz da senha, porém, quando fui reclamar, já havia outro senhor no lugar dele.

Eu reclamei com ele e ele me deu toda a razão e apoio, foi nesta hora que a médica me chamou e eu reclamei com ela também, lógico! Se é pra reclamar, reclamemos! Só sei que a coitada demorou uns 5 min para conseguir fazer o sistema do computador funcionar, nem isso funciona lá... No meio da consulta, o senhor que consertou o erro do outro me informou que o ignóbio já tinha voltado do almoço e que eu poderia ir lá reclamar com ele. Nesta hora, nervosa, eu ainda estava pensando no que ia fazer.

Ao final da consulta a médica me informou que eu tinha uma pendência administrativa e tinha que pegar uma senha de atendimento no balcão. Imaginem a minha felicidade (#not) ao pensar que teria que pegar outra senha com o mesmo irresponsável, mas quando cheguei lá já era outro homem! Sim, ao total foram 3 homens no computador da senha. Este terceiro senhor, tentou também ser prestativo, ele já havia sido informado sobre a troca das senhas e que eu estava indignada.

Ele me entregou uma senha para atendimento e eu busquei informações sobre como poderia reclamar do primeiro senhor que me atendera. Perguntei a uma senhora no balcão se eles tinham algum "livro de reclamações" ou se eu deveria procurar a responsável pela agência, como eu deveria proceder para fazer uma queixa contra o senhor que me atendeu e queria também o nome dele, para que eu pudesse direcionar a reclamação. Esta "senhora" desconversou, me disse que eu deveria ligar na ouvidoria e quando perguntei o nome do funcionário que tinha me atendido, ela disse que não sabia! É isso mesmo que vocês ouviram!! Ela não sabia! Aquele senhor, o primeiro que me ajudou, sabem? Ele estava ao lado dela e falou o primeiro nome dele, mas eu queria o nome completo e a partir daí esta "senhora" me ignorou e começou a atender outra pessoa... como se eu ali não estivesse.

Foi aí que eu procurei outra funcionária da agência, que não estava fazendo NADA, sentada numa cadeira, de frente a um computador, mexendo em uma agenda pessoal ou alguma coisa relacionada... Perguntei a ela como eu fazia para fazer uma reclamação, pois seus colegas do balcão não queriam me informar, sabem o que ela disse? "Se a senhora tem alguma dúvida quanto a um serviço específico, o qual eu atendo, a senhora pode pegar uma senha que eu irei lhe chamar."

Massssss como é???????????? Olha que absurdo! A mulher praticamente me falou que ela só falava sobre coisas do setor dela!!! Eu, pra variar, indignada, lembrei a ela que ela como servidora pública daquela agência tinha a obrigação de me dar qualquer informação relacionada a ela, mesmo que não tenha nada a ver com o meu benefício ou questões administrativas e ela ficou me olhando como uma cara de bunda... Perguntei a ela onde estava a responsável pela agência e quando ela voltaria e ela me informou em um tom bastante insatisfeito....

Fazendo uma pausa na história aqui agora. Vocês devem estar se perguntando por que diabos eu me emputeci tanto com a troca das senhas e por ter perdido a manhã inteira lá no INSS, já que é de se esperar um serviço de péssima qualidade e, em consequência, atrasos burocráticos. Eu explico nobres amigos. A verdade é que eu não tenho família, sou uma pessoa só, tenho um excelente trabalho e condição financeira extremamente satisfatória (por enquanto tá bão), além de ter, se e quando preciso, ajuda dos meus pais, qualquer seja ela. Agora imaginem vocês o resto da população brasileira... o povo que madruga para poder pegar um ônibus (muitas vezes paga a passagem com dinheiro emprestado) para ir à referida agência, o povo que deixa os filhos com vizinhos, os netos em casa sozinhos, para ir à uma perícia médica... Agora imaginem que todas essas pessoas são DOENTES e muitas ainda são os provedores da casa.

Perder meu tempo numa manhã qualquer, pra mim, não faz tanta diferença. Agora, ver o que acontece com os outros que necessitam mais do eu, isso me parte o coração. Eu sou extremamente indignada com injustiça! Todos são contribuintes como eu, eu imagino que se eu que sou eu (sou uma pessoa relativamente forte e bem esclarecida) me abalei, me senti humilhada, mal tratada, me senti o cocô da baratinha, imaginem o povo?? Muitos não sabem quais são seus direitos... whatever...

Continuando a história, após tudo isso, esperei para ser atendida por um senhor da área administrativa e ele me perguntou assim: "a sra. trouxe todos os documentos para o benefício?", ao que eu respondi: "bom, essa já é a 3a perícia e até o momento não havia nenhuma pendência com documento algum.", e ele me respondeu assim: "a sra. trouxe todos os documentos para o benefício?". Eu pergunto a vocês, sou eu que tenho pouca paciência ou vocês também iam ficar meio putos com a repetição da pergunta deste cara???

Após 10 min, ele me volta com o meu processo na mão e me faz a seguinte pergunta: "E então, qual é a sua dúvida?". Vou perguntar a vocês de novo, pois não quero me considerar uma louca, histérica ou neurótica, massssss, vocês se emputeceriam também??! Eu sei que na hora meu sangue subiu, hahahahaha! Falei assim: "Essa pergunta quem tem que me responder é o senhor, afinal de contas, quem tem uma pendência administrativa comigo aqui são vocês!! Então você (mané senhor!!!) é que tem que me dizer qual é essa pendência! Você não acha não??". Resumindo, não havia pendência nenhuma... era um "erro" interno deles e nisso me foi mais uma hora na agência.

