sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Super Exposição

Bom dia Terráqueos, tudo bem?

Eu sei que estou devendo uns textos sobre isso e aquilo... mas não adianta... só consigo escrever quando estou inspirada e/ou inquieta com alguma coisa. No momento se trata de uma inquietação com a decisão que tomei de me expor aqui no blog. Sendo assim, o assunto de hoje (além das novidades sobre a minha saúde) é : Super exposição.

Saúde: Ontem colhi sangue e a hemoglobina está em 12.8, ou seja, subiu! YeY!! Fui ao médico e ele diminuiu a medicação novamente e agora está assim: 2,5;0; 2,5. Ainda não posso pegar pesado na academia.. por enquanto só caminhada mesmo. Isso por um lado é bom porque eu sou preguiçosa, mas por outro atrasa a minha recuperação (na parte estética, pelo menos, né?).

Bom, acho que sobre isso é só o que eu vou falar.

Super Exposição

Eu tenho certeza que comecei a escrever este blog pelos motivos certos. Assim que eu saí da UTI e voltei para o quarto, a primeira coisa que eu fiz foi ligar o computador para pesquisar sobre a minha doença na internet. Eu encontrei muita coisa sobre ela, mas não encontrei nenhum depoimento pessoal. Eu vi muitos fóruns, muitos blogs de pessoas com lúpus (eles tomam prednisona tb), mas foi só.

Eu acredito (e não tenho motivos para pensar diferente) que a divulgação que estou fazendo está ajudando outras pessoas de alguma forma. Pensei em escrever algo sem pudores, a verdade, nada mais que a verdade, mas infelizmente a verdade dói. A verdade dói em mim, a verdade dói em quem está passando pelo que eu passei e ainda não sabe sobre as consequências. Por isso, resolvi expor uma verdade branda, uma verdade suportável, uma verdade até um pouco imparcial. Tento não escrever nada nos dias que não estou me sentindo bem ou quando estou meio revoltada. Tento ao máximo passar por tudo isso com bom humor, com atitudes positivas, com um sorriso no rosto, enfim.

Sabia desde o início que teria que arcar com as consequências caso alguém não gostasse do que eu escrevi ou caso alguém me julgasse pelo que eu escrevi ou pior ainda, caso alguém me julgasse, ponto! Fato é que o ser humano por natureza é mau (veja bem, esta é a minha opinião, para mim, isso é um fato comprovado). Todos os dias ele tem que lutar contra a sua natureza em busca dos valores morais, os bons valores. Ele tem que se esforçar (pela sua vontade) para não deixar se influenciar pelos maus pensamentos e etc. Existe, lógico, um equilíbrio em cada um. Existem pessoas que são mais boas do que más e outras mais más do que boas, mas a depender de situações e circunstâncias, esse equilíbrio pode mudar radicalmente.

Bom, tudo isso para dizer o seguinte: em parte o blog me prejudica. Ironia, não é mesmo? Mas é o que acontece. Muitas pessoas próximas a mim dividiram suas opiniões comigo (uma pena que não escreveram aqui no blog para que vocês pudessem ler tb), opiniões (questionamentos? indagações? indignações?) essas que exponho a vocês agora entre aspas:

"Que bom! A hemoglobina subiu, já pode voltar a trabalhar!"

"Ahhh! Você já está saindo? Indo a show? Então já está curada!"

Vou colocar só esses dois para que eu possa falar um pouco sobre eles...(Eu sei que fora de contexto parecem comentários bons, porém, digo a vcs que não foi bem assim) Quem me dera a minha única e exclusiva preocupação fosse só a hemoglobina. Ela é sim importante, pois indica a quantidade de sangue que temos em nosso corpo, porém, existem outras duas taxas que são preocupantes, são elas: Coombs Indireto e Desidrogenase Latica, ambas medem a destruição das hemácias no meu organismo.

Infelizmente, no momento meu coombs indireto é positivo 1/32. Pensem em uma forma de cubo de gelo dividida em, sei lá, 40 partes. O meu sangue reage com 32 das 40, ou a partir da 33 já não reage mais... (esse reagir eu tb não sei explicar... ) Então quanto menor a fração, melhor eu estou. Ela já chegou a ser 1/8, mas essa semana está assim 1/32.... A desidrogenase Latica em uma pessoa normal vai de 100 a 190, a minha essa semana baixou e está em 260.

Para vocês verem, por mais que a hemoglobina aumente, a destruição também tem que diminuir para que eu possa dizer que estou curada e no momento, uma taxa aumentou (coombs) e a outra diminuiu (dsl). É quase impossível alguém dizer que eu estou doente, não tem como ver, não tem como reparar.

Eu tenho impressão que algumas pessoas só consideram a outra doente se ela estiver muito mal, mas muito mal mesmo, tipo, morrendo! Ou de cama, ou não podendo andar, ou sei lá! Parece que elas preferem e aceitam melhor a doença assim. Do jeito que estou agora, sinto até um pontinho de inveja, pasmem vocês! "Mas como? Ela não estava doente? Não está de licença? Como é que vai pro show do Black Eyed Peas? Então já tá boa!" Felizmente eu consegui ir a este show e se Deus quiser irei a outros também, sabem por que? Porque a qualquer momento eu posso ter uma recaída e parar no hospital, porque nem eu sei qual é a minha expectativa de vida por conta disso, nem sei se vou conseguir ter uma vida normal...

Tudo que faço e falo aqui é uma tentativa de superar o que está acontecendo comigo. Felizmente agora eu tenho a minha independência, posso dirigir, posso ir a shows, posso caminhar sozinha! Tem gente que está com tanta pressa para eu ficar boa...como se eu não estivesse... como se eu mesma não estivesse louca pra ter a minha vida de volta... é uma pressão esquisita, sabe? Às vezes eu até me sinto mal com isso.

Finalizando então... essa super exposição é complicada, mas enquanto eu souber (crer) que vale a pena, vou continuar escrevendo e sofrendo as consequências. Eu só espero que com este desabafo algumas pessoas ponderem antes de sair falando besteira, porque hoje sou eu que estou aqui, mas amanhã.... (sim.. essa será a minha pitada de maldade de hoje)

E só pra terminar de vez, vou colocar um texto que me enviaram hoje, não tem nada a ver com o que estamos falando aqui, mas eu gostei e quero terminar o texto com uma mensagem boa, alguma coisa que tire do texto o seu peso (se é que isso é possível), então aí vai:

"Os ventos que as vezes
tiram algo que amamos,
são os mesmos que trazem
algo que aprendemos a amar...
Por isso não devemos chorar
pelo que nos foi tirado
e sim, aprender a amar
o que nos foi dado.
Pois tudo aquilo que
é realmente nosso,
nunca se vai para sempre..."
Bob Marley

Inté o próximo post people!

3 comentários:

  1. Sallyzinha,
    foi a primeira vez que li seu blog e também a primeira vez que toco nesse assunto depois que vc me explicou sobre a sua doença.
    Além de você tenho outro amigo que também está passando por problema de saúde um pouco grave também.
    E sinceramente, tanto com ele como você, acho que não tenho muito o que dizer. às vezes prefiro só escutar porque nem sempre dizer alguma coisa resolve.
    Tento escutar e ouvir e assim acho que posso estar ajudando vocês com a minha preocupação e o meu respeito pelo sofrimento de cada um.
    Não faz muito tempo, mas também passei por um momento complicado na minha vida e que afetou minha saúde também. E quando você disse que as pessoas são más, eu te entendi perfeitamente: até pessoas próximas de você, que te conhecem e que você imaginava que te apoiavam, simplesmente mostram quem são nessas horas.
    Pouca gente de fato se importa com o sofrimento do outro, seja ele físico ou psicológico.
    Acredito que esse espaço seja mesmo muito importante pra muitas pessoas que sofrem sozinha e ainda têm que dar satisfações pra pessoas nada elevadas.
    Continue escrevendo e eu fico daqui "te ouvindo". Acho que é a melhor forma de poder demonstrar o meu respeito e torcida pra que você saia bem dessa.
    Um beijo e fica com Deus.
    Isa

    ResponderExcluir
  2. Oi querida!!! Sei muito bem o que é isso que você acabou de descrever. Pois também passo por isso e sei como isso machuca. Então, entregue essas pessoas nas mãos de Deus e continue se cuidando. Não se stresse com esses tipos de comentários, pois tenho certeza que tem muito mais gente torcendo por você, pela sua melhora. Fica com Deus e qualquer coisa estou aqui, viu! Precisamos nos encontrar pra bater um bapo legal. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Mude hoje...
    Mude agora…
    Mude de caminho...
    Mude de lado...
    Mude sua história...
    Mude sua trajetória...
    Sem medo de ser feliz...

    Mude comece devagar...
    Não desista insista...
    Mude seu pensar sem perder suas idéias...
    Seus sonhos seus amores...

    Mude seu estilo de vida...
    Reinvente seu destino seu caminhar...
    Não se engane... Não tente enganar...
    Ame o outro como a você mesmo...
    Aperfeiçoe seu sentimento seu querer...
    Acredite em você...

    Mude...
    Viva novos amores...
    Troque de carro ande de ônibus...
    Aprecie a liberdade...
    Veja a vida como se fosse a primeira vez...
    Mas siga em frente sem nunca desistir de viver....

    Mude!
    “Tente todo dia”
    Faça novos amigos...
    Conheça a vida...
    Desafie seu destino...
    Pois só quem já morreu não poderá mudar!
    ASS: Jurandir Crepman

    ResponderExcluir