Saí de lá me sentindo uma otária. Saí me sentindo muito mal, sentindo como se tivessem feito uma piada de mal gosto. Confesso que tive vontade de chorar, porque eu realmente não suporto não poder resolver as coisas e deixar passar como se nada tivesse acontecido. Entrei no carro, liguei o som, no meu carro ultimamente só toca Metallica, então fiquei ali ouvindo um heavy metal, as idéias foram surgindo e finalmente decidi o que ia fazer.

Saí do carro, voltei à agência e pedi papel e caneta (juro pra vcs que a balconista disse que só ia me emprestar a caneta se eu a devolvesse), escrevi um bilhete para a responsável pela agência dizendo que estava saindo dali para ir diretamente ao correio brasiliense e que entraria em contato com a record e com o dftv para que eles pudessem mostrar como as pessoas são tratadas por eles. Falei também que a colocaria pessoalmente responsável pelas atitudes de seus funcionários e que estes feriam gravemente o código de ética do servidor público.

Quando terminei, tentei entregar o bilhete ao segundo senhor da senha, o segundo que tinha sido prestativo, lembram? E ele não quis aceitar, disse que se eu quisesse deixar o bilhete lá, que eu o colocasse na "caixa de sugestões", vejam se eu posso com isso?? Lógico que eu deixei o bilhete no balcão, junto com a caneta e o avisei que era melhor que alguém entregasse o bilhete à chefe.... e saí de lá soltando fumaça....

Cheguei em casa, tomei um banho e liguei para a ouvidoria. Falei um monte, que eles não tem humanidade, que não estão treinados para atender ao público, que o serviço do Inss não é como um serviço público qualquer, uma vez que lida apenas com doentes, que nós já chegamos fragilizados física e emocionalmente, que o mínimo que se poderia esperar era um tratamento solidário, que no meu caso, o stress piorava a minha saúde e toda vez que eu ia lá eu passava mal, que os funcionários não usam crachás e eu não sabia se isso era para não identificá-los para supostas reclamações, que não aceitava cartinha como resposta, que eu queria desculpas pessoalmente, nossa... falei um monte.

Terça-feira, dia 24, a responsável pela agência entrou em contato comigo. Eu falei tanta coisa para esta mulher. É claro que fui muito educada, porém, extremamente pontual, sabem? Tipo, falei que ela era responsável por problemas gerenciais e que não importava o quão excelente era o trabalho dela se ela não dava conta de controlar seus subordinados. Falei que "achava" que ninguém lá era burro, pois afinal, todos passaram em um concurso, mas que infelizmente, o trabalho deles não envolvia apenas questões administrativas e que eles lidavam com pessoas e que eles não tinham treinamento pra isso. Ahhh, falei um monte. Ela me pediu desculpas e disse que a minha reclamação provavelmente chegará à gerência e que eu poderia conversar com o gerente. Então vamos ver.

Como falei no início, tenho que terminar de escrever o email para o jornal. Eu realmente espero que seja publicado. Quanto mais pessoas souberem disso, melhor. Não podemos pensar apenas em nós ou no que passamos. Tenho certeza que o "meu sofrimento" não é nada perto do que outras pessoas estão passando. Por isso, quero que saibam que SEMPRE vale a pena lutar pelo que acreditam e que NUNCA é fácil, mas que ficar calado é sempre a pior coisa a ser feita.

É praticamente uma luta por sobrevivência mesmo, devemos saber quem procurar e agir da melhor forma possível. Busquem seus direitos! Façam valer a constituição e as leis de nosso país. Eles não colocam lá na parede um papel falando sobre a ofensa contra servidor público?? Tá aqui ó para vocês saberem, cód. penal:

Art. 331 - Desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela:

Pena - detenção, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, ou multa.

Verifiquemos o que está disposto no artigo 327 do mesmo Código a respeito do Funcionário público


Então caros mios, façam valer o cód. de ética do servidor público, que diz:

I - A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.

II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d1171.htm

Ninguém tem o direito de maltratar outra pessoa, muito menos, o servidor público, capiche?? Então, levantem a cabeça, sigam em frente, façam valer a justiça, pois ela é inerte e precisa ser "cutucada", hehehehehehe!

Depois eu conto como terminou essa história! Vou ver se escrevo o próximo post agora!!


Inté people!!



4 comentários:

  1. Isso mesmo Sally!
    Esse é um dos milhares motivos que me fazem pensar se vale a pena ou não viver neste país!
    Pena que poucos reclamam ou tomam alguma atitude como vc fez... E pior!!!! Sua saúde é afetada com esse tipo de problema.
    Infelizmente não conseguimos mudar certas coisas, mas pelo menos vc está tentando... Repense ante, pela sua saúde, se deve ou não fechar os olhos e ouvidos para certas coisas... não é fácil! Mas, é sua saúde em jogo!!!
    Bem, Fields, só te queroo ver bem!
    Beijos e cuide-se! Luciana Lobo

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  2. Nossa kra to arepiado aki.... isso é fato viu, parabens pra vc por entender e querer ajudar a naçao!
    adorei... to postando isso em todos os meu meios de relacionamentos viu! bjooooo sally...!

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  3. Pessoal, obrigada pelos comments! Fico muito feliz em saber que estão todos ao meu lado e que se preocupam assim como eu com o que acontece no mundo!! Obrigada pelo apoio! E muito obrigada pela divulgação!! Grande beijo!

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